7 melhores geladeiras 2024

rich-text-image

Mulher abre a geladeira na cozinha

A geladeira é um dos

eletrodomésticos

mais importantes para equipar a cozinha, mas na hora de avaliar os modelos existentes no mercado surge uma dúvida bastante comum: como escolher a geladeira ideal para a cozinha ou área de lazer?

Hoje existem geladeiras de todos os tipos, tamanhos e cores, com funcionalidades, que vão desde oferecer um dispenser para água a até mesmo um painel TouchScreen, que aliado à inteligência artificial, ajuda na programação das funções do equipamento.

Para escolher a melhor geladeira é preciso levar em consideração,  características técnicas, como:

  • Capacidade do produto

  • Tecnologia embutida

  • Recursos disponíveis 

  • Eficácia energética 

  • Selo de consumo de energia

Essas funcionalidades ajudam a eleger o

refrigerador

que atenda às suas necessidades, que seja compatível com o tamanho do espaço onde será instalado e claro, com o seu orçamento. 

Quais as melhores marcas de geladeira para comprar em 2024?

Para escolher a melhor marca de geladeira é preciso avaliar alguns quesitos, como: 

  • Economia de energia

  • Assistência técnica

  • Durabilidade

  • Tecnologia

  • Design

  • Praticidade

  • Capacidade de armazenamento

  • Tamanho

  • Garantia do fabricante

  • Número de portas

  • Tipo de degelo 

  • Cor da geladeira

Tendo todos estes pontos em mente, o segundo passo é observar quais os fabricantes oferecem modelos a considerar. Atualmente, as marcas de geladeiras mais buscadas pela página de tendências do Mercado Livre são: 

 

Electrolux

 é uma das fabricantes de geladeiras mais conhecidas pelos  brasileiros e possui desde os modelos mais básicos, até os mais sofisticados, para atender aos consumidores mais exigentes. 

Outro destaque da empresa é o layout flexível, para personalizar a geladeira do seu jeito com prateleiras deslizantes e retráteis, que podem ser retraídas e dobradas para possibilitar o armazenamento de produtos ou utensílios maiores, como jarras, etc.

A  

Brastemp

 é uma marca brasileira reconhecida pela inovação e otimização do design dos modelos de geladeira com funcionalidades diferentes para atender à necessidade de cada consumidor. Um exemplo é o Espaço Adapt, que permite customizar a organização de prateleiras e gavetas.

Alguns modelos da

Brastemp

ainda trazem painel de controle, para o usuário programar a geladeira, e dispenser de água, que proporciona a facilidade de acesso à água fresca em qualquer momento do dia. 

Consul

  

A  

Consul

 é uma fabricante com tradição no mercado brasileiro, que produz refrigeradores tanto com recursos básicos quanto tecnológicos, para quem busca uma geladeira com mais capacidade de armazenamento e com soluções inteligentes para facilitar o dia a dia. 

Um dos diferenciais das geladeiras

Consul

é o filtro de bem-estar, responsável por eliminar odores desagradáveis e impedir a proliferação de bactérias. Além dos compartimentos especiais, para adaptar as prateleiras da geladeira em até 8 níveis diferentes.

Panasonic 

A 

Panasonic

 é uma empresa que se apresenta comprometida com a eficiência energética, especialmente em modelos com a tecnologia exclusiva Econavi, que promete reduzir em até 10% o consumo energético, de acordo com o fabricante

Outro destaque da marca são os tipos de

refrigerador

que acompanham a tecnologia inverter. Estes equipamentos fazem o controle do compressor para detectar as mudanças de temperatura, dependendo da quantidade de comida ou utensílios guardados e a abertura das portas. 

Samsung 

Os refrigeradores da 

Samsung

 têm excelente custo-benefício por serem caracterizados pela durabilidade, qualidade e tecnologia de ponta. Além disso, possuem ótimo design que se adapta a diferentes tipos de decoração da cozinha ou de outros ambientes. 

Um dos modelos que mais se destacam são os 

Side By Side

por apresentarem duas portas. Isso amplia a capacidade de armazenamento, como de alimentos congelados ou de bebidas para eventos familiares. 

