Como carregar corretamente um fone Bluetooth?

Confira nossas dicas sobre como carregar e prolongar a vida útil do seu fone de ouvido Bluetooth.

rich-text-image

Homem usa fone bluetooth conectado à aparelho celular

Um

fone de ouvido Bluetooth

é um dos acessórios para celular mais buscados da atualidade, por serem eficientes, práticos e por permitirem uma maior mobilidade. O motivo é que eles não têm fios acoplados, bastando o pareamento com o smartphone para funcionarem.

Com tanta procura, o mercado se adaptou e passou a oferecer inúmeros

modelos de fones sem fio

, adequados à diferentes tipos de necessidades. Seja qual for o

fone wireless

é preciso ficar atento ao tipo de carregamento:

  • Os

    headphones

    ou fones over-ear, são modelos maiores, colocados por cima da cabeça. Geralmente eles vêm acompanhados de cabos USB ou bases de carregamento. 

  • Já os f

    ones intra-auriculares

    são normalmente carregados através de estojos/cases. Porém, existem dispositivos conectados via cabo a uma fonte de energia.

  • Há ainda, os casos de fones de ouvido que conseguem ser carregados pelo próprio celular através do chamado “carregamento reverso.”

  • Alguns fones Bluetooth conseguem também ser

    carregados por indução

    , assim como os celulares. Esse processo costuma ser mais lento e não funciona com todos os aparelhos.

  • Porta USB é um tipo de carregamento compatível com uma variedade de dispositivos, como tablets e notebooks.

No entanto, assim como no caso de outros equipamentos, é preciso ter cuidados especiais para aumentar a vida útil do fone sem fio. Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, não é preciso nenhuma ação mirabolante para aumentar a vida útil de seu

fone Bluetooth

Opte por carregadores de qualidade

Embora seja possível encontrar milhares de dicas sobre o tema na internet, entre as principais recomendações dos fabricantes está a de usar

carregadores de qualidade

, certificados pela Anatel. 

É que equipamentos de qualidade limitam a corrente elétrica a uma que pode ser utilizada eficientemente pelo aparelho, sem prejudicar a bateria nem causar superaquecimentos. Veja agora, outras ações que podem proteger e fazer com que seus fones de ouvido sem fio durem por mais tempo:

Use a case corretamente

Os estojos não são feitos somente para recarregar o fone, mas também servem para transportá-los e protegê-los, por isso, deixe-os sempre que puder, dentro da case.

Higienize os fones de ouvido

A limpeza adequada do

fone de ouvido

também irá garantir o seu melhor aproveitamento. O ideal é que esta seja feita com a menor quantidade de água possível, uma vez que a umidade em excesso pode estragar os componentes eletrônicos. 

No lugar dela, deve-se usar álcool isopropílico, líquido perfeito para a limpeza dessas peças. Caso não tenha em mãos o álcool isopropílico, pode-se usar também o álcool etílico, desde que em concentrações maiores que 70%. 

Em ambos os casos, bastam poucas gotas para limpar todo o aparelho. Em cantos e buraquinhos de difícil acesso, é possível também pingar o álcool em um cotonete, de modo a atingir todo o fone Bluetooth. Por fim, deixe secar bem antes de guardar o dispositivo de volta no estojo.

rich-text-image

Fones de ouvido bluetooth em primeiro plano

Como carregar seu fone Bluetooth da maneira correta?

A bateria dos fones sem fio é, geralmente, a maior preocupação dos usuários. Por isso, mantê-la saudável é essencial para garantir que seu acessório irá se manter em boas condições pelo maior tempo possível. 

Há diversos modelos de fone sem fio, cada um com sua forma adequada de se recarregar, como os

intra-auriculares

e os

headphones over the ear

. Os primeiros normalmente podem ser carregados através da case, ou estojo. Já os headphones costumam vir acompanhados ou de um cabo USB, ou uma base de carregamento.

