Tipos de teclado para PC: conheça as diferenças e escolha o ideal para você

Confira os principais tipos de teclado para PC, desde os mecânicos até os ergonômicos. Digite com conforto e precisão agora!

rich-text-image

Mulher utilizando um teclado para PC

Embora muitas vezes passe despercebido, um item amplamente utilizado por trabalhadores pode fazer toda a diferença tanto na sua saúde, como na sua produtividade no trabalho:

o teclado

. Este periférico utilizado para digitar no

computador

ou no

notebook

, possui um papel crucial na experiência de uso dos usuários.

Mesmo com tamanha importância, muitas pessoas não se atentam na hora de escolher o produto. Atualmente, o mercado oferece inúmeras opções de teclados, com diversas características para cada tipo de uso. 

Por isso, escolher bem o teclado pode ser o que faltava para você conseguir mais produtividade e principalmente conforto, já que muitos modelos têm como foco a ergonomia. Confira abaixo os diferentes tipos de teclado para PC e

notebook

e suas principais vantagens.

Quais são os principais tipos de teclado?

Não faltam opções de teclados para os mais diversos usuários. A lista inclui modelos conhecidos como "chiclete" e até mesmo teclados mecânicos, que possuem vários componentes internos. Veja abaixo os principais detalhes de cada um:

Teclado de Membrana

O

teclado de membrana

é o mais comum, sendo utilizado pela maior parte dos computadores. Ele é chamado assim devido à presença de uma membrana de silicone e borracha entre as teclas e o circuito interior. 

Essa membrana possui pontos de contato elétrico em cada tecla que, quando pressionada, deforma a membrana e ativa o circuito elétrico enviando um sinal ao

computador

que registra esse toque.

  • É ideal para usuários que não precisam usar o computador de maneira intensiva.

  • Por serem mais simples de fabricar, e possuir componentes mais baratos, geralmente os teclados de membrana custam menos do que os demais.

  • O teclado de membrana vem como padrão na maioria dos notebooks e desktops.

  • Pode ser encontrado em versões

    com

    ou sem fio.

rich-text-image

Teclado USB KB-15BK C3Tech

Teclado Slim

Um tipo especial de teclado de membrana é o

teclado slim

, também conhecido como “chiclete”. Ele tem esse nome assim devido ao formato de suas teclas, que são pequenas, achatadas e retangulares.

  • Seu perfil geralmente proporciona uma experiência de digitação mais suave e silenciosa do que os de membrana comuns. 

  • São bem comuns em notebooks, mas também podem ser vendidos separadamente para uso em desktops.

  • Muitas vezes vem com encostos para os punhos, garantindo maior ergonomia.

Teclado Mecânico

Bastante popular entre

gamers

e programadores, o

teclado mecânico

tem um mecanismo de funcionamento diferente do de membrana. Cada tecla possui interruptores físicos (switches) independentes com molas, que quando pressionados enviam um sinal para o painel eletrônico que registra o toque junto ao computador.

  • Por cada switch ser independente, o teclado mecânico apresenta maior durabilidade do que o de membrana

  • Possui uma sensação tátil mais presente que os teclados de membrana.

  • É altamente personalizável, com o usuário podendo escolher que tipo de switch quer, um mais macio ou um com maior resistência ao toque, mais audível ou mais silencioso.

  • São imunes ao ghosting, fenômeno quando o teclado não consegue responder a pressionamentos simultâneos de teclas.

  • Também podem ser encontrados em versões com ou

    sem fio

    .

Teclado Flexível

O

teclado flexível

é um modelo especial de teclado. Feito com a mesma tecnologia do de membrana, sua diferença é que ele não possui uma base sólida, sendo produzido inteiramente em materiais como silicone ou borracha. Isso permite que ele seja enrolado ou dobrado para facilitar o transporte e economizar espaço, cabendo em mochilas, bolsas ou até mesmo no bolso.

  • É ideal para viagens ou ambientes com espaço limitado.

