O guia definitivo: ar-condicionado portátil é bom?

Viver em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, como o Brasil, cuja média anual de temperatura é cerca de 24 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ter um ar-condicionado é quase uma questão de sobrevivência.

rich-text-image

ar-condicionado programado

Porém, os ares-condicionados tradicionais têm uma característica relevante: são fixos. Isso significa que, na hora de instalar, você precisará escolher qual cômodo da casa receberá o aparelho. A consequência inevitável é que outras partes da casa ficarão sem refrigeração. 

Com o objetivo de tentar resolver este problema, há alguns anos foi inventado o

ar-condicionado portátil

. A princípio, parecia a solução perfeita, mas, infelizmente, os primeiros modelos lançados no mercado não gozavam da mesma capacidade de resfriamento que os modelos convencionais, além de custar tanto quanto. Assim, os ares-condicionados portáteis caíram na desconfiança dos consumidores.

Mas será que, hoje, a situação continua igual? Os ares-condicionados seguem sendo pouco confiáveis? Bom, aqui está a resposta definitiva para as suas dúvidas.

Hoje em dia, com o avanço tecnológico e competitivo, as fabricantes investiram no desenvolvimento e tecnologia que trazem maiores recursos de refrigeração para os ares-condicionados portáteis, tornando-se possível refrescar o ambiente de maneira prática e com menos custo. 

Conheça as principais características e benefícios dessa tecnologia renovadora! 

Qual é a vantagem de ter um ar-condicionado portátil?

Uma das principais vantagens de ter um

ar-condicionado portátil

é a praticidade. Você pode levar o aparelho para qualquer cômodo da casa ou do escritório, sem precisar de instalação fixa ou de furos na parede, basta apenas conectá-lo à tomada. Além disso, os modelos de ares-condicionados portáteis modernos consomem menos energia.

Outra vantagem é que não necessitam de um instalador. Quando você compra um ar-condicionado convencional, é preciso esperar a visita de um profissional qualificado para instalar o aparelho. Na maioria das vezes, este serviço é pago a parte, onerando ainda mais o usuário.

rich-text-image

Mini Ar Condicionado Portátil Arctic Air

Quais são os níveis de ruído dos ares-condicionados portáteis?

Os níveis de ruído dos

ares-condicionados portáteis

variam de acordo com o modelo e a potência do aparelho. Em geral, são mais silenciosos do que os modelos de janela ou split, mas ainda assim podem incomodar algumas pessoas que são mais sensíveis ao barulho. Por isso, é importante verificar a especificação técnica do produto antes de comprar e escolher um que tenha um nível de ruído adequado ao seu ambiente.

Quanto tempo um ar-condicionado portátil pode ficar ligado?

A quantidade de tempo que um

ar-condicionado portátil

pode ficar ligado depende da capacidade do reservatório de água que ele possui. A maioria dos modelos tem um sistema de auto-evaporação, que elimina a água condensada pelo ar frio. Porém, há alguns que exigem que o usuário esvazie o reservatório periodicamente. 

O ideal é seguir as recomendações do fabricante e não deixar o aparelho ligado por mais de 8 horas seguidas, evitando, desta forma, o superaquecimento e o desgaste do motor.

Se você também quiser saber

como funciona o ar-condicionado portátil

, entre em nosso blog especial.

Os melhores ares-condicionados portáteis

Existem diversos modelos de ar-condicionados portáteis disponíveis no mercado, com diferentes características e custos. Para escolher o melhor para você, é preciso levar em conta alguns fatores básicos, como:

  • o tamanho do ambiente que você deseja climatizar

  • a potência e a eficiência energética do aparelho 

  • o nível de ruído e a facilidade de manuseio 

Alguns modelos de ares-condicionados portáteis que oferecem potência, eficiência e praticidade são: 

Ar condicionado portátil Philco 12000 BTUs

O

ar condicionado portátil Philco

possui a opção de quente e frio, o que possibilita adaptá-lo a diferentes ambientes e estações do ano. Esse tipo de aparelho possui um design leve e compacto, pesando cerca de 25 kg. O ar condicionado portátil da Philco também possui filtros antifúngicos e antibacterianos, deixando o ar puro e livre de microrganismos prejudiciais. 

O Ar-condicionado portátil Philco também conta com:

  • Controle remoto: para controle e praticidade no dia a dia

  • Timer: permite a programação dos horários de refrigeração

  • Função Sleep: recurso que adapta a temperatura do ambiente durante a noite, sem interromper o seu sono.

Ar condicionado portátil Midea 12000 BTUs

O

ar condicionado portátil Midea

tem um design moderno e compacto, pesando cerca de 25,3 kg. Esse modelo contém a função turbo, para resfriar o ambiente rapidamente. Além dessas características, o Ar condicionado da Midea possui desumidificador que absorve a água do ar, eliminando a umidade do local.  É silencioso e conta com o selo Procel A de eficiência energética.

O Ar-condicionado portátil

Midea

também conta com:

  • Controle remoto: para controle e praticidade no dia a dia

  • Temporizador: permite a programação dos horários de refrigeração

  • Função Sono: recurso que adapta a temperatura do ambiente durante a noite, sem interromper o seu sono.

rich-text-image

Ar condicionado portátil Springer Midea

Ar condicionado portátil Electrolux 12000 BTUs

O

ar-condicionado portátil Electrolux

conta com controle remoto para regular a temperatura com comodidade. Possui um design compacto com painel digital, informando os recursos disponíveis e a temperatura. Além disso, o aparelho possui: 

  • Função autolimpeza: recurso que retém as bactérias do ar e evita a proliferação do mofo e odores.

  • Modo Eco: função que adequa a temperatura do ambiente ao corpo durante o sono, auxiliando na economia de energia e a manter a temperatura corporal.

  • Baixo nível de ruído.

Lembrando que BTU é a sigla para British Thermal Unit (em português, Unidade Térmica Britânica), unidade de medida referente à potência de refrigeração de um ar-condicionado. Assim, quanto maior o BTU, maior é a capacidade de climatização do ar-condicionado (portátil ou convencional). 

Portanto, se você pretende refrigerar uma grande área, como uma sala, o ideal é comprar um ar-condicionado com, pelo menos, 10.000 BTUs. Já em ambientes menores, um aparelho com 9000 BTUs é mais que suficiente. 

Importante: a quantidade de BTUs está diretamente relacionada ao consumo de energia do ar-condicionado.  

Conclusão

Como você pode notar, os ares-condicionados portáteis modernos são uma opção para quem busca conforto térmico e praticidade. Podem ser usados em diferentes ambientes, sem necessidade de instalação fixa ou obras. Além disso, também são econômicos energeticamente e sustentáveis, como os modelos tradicionais. 

No entanto, é preciso escolher um modelo adequado ao seu espaço e às suas necessidades, verificando a potência, o nível de ruído e a eficiência energética. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios de ter um ar-condicionado portátil em sua casa ou escritório.