Carregando seu fone de ouvido pela case

A caixinha, ou case, é o modelo de carregamento mais comum dos fones de ouvido intra-auriculares, isto é, aqueles que entram na orelha e se encaixam diretamente no canal auditivo. Esta é responsável por armazenar energia e recarregar o

telefone

enquanto o guarda. Por isso, tome alguns cuidados:

  • É possível carregar o estojo do fone com eles dentro, inclusive é até recomendado, pois assim não há o risco de perder um dos dispositivos. A maioria dos fones Bluetooth possui essa funcionalidade, permitindo até uma carga simultânea de ambos.

  • Certifique-se que o estojo está carregado através da luz indicativa na parte interna ou externa da caixinha. Geralmente uma luz azul ou verde quer dizer que há energia suficiente para um carregamento. 

  • Se a luz estiver vermelha, significa que chegou a hora de carregar a case. Basta conectar o cabo USB a uma fonte de energia, como um notebook ou o carregador de tomada.

  • Se a caixa está carregada, basta colocar o fone dentro dela. Em poucas horas o fone já contará com uma bateria cheia. Dependendo do modelo, o indicador de LED irá mudar de cor ou piscará, indicando o fim da tarefa.

Carregando o fone de ouvido via cabo USB

Alguns modelos de fone Bluetooth não possuem auriculares independentes, mas sim interligados por cabos. Estes equipamentos necessitam de um método específico de carregamento, através da conexão direta a uma fonte de energia. Para isso:

  • Encontre a entrada do cabo de carregamento que veio junto do fone. Geralmente esta é uma entrada

    mini USB

    ou

    micro USB

    .

  • Conecte o cabo à entrada do fone de ouvido. Lembre-se que a outra extremidade deverá ser acoplada ou a um computador, ou a uma fonte de alimentação, como um carregador de celular.

  • Esse método também é válido para headphones, aqueles que são utilizados por cima da cabeça e cobrem a orelha inteira, que possuam entrada para cabo USB.

Carregando o fone wireless através de uma base

Modelos mais avançados de headphones podem vir com baterias internas especiais, carregadas por indução. Isso acontece por meio de uma base onde o fone de ouvido descansa. Neste caso:

  • Certifique-se que a base está conectada à energia.

  • Coloque o headphone na base atentando-se para a posição adequada do aparelho. Caso contrário, o fone poderá não ser carregado.

Carregando o fone via um pad de indução

Alguns dos fones mais novos podem, assim como os celulares mais topo de linha, vir com a opção de serem carregados por

carregadores de indução

, aqueles que não necessitam de cabos. Se este for o caso, observe:

  • Se o pad de indução está conectado a energia.

  • Coloque o fone sem fio em cima do tapete de energia na posição correta. Muitos pads só funcionam se o aparelho estiver encaixado precisamente em cima deles.

rich-text-image

Smartphone ao lado de fones de ouvido sem fio

Quanto tempo demora para carregar um fone Bluetooth?

Essa resposta irá depender do modelo do seu

fone de ouvido Bluetooth

. Há dispositivos com baterias capazes de armazenar mais energia, fazendo também com que demorem mais para carregar. 

  • A maioria dos modelos leva por volta de 2 a 3 horas para atingir uma carga completa, podendo chegar a 4 horas caso seja o primeiro uso.

  • No entanto, se seu fone demora muitas horas para carregar pode ser um indício de que está com defeito.

Como saber quando o fone Bluetooth está completamente carregado?

Após colocar seu fone para carregar, chegou a hora de saber se o processo já terminou. Muitos fones Bluetooth possuem alguma indicação, seja no dispositivo, no case ou na base, de que o processo já chegou ao fim.

Ainda assim, caso queira confirmar para ter certeza, é sempre possível emparelhar o fone com o

celular

via Bluetooth. Deste modo as informações de baterão vão aparecer nas notificações.

  • Ligue o seu fone de ouvido e espere que ele esteja apto para ser emparelhado.

  • Ative o Bluetooth do seu celular e busque pelo fone. Faça o pareamento de ambos.

  • A informação deve estar próximo ao percentual da bateria ou sinal de operadora indicando a bateria restante no dispositivo.

Com essas informações, você já está pronto para aproveitar ao máximo o seu fone de ouvido Bluetooth, podendo se livrar de vez do tormento dos fios embolados. Também saberá como prolongar a vida útil de seu acessório, levando-o consigo em todos os momentos do dia.