Qual guitarra comprar para iniciante? Conheça os principais modelos

A guitarra faz parte da família dos instrumentos de cordas, assim como o violão, o baixo e o cavaquinho. É um instrumento diverso; sua sonoridade pode ser reconhecida a quilômetros de distância e é por isso que tantos almejam tocá-la.

rich-text-image

Rapaz dedilhando sua guitarra

As guitarras estão entre nós há anos e a vontade de aprender a tocar este instrumento icônico e símbolo do rock’n’roll só aumenta, independente da idade, gênero e gosto musical. Os seus acordes sonoros fazem sucesso para além dos palcos e engajam não apenas os amantes da música, como também aqueles que preferem um outro tipo de aparelho.

Enganam-se aqueles que acreditam que tocar guitarras é apenas um dom dos principais músicos e bandas, saiba que este ofício também pode ser seu, se escolher o instrumento certo para dar start no momento de aprendizagem. 

Por isso, com o intuito de te ajudar a tirar esse plano do papel, neste artigo você conhece as melhores guitarras e ideias para iniciantes, para que possa fazer uma escolha acertada e iniciar com este grande projeto. Levamos em consideração aspectos como o tipo, formato, material de fabricação e sonoridade musical, que podem facilitar na experiência de aprendizagem. 

Confira! 

O que é preciso para tocar guitarra?

Muita gente sonha em tocar

guitarra

. Motivo? Paixão pela música e admiração em alguns músicos que levam o instrumento com muita facilidade. No entanto, apesar dessa vontade, muitos não sabem por onde começar e esse projeto sempre vai ficando para depois. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para quem quer dar os primeiros passos. 

Para te dar aquele empurrãozinho, veja abaixo: 

  • Escolher a guitarra ideal: antes de começar a tocar, é preciso escolher o instrumento que mais se adequa ao seu perfil, estilo e estrutura. É importante que você se sinta confortável com o instrumento e todos os pontos citados acima devem ser levados em consideração. 

  • Não tenha medo dos erros: é normal no início e até mesmo depois, que alguns erros aconteçam. Mas, não se cobre tanto, no processo de aprendizado os erros fazem parte e servem de lição. 

  • Foque nas escalas: as escalas é uma peça fundamental quando se está aprendendo algum instrumento musical; elas são como as regras gramaticais e é só a partir delas que você vai conseguir entender o funcionamento das notas, por exemplo, ou como as notas podem se encaixar em determinadas harmonias. 

  • Não abandone a música: às vezes, com a pressa de evoluir mais rápido, tendemos a deixar de lado aquilo que parece ser mais difícil. Respeite o processo e não pule etapas, aprenda a tocar uma música completa e não a deixe pela metade. 

  • Estude e pratique: sabe aquele ditado que diz: “a prática leva a perfeição”? Pois então, leve isso para a vida. Você só terá um bom desenvolvimento se estudar as teorias musicais e praticá-las. É importante tirar um tempo para se dedicar ao instrumento. 

  • Faça exercícios para os dedos: mesmo que seja cansativo e repetitivo, 15 minutos de exercícios por dia é o suficiente para que você ganhe velocidade e versatilidade na hora de tocar a guitarra. 

Qual o melhor tipo de guitarra para iniciantes?

Entender qual é o melhor tipo de

guitarra

para quem está começando, tende a ser um desafio. Muitos questionamentos são colocados à cheque. Qual o tamanho ideal? Elétrica ou acústica? Como sei que ela [a guitarra] é confortável para mim? Por isso, para que você fique tranquilo e animado para dar start em suas aulas, selecionamos as melhores guitarras para iniciantes de acordo com o gênero musical, que estão disponíveis no site do Mercado Livre, ideais para você que dar os primeiros passos. Veja abaixo:

Metal

  • Para os fãs de Metal e que desejam iniciar sua jornada como guitarrista, as

    guitarras Ibanez,

    da série Gio, é ideal para este tipo de gênero musical. 

  • Ela é conhecida por proporcionar um som pesado, assim como pede o seu gênero. 

  • É confortável e traz as seguintes características: o corpo é fabricado em álamo, com braço em maple e escalas em jatobá.

  • É elétrica, o que pode oferecer maior facilidade e versatilidade na hora das aulas. 

  • Possui 6 cordas e 24 trastes e pode ser encontrada em distintas cores.

  • Cada escala contém 648 milímetros e o raio da escala possui 305, o que significa que você terá maior confortabilidade na hora de realizar os acordes. 

