Utilizar pneus de marcas diferentes afeta a estabilidade do carro?

Saiba porque é importante escolher o pneu certo para garantir a segurança no volante.

rich-text-image

Detalhes de um pneu em primeiro plano

Saber como escolher o

pneu

ideal para o seu carro é fundamental para garantir a segurança e bom desempenho do veículo, bem como uma condução tranquila e segura. Afinal, as rodas são o único ponto de contato entre o carro e o solo, influenciando diretamente na estabilidade e controle do automóvel.

E não é difícil entender o porquê. Basta observar as funções do

pneu

: numa pista molhada, por exemplo, é ele que garante a aderência na pista, já que promove o escoamento da água através das ranhuras e partes profundas da sua borracha, mais conhecidas como sulcos. 

Nas frenagens acontece o mesmo: são os pneus que permitem a parada eficiente do carro. Em contrapartida, pneus gastos e “carecas” dificultam frenagens e curvas, aumentando o risco de acidentes no trânsito. 

Por isso é tão importante escolher bem os pneus para o veículo e mantê-los sempre em bom estado, para garantir a segurança de passageiros e motoristas e ainda ajudar na economia. É que pneus com menor resistência ao

rolamento

, isto é, que exigem do carro menos esforço para se manter rodando, ajudam a reduzir o consumo de combustível do automóvel. 

Porém, o pneu perfeito depende das especificações de cada veículo e das inúmeras opções de marcas de pneus disponíveis no mercado, a exemplo da

Michelin

,

Bridgestone

,

Goodyear

,

Pirelli

,

Continental

e Dunlop. Para ajudar você nesta tarefa, criamos este Guia de Compras. Nele estão todas as informações relevantes para lhe ajudar a escolher o modelo certo que atenda as suas necessidades e expectativas.

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

Agora que você já sabe como a escolha dos pneus pode interferir na segurança e desempenho do seu veículo, está na hora de tomar a decisão correta na hora da compra dessas peças. Para isso, é importante ter atenção a fatores como:  

Especificações do Fabricante

É importante levar em conta as recomendações do fabricante do seu veículo para escolher corretamente os seus pneus. Para isso, releia o manual do proprietário e busque pelas seguintes informações: 

- Tamanho e dimensões do pneu ideal para o seu carro. Os fabricantes costumam indicar a largura, altura, diâmetro.

- Dados de índice de carga, que é o peso máximo que o pneu pode suportar, e sobre a velocidade máxima recomendada para a peça. 

- A pressão correta dos pneus para manter a segurança e boa dirigibilidade. Pneus com pressão abaixo ou acima do ideal podem ser menos aderentes e elevar o consumo de combustível.

Os fabricantes também costumam indicar o tipo de pneu ideal para as características do seu carro. Alguns dos principais são:

- Pneus mistos: indicados a veículos que percorrem por pistas asfaltadas e estradas de terras 

- Pneus convencionais ou on-road: o tipo mais comum de pneu, feito para carros que correm sob asfalto, promovendo boa aderência e escoamento de água.

- Pneus off-road: mais adequados para veículos de estrada de terra e lama. Costumam oferecer alta frenagem e estabilidade.

- Pneus radiais: oferecem conforto e segurança em velocidades mais altas, bem como bom desempenho em curvas e frenagens. 

Condições de Uso

O local, clima e forma de utilização do seu carro também pode influenciar na escolha dos pneus ideais. Por exemplo, se você roda mais pela cidade, um pneu com bom desempenho em pisos secos e molhados pode ser mais adequado, como o on-road.

Você também pode se deslocar por pistas de alta velocidade com mais frequência ou, de repente, está sempre percorrendo terrenos acidentados e irregulares. Em casos assim, vale considerar pneus específicos para essas condições. 

Outros pontos a serem observados são: 

- As condições climáticas da região em que você dirige.

- Locais com invernos rigorosos, em que há estradas com neve podem exigir pneus com classificação para essas condições. 

- Existem pneus adequados para todas as estações e pneus de inverno, que são fabricados com uma borracha especial e banda de rodagem que entregue maior tração. 

- Também é importante ter em mente a quilometragem esperada. Quem percorre longas distâncias com frequência pode preferir pneus com maior vida útil. 

Consumo de Combustível

A escolha dos pneus também interfere no consumo de combustível do seu veículo. Além de verificar o tamanho da resistência ao rolamento deste item, outros fatores a observar para reduzir o gasto energético do seu carro são: 

- Classificação da eficiência energética do pneu, que geralmente está especificada na etiqueta do produto. Pneus com classificação G são os menos eficientes. 

- Pneus desgastados tendem a elevar a resistência ao rolamento, fazendo com que o carro gaste mais energia. 

- O nível de durabilidade do pneu pode ser conferido pelo índice Treadwear, que varia de 60 a 700. Quanto maior o número, mais durável é o pneu.

rich-text-image

Homem checa as condições de pneu de um carro

Tem algum problema em usar pneus de marcas diferentes no carro?

