Os melhores ares-condicionados indicados para cada tipo de ambiente

A alta nas temperaturas, causada principalmente pelo aquecimento global que afeta ainda mais os países tropicais como o Brasil, aumentou a busca por aparelhos de ar-condicionado nos últimos anos. Segundo o site G1, só no Rio Grande do Sul a busca por ar-condicionado aumentou cerca de 18%.

rich-text-image

Ar-Condicionado na sala de estar

Esta procura também aumentou as dúvidas dos consumidores quanto ao melhor ar-condicionado para cada ambiente. Qual marca comprar? De quantos BTUs? Afinal, o que é BTU?

A partir de agora você terá acesso às informações mais importantes para fazer uma escolha assertiva antes de comprar seu aparelho de ar-condicionado. Conheça também as melhores opções que o mercado oferece.

Como escolher o ar-condicionado ideal para o ambiente?

Antes de comprar um aparelho de ar-condicionado, é necessário saber a metragem do ambiente que ele será instalado. A partir desta medida, podemos definir quantos BTUs um aparelho precisa ter para aquecer ou refrigerar o local de maneira satisfatória.

BTU é uma unidade de medida que serve para definir a potência de um ar-condicionado. Em inglês, BTU significa British Thermal Unit (em português, Unidade Térmica Britânica). Quanto maior o BTU de um aparelho, mais potente ele é.

Veja como escolher a potência do aparelho conforme o tamanho do ambiente:

  • Até 12 m², 9.000 BTUs.

  • De 13 a 25 m², 10.000 ou 12.000 BTUs.

  • De 25 a 40 m², 16.000 BTUs.

  • De 40 a 60 m², 18.000 ou 21.000 BTUs.

Para a climatização de ambientes ainda maiores, é indicada a compra de ares-condicionados industriais, que não é um apenas um aparelho individual, mas uma rede de aparelhos conectados a uma central.

Lembre-se que a quantidade de BTUs está diretamente ligada ao tamanho do ambiente em que ele será instalado. Se um ar-condicionado superpotente for colocado em um ambiente pequeno, ele só estará consumindo mais energia.

O contrário disso, ou seja, um ar-condicionado de baixo BTUs para um espaço amplo, além do alto consumo de energia e da incapacidade de climatizar o ambiente todo, conta também com um maior desgaste das peças, que reduzirá a vida útil do aparelho.

Qual o melhor ar-condicionado para quarto?

Um ar-condicionado split (menor e instalado do lado de dentro do cômodo) é mais silencioso que um ar-condicionado de janela (que são aqueles que precisam de um recorte na parede para serem instalados). Logo, o split é mais indicado para um quarto.

O ar-condicionado com a função quente e frio também é uma ótima opção para quartos, já que oferece o frescor do ar frio para os dias quentes, e o aconchego do

ar quente

para os dias frios.

Lembre-se que a quantidade de BTUs deve ser de acordo com a metragem do ambiente em que será instalado.

Qual é o ar-condicionado mais silencioso do mercado?

Ao escolher um aparelho de ar-condicionado, se atente à descrição da quantidade de decibéis (dB) emitida pelo equipamento. Os aparelhos do tipo split emitem menos ruídos. 

Ares-condicionados de 9000 BTUs podem emitir um ruído interno a partir de 19 dB, e são os mais silenciosos do mercado. Mas não se esqueça que, quanto maior é o BTU de um ar-condicionado, mais decibéis ele produz.

Qual o ar-condicionado que dá menos manutenção?

Atualmente os ares-condicionados modelo inverter são os que menos oferecem desgaste das peças, diminuindo então, a manutenção dos aparelhos.

Isso acontece porque o compressor da tecnologia inverter nunca desliga completamente, mesmo após atingir a temperatura adequada. Logo, não há picos no religamento do aparelho.

Isso também faz com que os modelos inverter sejam os aparelhos de ar-condicionado mais econômicos do mercado, chegando a economizar até 40% do gasto de energia quando comparamos com os ares-condicionados convencionais, segundo o site

Frigelar

e O Globo.

rich-text-image

Controlando temperatura do Ar-condicionado

Qual a diferença entre ar condicionado de 9000 BTUs e 12.000 BTUs?

A diferença é sua potência. Os aparelhos de ar-condicionado de 9000 BTUs são indicados para ambientes de até 12 m², enquanto os aparelhos de 12.000 BTUs são indicados para espaços maiores, de até 25 m².

Lembre-se que, quanto mais potente for o ar-condicionado, ou seja, quanto mais BTUs ele tiver, maior será o seu consumo de energia elétrica. Sua capacidade de aquecimento ou de refrigeração precisa corresponder ao tamanho do ambiente.

Qual a diferença entre o ar-condicionado split e inverter?

Os aparelhos de ar-condicionado split trabalham com a rotação do compressor de forma fixa e intermitente. Ao atingir a temperatura desejada, o aparelho desliga automaticamente. A vantagem deste tipo de tecnologia é o custo-benefício, porém devido a sua intermitência, o modelo split pode causar um pouco mais de ruído.

Os aparelhos de ar-condicionado inverter possuem a rotação do compressor variável e contínua. Por não desligar automaticamente, quando a temperatura oscila ele não sofre o pico do religamento. Este tipo de tecnologia exige um maior investimento, porém possui a vantagem de economia de energia, além de ser um aparelho mais durável.

O que é melhor: inverter ou dual inverter?

A principal diferença entre os modelos inverter e

dual inverter

de ar-condicionado é a economia de energia. Enquanto o inverter chega a ser até 40% mais econômico que os aparelhos mais comuns, segundo o site Frigelar, e o dual inverter oferece 70% a mais de economia de acordo com o site Buscapé. 

Isso acontece porque ele conta com um compressor rotativo duplo. Além da economia de energia, os modelos dual inverter são mais silenciosos e mais estáveis. Apesar de mais caros, o custo-benefício do dual inverter é mais elevado, sendo então a melhor opção.

Conclusão

Existem diversos modelos de ares-condicionados que atendem todas as necessidades a custo-benefício. Alguns com sistema tecnológico mais avançado, que dispõe de maiores investimentos, mas que trarão benefícios a médio e longo prazo com mais durabilidade e economia de energia.

O melhor ar-condicionado é aquele que atenderá suas expectativas, desde que instalado com a potência correta proporcional ao tamanho do ambiente, e que se encaixe perfeitamente dentro de seu orçamento.

Agora que você já sabe que a quantidade de BTUs de um aparelho de ar-condicionado é a unidade de medida de sua potência, e que a sua potência precisa estar em conformidade com o tamanho do ambiente, ficou mais fácil de fazer a sua escolha, correto?

Lembre-se também de sempre verificar a quantidade de decibéis produzida pelo aparelho que você escolher, afinal, um aparelho que emite muito ruído pode ser bastante desconfortável.

Não deixe de verificar as marcas mais vendidas e comparar os preços no Mercado Livre. É possível encontrar algumas opções que podem atender a sua necessidade, por um preço que você pode pagar.