  • Está disponível para destros e canhotos. 

rich-text-image

Guitarra Ibanez preta

Jazz

  • O jazz é um clássico estilo musical atemporal, e muito disso é devido aos acordes da guitarra, como as guitarras da

    Tagima

    , sobretudo o modelo

    T635

  • Este modelo possui taxas e ponte com dois pivôs, ou seja, auxilia a manter a afinação do instrumento. E isso é importante para quem está iniciando agora, uma vez que não precisará usar o afinador a cada música. 

  • Elétrica, possui 6 cordas e 22 trastes, além de atender pessoas destras e canhotas. 

  • O seu corpo é produzido em alder e o braço todo em maple, oferecendo design moderno e sofisticado. Outros materiais como amieiro e bordô também podem ser utilizados, a depender do modelo,

  • A guitarra Tagima traz ainda captadores alênicos, eles são responsáveis por proporcionar um som mais limpo e suave, sonoridade bem marcada no jazz e também no blues. 

Sertanejo e country

  • Não só de viola e violão se faz um bom sertanejo e música country, a guitarra também tem o seu papel. A

    guitarra SX

    é ideal para este estilo musical, é conhecida por trazer a sensação de maciez quando tocada. 

  • O seu formato é o famoso telecaster, sendo então um instrumento moderno e sofisticado. Além disso, normalmente, o material utilizado para a sua fabricação é o Swamp Ash e o Maple. 

  • A guitarra SX possui 6 cordas e 21 trastes, além de conter um escudo cromado, dando mais personalidade ao instrumento.

  • O instrumento é acompanhado também por dois captadores single coil, responsáveis por fornecer um som mais ritmado e com swing. 

  • É disponível para destros e canhotos, assim como em uma diversidade de cores. 

Pop Rock

  • A

    guitarra Bullet

    , da Squier, é ideal para quem deseja iniciar na guitarra tocando pop Rock, uma vez que o instrumento proporciona sons que pedem maior dinâmica dos timbres, assim como pede tal gênero. 

  • O instrumento é acompanhado por três captadores: dois single coil e um humbucker, responsáveis por proporcionar sons mais pesados e também som clean, limpos e sem distorção. 

  • Seu formato é o tradicional Stratocaster possuindo as pontas em formato oval, simulando uma onda, e seu corpo é confeccionado em choupo com acabamento brilhante e bordo. 

  • Possui 6 cordas e 21 trastes de tamanho médio. O instrumento pode ser encontrado para pessoas destras e canhotas. 

Punk

  • Desenvolvida com foco nos músicos Punk, a guitarra

    TG-530

    da

    Tagima

    é ideal para este estilo musical.

  • O seu corpo é fabricado em basswood e braço em maple shape C, trazendo maior resistência e durabilidade.

  • O instrumento possui 6 cordas, 22 trastes e tarraxas diecast, que auxiliam a manter e controlar a afinação.

  • Este modelo conta com três captadores single coil, oferecendo som sem muitas variações de tom. Ideal para estilo um tanto mais cru, como o punk. 

  • A TG-530 pode ser adquirida com características para pessoas destras, como também para canhotas.

rich-text-image

Guitarra TG-530, da Tagima, branca

Qual a guitarra mais fácil de tocar para iniciantes?

O nível de facilidade varia de pessoa para pessoa, já que alguns têm uma melhor desenvoltura que outros, independente do tipo de instrumento. No entanto,

guitarras elétricas

são mais fáceis de aprender, em comparação a acústica ou a clássica, sendo, inclusive, um instrumento popular devido sua alta procura e diversidade. 

Como característica própria, a guitarra elétrica pode ser encontrada em vários tamanhos, o que é uma opção perfeita para os guitarristas mais jovens; emite apenas um som tênue, mas isso pode ser ampliado com um amplificador capaz de tirar as mais diferentes sonoridades. Ou seja, pode ser configurada a timbres mais altos ou mais baixos, como preferir. 

Conclusão

O universo musical é diverso e cheio de possibilidades, a exemplo das guitarras apresentadas neste artigo, de acordo com os distintos gêneros musicais, entender e escolher qual guitarra é ideal para você ou para aquele amigo ou familiar que você deseja presentear, pode ser mais fácil.

Este guia prático mostra que para se tornar um guitarrista requer prática e referências certeiras, além de gana para dar continuidade ao projeto e/ou hobby do papel. 

Se o que você precisa é de qualidade e rentabilidade, confira as

melhores guitarras custo-benefício

em nosso blog. 

E para essa nova atividade, acesse o Mercado Livre e confira uma ampla lista de opções, que vão além dos modelos apresentados. Não deixe de conferir e encontre o modelo ideal para o seu projeto musical.