Fabricantes de pneus e sites especializados em temas automotivos, como

Achei Pneus

, Pneu Best e Big Tires, indicam que utilizar pneus de marcas diferentes no seu carro pode prejudicar a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Algumas das principais razões para a condenação desta prática são:

Comportamento do Veículo

Usar pneus de marcas diferentes pode fazer com que o seu veículo apresente comportamentos irregulares. Isso porque, mesmo que essas peças tenham as mesmas dimensões e classificações, elas podem apresentar diferentes características de aderência, resposta ao volante e comportamento em curvas, resultando em: 

- Produção de barulhos variados, pois algumas marcas podem fabricar pneus com maior capacidade de absorção de impacto e ruídos que outras. 

- Desgastes desiguais, já que pneus de marcas diferentes podem ter durabilidade e padrões de desgaste distintos. 

- O desgaste desigual dos pneus também pode causar prejuízos ao equilíbrio do veículo e provocar vibrações no volante. 

- Isso ocorre porque cada marca utiliza diferentes composições de borracha e padrões de banda de rodagem.

- Ainda pode alterar a distribuição de cargas e, por isso, afetar o desempenho do carro em curvas.

Aderência e frenagem

Pneus de marcas diferentes também podem ter variados coeficientes de atrito, apresentando aderências distintas em condições de estrada seca, molhada ou com neve. Algumas das consequências possíveis disso são:

- Menor estabilidade e capacidade de aceleração em vista das diferenças de tração, especialmente em superfícies escorregadias.

- Resposta inconsistente na frenagem do veículo, pois pneus de marcas diferentes podem ter características de frenagem distintas. 

- Também pode elevar o tempo de frenagem, especialmente se os pneus traseiros tiverem coeficientes de atrito distintos.

- A aderência ainda pode variar em curvas, aumentando o risco de acidentes.

Sistemas Eletrônicos de Segurança

Carros de modelos mais modernos costumam ser dotados de sistemas eletrônicos de segurança, como: 

- Sistema de Controle de Estabilidade (ESP), projetado para a manutenção da estabilidade do veículo em derrapagens ou perda de controle na condução.

- Sistema de Controle de Tração (TCS), evita o giro em falso de uma ou mais

rodas de um veículo

contribuindo também para a garantia de controle do carro na condução. 

- Sistema de Freios Antibloqueio (ABS), cujo objetivo é evitar que as rodas travem em frenagens bruscas.

Esses mecanismos também são afetados pela escolha dos pneus por serem programados para funcionar com base em condições específicas do veículo. 

Pneus de marcas distintas podem apresentar níveis diferentes de aderência, entre outros comportamentos divergentes, comprometendo a eficiência e confiabilidade dos sistemas de segurança, que não estarão se baseando nos parâmetros ideais. Por isso, recomenda-se optar por um jogo completo de pneus do mesmo fabricante e modelo.

Pneus de numeração diferente podem ser usados no carro?

rich-text-image

Homem checa condições de um pneu

É importante que você siga as recomendações do fabricante, respeitando as dimensões indicadas para os pneus do veículo. Pode ser que a montadora do seu carro permita o uso de pneus aro 14, ainda que o automóvel tenha saído da loja com pneus aro 13. Essas informações estarão especificadas no manual do fabricante. 

Também é possível conferir informações sobre os pneus ideais para o seu veículo na porta do motorista ou na tampa do compartimento do combustível. Lembre-se que usar pneus com numeração diferente do recomendado pode gerar várias consequências negativas, como, por exemplo: 

- Afetar o funcionamento dos sistemas eletrônicos de segurança.

- Provocar desgastes irregulares nos pneus.

Além disso, no momento de fazer a troca dos pneus, você deve usar a mesma numeração nas quatro rodas. A diferença de tamanho dos pneus de um eixo do carro para o outro pode comprometer a sua estabilidade em curvas e frenagens, além de acelerar o desgaste das peças da suspensão - sistema responsável pela estabilização de impactos no solo. 

Como saber quando trocar os pneus do carro?

Pneus gastos também comprometem a estabilidade do veículo, ainda que tenham as classificações e dimensões adequadas. Como tudo na vida, esse item também tem tempo de validade. Veja alguns sinais de que está na hora de renovar os pneus:

- Banda de rodagem desgastada, que é o desgaste natural da superfície emborrachada do pneu.

- Às vezes, este desgaste é irregular, o que também pode indicar problemas de alinhamento ou suspensão do veículo. 

- Se os pneus têm mais de 10 anos de uso, recomenda-se a substituição.

- Se os pneus estiverem com danos visíveis, como cortes, bolhas e rachaduras.

- Caso note que estão apresentando falhas de aderência e prejudicando a dirigibilidade e conforto na condução do veículo.

O manual do proprietário também pode conter orientações acerca do tempo ideal de troca dos pneus do seu veículo. Também vale ressaltar, que a manutenção regular dos pneus, como o balanceamento e a verificação da pressão, são essenciais para prolongar a vida útil dessas peças e garantir o seu bom funcionamento. Por isso lembre-se de todas essas dicas, na hora de escolher o pneu certo para o seu veículo. Isso é fundamental para garantir a vida útil do seu carro, economizar dinheiro e o melhor, cuidar da sua segurança, de sua família, além de outros motoristas e pedestres.