Philco 

Tradição e inovação são palavras-chaves da 

Philco

, presente na maioria das campanhas da empresa. A marca produz refrigeradores  com foco em inovação e qualidade para oferecer um visual atrativo aliado a benefícios, como a função Vacation (férias)— oferecida em alguns modelos e que ajuda a diminuir os gastos de energia. 

Outros tipos de geladeira da Philco também apresentam a tecnologia Smart Cooling, responsável por distribuir uniformemente a temperatura pelo refrigerador e

freezer

.

LG 

As geladeiras 

LG

 atendem aos mais diversos perfis de consumidores, já que existem modelos mais básicos e econômicos, até os refrigeradores com tecnologia avançada, que custam um pouco mais.

Os modelos da LG oferecem ótima eficiência energética e isolamento acústico, para evitar os ruídos desagradáveis do motor da geladeira, além de tela sensível ao toque— para controle de temperatura.

rich-text-image

Homem escolhe algo dentro da geladeira enquanto mulher brinca com frutas

Quais são os tipos de geladeira?

Cada tipo de geladeira tem características específicas e funcionalidades diferentes, que influenciam diretamente na experiência de utilização do produto. Observe abaixo:

Geladeira Simples

Geladeira Simples

 é um modelo mais básico, que costuma ter apenas uma porta. Por isso, tem tamanho e capacidade mais reduzidos. São ideias para pessoas que buscam modelos mais básicos, que moram sozinhas, têm famílias pequenas ou  que usam pouco o freezer. Também são indicadas para cozinhas mais compactas.  Em geral, são mais baratas e gastam menos energia.

Geladeira Duplex

, é um modelo que possui 2 portas, uma para o freezer e outra para o resfriador. Então, nesse caso, a maior vantagem é o espaço.  É o refrigerador ideal para quem deseja ter um aparelhos grandes, com mais funções, capacidade e sofisticação. 

Geralmente são  indicadas para cozinhas maiores ou espaços gourmet pelo design mais arrojado e robustez. Com tantas vantagens, o preço também é um pouco mais elevado.

Geladeira Inverse

Esta geladeira é muito parecida aos modelos duplex, a diferença é que na  

Geladeira Inverse

 o freezer fica localizado na parte de baixo do equipamento. Isso facilita o armazenamento de alimentos congelados, como marmitex, carnes ou até bebidas. É ideal para quem busca refrigeradores de alta capacidade e tem um orçamento maior para investir.

Geladeira Side by Side

 é um modelo que está em alta entre os consumidores, por possuir duas portas e serem ainda maiores que os modelos duplex, o que aumenta a capacidade de armazenamento dos produtos. Alguns tipos de geladeira Side by Side também tem dispenser para água ou gelo na porta. 

A  

Geladeira French Door

 é um modelo que une outros dois: Side by Side + Inverse. Significa dizer que o freezer fica na parte inferior e o refrigerador tem duas portas. É um modelo que oferece acessibilidade, diversidade de recursos e alta capacidade, porque em média, essas geladeiras comportam 500 litros. Vale o destaque para o design, que costuma ser sempre mais moderno.

Este é um tipo de geladeira livre de congelamento, ou seja, o sistema de refrigeramento da 

Geladeira Frost Free

 é controlado para impedir a formação das camadas de gelo nas partes internas do congelador ou freezer -  o que confere mais praticidade à limpeza.

rich-text-image

Geladeira duplex aberta

Quais são os principais modelos de geladeira 2024?

Os 7 melhores modelos de geladeira para comprar neste ano foram elaborados com base nos destaques de tendências de pesquisa do 

Mercado Livre.

Brastemp

BRE57

Brastemp BRE57

 é uma geladeira com painel digital, disponível nas cores branca e inox, que atende bem uma família média, de 4 pessoas. Possui sistema Frost Free, que evita a formação de gelo no freezer e preserva a umidade dos seus alimentos por mais tempo, conservando o sabor dos produtos.

O refrigerador oferece 5 níveis de temperatura, que irão ajudar na conservação de acordo com as necessidades e preferências do usuário. Este modelo propõe uma economia de 45% no consumode energia elétrica, de acordo com Selo Procel A de eficiência energética. Quando a porta se abre e demora a ser fechada, um alarme irá soar para avisar ao usuário e evitar que a temperatura interna fique comprometida. 

