Os melhores suportes de celular para carro de 2023

Com os avanços tecnológicos, os smartphones se tornaram itens multifuncionais usados para auxiliar em atividades no momento de dirigir, como mostrar a localização e as rotas necessárias para o motorista através de mapas e GPS. Para um uso confortável, correto e seguro ao dirigir, o suporte de

celular

para carro aparece como item indispensável aos motoristas.

O suporte proporciona o ângulo de visão correto do celular, além de deixar o aparelho suspenso e fixo em alguma parte do painel. Assim, o motorista usa funções que auxiliam na trafegabilidade mantendo atenção no trânsito e evitando distrações no manuseio do

smartphone

. Além disso, o uso do celular só é permitido com o auxílio do suporte. 

Os melhores suportes de celular possibilitam o uso de

carregador

e são firmes ao toque, o que possibilita o uso com maior estabilidade, por exemplo, para atender chamadas sem perder a atenção na estrada. Os modelos apresentam diferenças entre si, e a qualidade pode ser medida também pela quantidade de características diferenciais que o produto apresenta. Essas características estão relacionadas a cada modelo e fabricante.

Porém, existem aspectos gerais que devem ser considerados para a escolha do item ideal, e você deve saber antes de buscar entre os melhores modelos.

rich-text-image

suporte de celular para carro

Peso suportado pelo suporte

É fundamental que você saiba o peso que o suporte aguenta sustentar e comparar com o peso do celular que será usado. Busque pela informação e opte por produtos que mostram a carga máxima suportada, pois nem todos os modelos apresentam essa informação.

Dimensões suportadas

Os fabricantes costumam informar qual a largura máxima e a mínima do celular para que o aparelho fique bem fixo no suporte. Essa informação pode aparecer em polegadas ou centímetros/milímetros, e você deve comparar com o tamanho do seu celular. 

Tipo de fixação

A forma como o suporte é fixo ao veículo é fator importante, pois devemos considerar que o veículo estará em movimento e, eventualmente, pode percorrer caminhos com desníveis e buracos. Assim, você precisa saber qual será o uso buscado pelo veículo para escolher entre presilhas, roscas, ventosas; se é adesivo, magnético ou de encaixe. Enfim, cada tipo de fixação tem características específicas que se encaixam em usos diferentes.

Ajuste de ângulo

A possibilidade de ajustar o ângulo do celular no suporte deve ser considerada na hora de fazer a compra. Quanto maior a possibilidade de ajuste, mais confortável será o uso e a visão oferecida ao usuário. A opção com maior possibilidade é a que permite ajuste em 360°.

Material de fabricação

Os materiais mais usados são metal e plástico. O primeiro é mais resistente ao desgaste do tempo, do sol no painel e a choques físicos, porém, possui peso mais elevado que o de plástico. Esse, por sua vez, é mais sensível ao desgaste com o tempo de uso, mas é mais leve e manuseável. 

Possibilidade de carga

Essa é uma característica diferencial, não sendo ponto obrigatório para a escolha do melhor suporte. Além disso, não são todos os celulares que possuem carregamento por indução, mas, se for esse o caso, opte por suportes de celular com carregamento por indução. Assim, é possível carregar o celular apenas o fixando no suporte. 

Quais são os tipos de suportes de carro para celular? 

Os suportes para celular costumam ser classificados pela sua forma de fixação. Assim, os tipos se distinguem pela forma como serão presos em alguma parte do carro para o uso do celular de forma adequada pelo motorista e também em como o celular será conectado ao suporte.

Fixação do suporte no carro 

Os principais tipos de suportes nesse quesito são: 

  • Ventosa

O suporte com ventosa é prático, pois pode ser fixo em qualquer parte plana do painel ou no vidro do carro. Não deixa arranhões no carro, é ideal para quem busca praticidade e a possibilidade de usar o celular em diferentes veículos e circunstâncias (já que pode ser facilmente trocado de lugar). 

O produto deve ser de qualidade, pois o calor, diferenças de pressão e o peso do celular podem desafixar as ventosas e causar a queda do suporte. 

  • Adesivo

O suporte adesivo permite fixação constante e pode suportar celulares grandes e pesados. Deve ser instalado em superfícies lisas e não emborrachadas. É ideal para quem busca estabilidade e segurança e andar por terrenos menos regulares.

Uma vez fixo, o suporte adesivo não deve ser movido, pois a qualidade de fixação será menor a cada troca, dado o desgaste no pegamento adesivo.

  • Encaixe

Há modelos de suporte que são presos através do encaixe em alguma parte do carro, geralmente nas saídas de ar. Este tipo de suporte deve ser bem encaixado para garantir estabilidade e o uso seguro do celular. Você deve verificar o tamanho do encaixe com o espaço disponível para saber se um determinado modelo poderá ser bem utilizado. 

É um suporte prático que pode ser facilmente removível e é ideal para quem usa de forma cotidiana e menos intensa. 