  • Podem ser a prova d'água e poeira, sendo bem resistentes.

  • Seu material causa uma sensação de digitação diferente dos demais tipos de teclado.

  • Podem ser conectados a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, via Bluetooth, ou a notebooks e computadores via cabo USB.

Teclado Ergonômico

O

teclado ergonômico

é projeto especificamente para oferecer uma posição de digitação mais natural e confortável para o usuário, prevenindo lesões e reduzindo o estresse, o cansaço das mãos, pulsos e braços após longos períodos de utilização.

Esse tipo de

teclado

pode vir em diferentes tipos de arranjos, mas os mais comuns são que apresentam um layout dividido e o com formato em onda, muitas vezes essas duas características ainda são combinadas.

  • Teclado dividido: possuem um espaço divisor entre a parte esquerda e direita, permitindo que as mãos fiquem mais afastadas e em um ângulo mais natural.

  • Formato de onda: em vez de retas, suas teclas estão dispostas com uma curvatura suave, mudando o ângulo dos braços e reduzindo a tensão nos pulsos.

  • Esse modelo é ideal para trabalhadores que utilizam muito o equipamento, como funcionários de escritório.

Teclado Numérico

O

teclado numérico

, também conhecido como Numpad, normalmente faz parte da maioria dos teclados vendidos no mercado, mas há modelos, como alguns notebooks, que não o possuem.

Para usuários como contadores ou comerciantes, que possam ter uma necessidade exclusiva de trabalhar apenas com números e sinais matemáticos, o teclado numérico vem então como um acessório que agiliza a entrada de valores sem que o profissional tenha que comprar um novo computador.

O que é um teclado ABNT2?

A sigla ABNT2 diz respeito à disposição das teclas padrão no

teclado brasileiro

, que difere dos modelos americanos e europeu pela inclusão:

  • Da tecla do “Ç”.

  • Dos acentos agudos, circunflexo, til e crase.

  • Do Enter em formato de “L” invertido.

  • A inclusão da tecla Alt Gr.

Apesar de ser padrão no Brasil, é possível encontrar outros tipos de teclado à venda, em especial o americano (

padrão QWERTY

). 

Isso não quer dizer que quem comprar um teclado sem ser ABNT2 não irá conseguir digitar corretamente, uma vez que o modo de entrada no computador ainda estará configurado para a língua portuguesa, ou seja, os comandos serão lidos pelo sistema como se o teclado fosse do tipo ABNT2.

O que é um teclado retroiluminado?

Um

teclado retroiluminado

é aquele que possui luzes de LED por debaixo ou ao redor das teclas, garantindo uma maior visibilidade em ambientes escuros. Apesar de ser bastante popular nos teclados mecânicos, outros tipos de teclados também podem possuir a retroiluminação.

  • Um tipo especial de teclado retroiluminado é o

    RGB

    , capaz de mostrar as cores vermelho, verde e azul, além de suas combinações.

  • Esse tipo é bastante popular entre o público gamer.

O que é um teclado 60%?

rich-text-image

Teclado Gamer Mecânico Lakshmi 60% Rainbow Redragon Preto

O

teclado 60%

é um teclado feito para ser compacto. Normalmente utilizado por jogadores e programadores, esses acessórios muitas vezes abandonam o teclado numérico e usam teclas de Função (Fn) como forma de juntar diferentes recursos na mesma tecla. Por exemplo, a letra P pode também servir para efetuar capturas de tela.

  • Além da versão 60% há também teclados 70%, 80% e 90%.

  • Geralmente teclados deste tipo

    são mecânicos

    .

Agora você já sabe da importância da utilização do teclado correto no seu dia a dia. Isso é fundamental para manter sua saúde e melhorar sua produtividade. Existem diferentes tipos de teclado no mercado e como você já sabe de tudo isso, ficará mais fácil escolher o ideal para as suas necessidades. Lembre-se de que um teclado adequado pode transformar sua experiência de digitação e contribuir para um uso mais eficiente e prazeroso do seu

PC

.