Quando a porta se abre e demora a ser fechada, um alarme irá soar para avisar ao usuário e evitar que a temperatura interna fique comprometida.

O equipamento permite a organização das 3 prateleiras, oferecendo uma melhor utilização do espaço e fácil localização dos produtos.

  • Modelo F

    rost Free

    , sistema que impede a formação de gelo nas paredes e torna a limpeza muito mais prática e eficiente.

  • Tem um bom custo-benefício quanto ao consumo de energia (de 66 KWh/mês), considerando sua capacidade total de refrigeração (443 litros) e tamanho (184 x 72, 5 x 70,1 cm).

  • Compartimentos e prateleiras apresentam boa distribuição.

Geladeira Electrolux RE31

 é um modelo básico, com excelente custo-benefício. É indicada para pessoas que moram sozinhas, para uma família pequena ou que usa pouco o freezer.

O aparelho possui o sistema de degelo Cycle defrost- tecnologia que ajuda a diminuir o acúmulo de gelo. Mesmo assim, deve acontecer o degelo manual, ao menos duas vezes por ano.

Os 3 níveis de temperatura ajudam a personalizar a conservação dos alimentos. Possui Selo Procel A de eficiência energética, promovendo uma economia de até 45% no consumo, de acordo com o fabricante.

  • Ideal para quem busca um tipo de geladeira simples, mas funcional.

  • É recomendado para cozinha ou ambientes mais compactos.

  • Tem sistema Cycle Defrost, para evitar o acúmulo de gelo nas paredes internas do refrigerador.

  • Capacidade de 240 litros.

  • Dimensões de 550 mm de largura x 1416 mm de altura x 613 mm de profundidade.

Samsung 

Samsumg RS50N3413

 é um modelo de geladeira ideal para famílias pequenas ou para aquelas pessoas que moram sozinhas, mas desejam um aparelho mais robusto, de capacidade maior e sofisticação.

Este refrigerador possui possui sistema Frost Free, que evita a formação de gelo e preserva a umidade dos alimentos na parte interna do equipamento. 

Tem Selo Procel A+++ de eficiência energética, que promove uma economia considerável de até 75% no consumo, segundo o fabricante. Além disso, oferece dispensadores de água e gelo, sem a necessidade de abrir nenhuma das portas. No caso de estar aberta, o alarme irá ao usuário para que a temperatura não seja comprometida.

A organização das 5 prateleiras promove economia do espaço e fácil localização dos produtos. 

  • Como é Frost Free, dispensa descongelamento.

  • Muito mais prática para limpeza.

  • Capacidade de 501 litros.

  • Motor tem capacidade Inverter, uma das mais modernas.

  • É um modelo Side by Side, ou seja, tem duas portas (uma para o freezer e outra para o refrigerador).

  • Um modelo que leva elegância para cozinha na cor prata.

  • Dimensões de 91.2 cm de largura; 178.9 cm de altura e 73.4 de profundidade.

Consul 

Consul CRM50

 é uma geladeira com funcionalidades para atender o dia a dia, mas com design moderno e disponível nas cores branco e inox.  É indicada para famílias médias, atendendo bem cerca de 4 pessoas.

O seu sistema frost free evita a formação de gelo no

freezer

e preserva a umidade dos seus alimentos por mais tempo, conservando o sabor dos produtos. Este modelo tem 5 níveis de temperatura e Selo Procel A de eficiência energética para gerar economia de 45% no consumo.

A organização das 2 prateleiras oferece economia de espaço e fácil localização dos seus produtos. O freezer conta com 1 prateleira e uma capacidade de 99 litros.

  • Tem capacidade de 410 litros.

  • Dimensão de 694 mm de largura x 1739.3 de altura e 719.1 de profundidade.

  • Tipo de degelo Frost Free, para tornar a limpeza mais eficaz, já que impede a formação de gelo nas paredes do refrigerador;

  • Tem painel de controle digital.

  • Freezer superior.