Fixação do celular no suporte

O celular pode ser preso ao suporte de formas distintas, que caracterizam os suportes da seguinte forma:

  • Magnético

O celular é preso ao suporte por um imã, que mantém o aparelho altamente firme e seguro no suporte. O ímã não prejudica o celular e esse tipo de fixação mantém o aparelho tão firme que não haverá movimentos diferentes daqueles que o suporte pode ter. É ideal para quem busca estabilidade e firmeza no celular.

  • Com presilhas

O suporte com presilhas é o mais econômico e popular. As presilhas fazem força contra o celular (uma força pequena, necessária apenas para deixar o aparelho fixo) que se mantém no suporte. As presilhas fixam-se nas laterais do celular, e há modelos que trazem uma pequena bandeja na parte inferior para dar ainda mais estabilidade. 

É fácil de usar e se adéqua a celulares de diferentes tamanhos, ideal para o uso de diversos aparelhos. A desvantagem é o tempo necessário para o processo de fixação, pois esse deve ser feito com cuidado para prender o celular com eficácia. 

  • Automático

Esse suporte se ajusta ao tamanho e peso do celular de forma automática. Para colocar o celular, basta posicioná-lo no suporte que as garras e a bandeja irão se ajustar ao tamanho do aparelho. Para soltar, basta puxar o celular. 

É bastante prático e possibilita a fixação do celular com apenas uma mão, ideal para quem faz muitas pausas enquanto dirige e necessita usar o celular de maneira convencional com o carro parado. Antes de comprar um modelo assim, você deve ter certeza das medidas do seu celular para compará-las com as do suporte.

Melhores suportes de celular para carro

Abaixo, você confere uma lista com os 6 melhores suportes de celulares para carro, levando em conta diferentes formas de fixação, a qualidade oferecida, além da tecnologia envolvida e o preço para aquisição do suporte.

Suporte magnético para carro I2GO 3 em 1

O I2GO 3 em 1 é um

suporte para celular veicular

universal que possibilita a sustentação de qualquer celular, pois sua placa magnética traseira não tem bordas ou limite de dimensões para o uso de smartphones. Oferece encaixe com rotação de ajuste de 360° e é fixo ao carro por um sistema de sucção, aperfeiçoando o funcionamento do uso de ventosas. É feito em plástico de qualidade com acabamento resistente às mudanças de temperatura. 

Conta com as seguintes características:

  • Ajuste de ângulo: 360°.

  • Fixação no veículo: por meio de ventosa com sistema de sucção.

  • Fixação do celular: magnética e universal, possibilitando o uso de qualquer smartphone. 

  • Regulagem disponível: Possui haste com regulagem de altura.

Suporte para celular articulado Exbom SP-T25

O suporte SP-T25 da empresa Exbom é um modelo acessível de

suporte para celular articulado

presente no mercado. Ele conta com uma haste flexível de 14 cm, com ajuste para todas as direções, além da base de apoio para o celular ter movimento de rotação de 360°. 

Sua haste é de metal flexível e o suporte e demais partes estão feitas em plástico. As presilhas contam com acabamento em borracha, para melhor aderência e uso do celular. 

O suporte tem as seguintes características:

  • Ajuste de ângulo: 360°.

  • Fixação no veículo: ventosa com sucção.

  • Fixação do celular: por presilhas, com abertura máxima de 10 cm.

  • Regulagem disponível: Possui haste flexível com ajuste de altura e ângulo para todos os sentidos. 

Suporte para celular Baseus 360°

O suporte

Baseus 360°

é compacto e pode ser facilmente usado pelos motoristas em distintas partes do veículo. Tem fixação adesiva e é feito em alumínio de qualidade, o que confere design e resistência ao produto. Tem placa de fixação magnética revestida em couro, para evitar arranhões no celular. É ideal para quem busca um suporte discreto e para o uso convencional. 

Além disso, a

Baseus

é uma marca que destina sua produção para acessórios de smartphones, como o próprio

suporte para celular veicular

e itens como carregadores e fones de ouvido. 

O

Baseus

360° conta com:

  • Ajuste de ângulo: 360°.

  • Fixação no veículo: adesiva com fita dupla face de qualidade.

  • Fixação do celular: por placa magnética, que suporta celulares com dimensões de tela de 4 a 6,4 polegadas. 

  • Regulagem disponível: regulagem 360° de sua placa magnética. 

Suporte para celular com ventosa ELG CH356

O CH356 da ELG é um modelo de

suporte para celular

pensado para o uso com segurança e facilidade. Ele é feito em plástico resistente a altas temperaturas com acabamento emborrachado nas presilhas, o que garante aderência e estabilidade para o celular e para o suporte no veículo. Sua fixação é firme e o celular permanece estável.

É um produto recomendado para quem trabalha com muita locomoção, como motoristas de aplicativos, pois possui tamanho discreto e proporciona o uso com segurança.

Suas características são:

  • Ajuste de ângulo: 360°.