Panasonic 

A geladeira 

Frost Free Panasonic Top Freezer NR-BT41PD1X 

é um modelo de design moderno e painel digital integrado para controle de temperatura, com excelente eficácia energética. A capacidade de 387 litros, faz com que atenda bem uma família pequena ou uma pessoa que more sozinha, mas que deseje um equipamento maior.

O fabricante afirma que o equipamento possui Selo Procel A+++ de eficiência energética, que promete uma economia de 75% no consumo. Já a organização das 2 prateleiras oferece economia de espaço e fácil localização dos produtos. O

congelador

possui 1 prateleira e tem capacidade de 95 litros.

  • Capacidade total de 387 litros;

  • Consumo 39, 4 Kwh/mês; 

  • Freezer superior;

  • Dimensões: 60 cm de largura, 180 cm de altura e 77 cm de profundidade;

  • Degelo Frost Free, que não forma gelo nas paredes da geladeira;

  • Ideal para quem quer praticidade;

  • Disponível na cor aço escovado;

  • Controle de temperatura de turbo freezer no painel externo, que ajuda a congelar os produtos com mais rapidez.

Philco

A geladeira inverter 

frost free Philco PRF504ID 

é uma geladeira de aço, com duas portas,  design ultra moderno e sofisticado, com capacidade de 486 litros, para congelar verduras e legumes, carnes e outros alimentos. 

É um equipamento grande e robusto que atende bem uma família maior, a partir de 4 pessoas. Tem sistema Frost Free, que evita a formação de gelo no freezer e preserva a umidade dos alimentos. 

Possui tecnologia Inverter, que esfria os produtos através de um sistema inteligente com sensores que controlam a velocidade do motor, mantendo a temperatura uniforme no interior.

Tem Selo Procel A +++ de eficiência energética, gerando economia que pode chegar a 75% no consumo de energia, segundo a Philco. Além disso, o aparelho oferece ainda dispensador de água na porta. Já o alarme avisa quando a geladeira está aberta por muito tempo. 

  • Modelo com degelo Frost Free, que facilita a limpeza por não acumular gelo nas paredes da geladeira.

  • Ideal para quem busca um refrigerador de alta capacidade, 489 litros de armazenamento total.

  • Possui freezer side by side, com duas portas, uma para a geladeira e outra para o freezer.

  • Dimensões de 92 cm de largura, 177 de altura e 63 cm de profundidade.

  • Aproveitamento energético máximo e que proporciona economia de 75%.

  • Tipo ideal para cozinha ou ambientes maiores.

LG 

A geladeira 

LG GC-L228FTL

 Smart French Door é uma geladeira de alto padrão, que elimina até 99,9% das bactérias, graças à função  Hygiene Frash+, que faz com que o ar fique mais puro, evitando a contaminação dos alimentos, segundo o fabricante. Possui controle através do aplicativoLG ThinQ ( via WiFi), que facilita o acesso dos  dados remotamente, com controle de temperatura, substituição do filtro de água e controle do consumo de energia.

Possui prateleiras móveis de vidro temperado e resistente, gavetas de controle de umidade e led para melhor visualização da parte interna. O design de 4 portas, permite a melhor organização dos produtos e conservação de temperatura.

  • Acompanha o recurso NatureFRESH, para manter os alimentos frescos por mais tempo.

  • Tem compressor linear inverso, que oferece mais eficiência e menos ruídos.

  • Possibilidade de controlar a geladeira por aplicativo do smartphone da LG.

  • Cor aço escovado;

  • Dimensões aproximadas de 835 de largura, 1787 de altura e 734 de profundidade.

  • Tipo French Door, ou seja, freezer na parte de baixo e refrigerador com duas portas.

  • Ideal para quem busca investir mais em uma geladeira e espaço na cozinha.

Qual é o tempo útil de uma geladeira?

Em média, a vida útil de uma geladeira é de10 a 16 anos. A durabilidade pode variar conforme marca e modelo, além dos cuidados de uso do consumidor.

Agora, depois de conhecer os modelos mais indicados de geladeira para comprar neste ano, que unem uma variedade de recursos e funcionalidades a designers inovadores, escolher o modelo que mais combina com sua cozinha fica muito mais fácil!