  • Fixação no veículo: ventosa com sistema de sucção.

  • Fixação do celular: por presilha, com possibilidade de fixar celulares com telas de 3,5 a 6 polegadas, ou dimensões de largura de 9 cm como máximo.

  • Regulagem disponível: ajuste de ângulo e rotação do celular.

Suporte universal Multilaser Ac168

O Multilaser Ac168 é um

suporte para celular articulado

com ajuste automático das presilhas e bandeja ao tamanho do celular. Ele conta com haste móvel resistente, feita em plástico, e conta com a possibilidade de usar qualquer smartphone, já que suporta aparelhos de até 11 cm de largura (é usado, por exemplo, para aparelhos GPS). 

Ideal para quem busca design simples e possibilidade de uso diverso com a haste móvel e a regulagem para diferentes tamanhos de celular. 

Suas características são:

  • Ajuste de ângulo: 360°.

  • Fixação no veículo: ventosa com sistema de sucção que deve ser colocada no vidro.

  • Fixação do celular: por presilha, com ajuste automático a partir do acionamento de um botão.

  • Regulagem disponível: haste com regulagem de altura, ângulo, rotação e profundidade. 

Suporte por encaixe Geonav Essential SUP2B

O Essential SUP2B da Geonav é um

suporte para celular veicular

discreto que deve ser fixo nas grades do sistema de ventilação do veículo. Ele conta com presilhas ajustáveis para celulares largos, e suporta o peso dos aparelhos que chegam à largura máxima do suporte. É discreto e ideal para quem busca o uso do suporte que ocupe pouco espaço. 

É simples e para o uso diário por pessoas que não trabalham com a necessidade de uso do celular enquanto se locomovem com o carro. 

Tem como características:

  • Ajuste de ângulo: não possui.

  • Fixação no veículo: por meio de fixadores que devem ser colocados nas grades das saídas de ar do veículo.

  • Fixação do celular: por presilha, com abertura máxima de 8,5 cm.

  • Regulagem disponível: disposição para celular em vertical ou horizontal.

Pode dirigir com celular no suporte?

Se você está se perguntando sobre a legitimidade e legalidade de usar o celular no suporte, saiba que essa é a única maneira permitida por lei para o uso de smartphones enquanto se dirige. Porém, o motorista não deve manusear o aparelho enquanto dirige. 

O uso do celular com uma das mãos enquanto se manuseia o veículo em movimento caracteriza multa gravíssima. O motorista também não pode dirigir com fones de ouvido ou dividir a atenção entre celular e volante. 

Qual o melhor suporte de celular para caminhão?

A escolha para o suporte de caminhão deve considerar os mesmos parâmetros e necessidades da escolha feita para um carro. Os modelos apresentados servem tanto para carros como para outros veículos, como caminhões, vans e camionetes.

Como o caminhão é um veículo maior, que faz mais movimentos e é normalmente usado para o transporte de cargas pesadas, o ideal é o uso de um suporte estável e que possibilite a visão correta ao condutor, como o Baseus 360° e o CH356 da ELG, por exemplo.

Qual o melhor suporte de celular para moto?

O

suporte de celular para moto

é preso ao guidão ou haste do espelho da motocicleta (pode ser usado para bicicletas) por meio de presilhas ou sistema de parafusos que fixam a base do suporte no veículo. 

Em relação à fixação, os suportes para moto podem ser totalmente fixos, sem a opção de angular o celular, ou podem possibilitar o movimento para melhor ângulo de visão. Mesmo assim, todos estarão presos fortemente ao guidão. 

O material varia em plástico ou metais inoxidáveis. Para o uso na moto, o mais aconselhável são os de alumínio, pois garantem maior resistência às ações de uso e desgaste do suporte na moto (afinal, o suporte estará sujeito a vento, chuva, sol e poluição ambientes).

A fixação do celular se dá de duas formas: bolsa, em que o celular é colocado em um recipiente fechado; ou garra, em que o aparelho é fixo por presilhas que a escolha depende do gosto de cada usuário, mas suportes com bolsa protegem mais o celular e são à prova d’água.

Nesse ponto, um modelo é o TMAC Multiuso, que conta com carregador incluso, possibilitando a carga da bateria enquanto o celular está na moto. Ele é feito em alumínio e possui 4 garras que garantem mais estabilidade ao produto. Tem rotação de 360°, e deve ser fixo no retrovisor. É compatível com celulares de até 6 polegadas. 

Conclusão

O suporte de celular para carro e para moto possibilitam o uso do aparelho de forma correta enquanto se dirige ou pilota por vias públicas e outras rotas. Com o suporte correto é possível guiar-se por GPS e manter o aparelho em um bom campo de visão, sendo ideal tanto para o uso convencional quanto para atividades profissionais com o carro ou moto.

Veja suas necessidades, saiba as medidas do seu celular e realize a compra correta que facilitará o uso do smartphone no seu veículo.