Como carregar o celular mais rápido? Confira 8 dicas eficazes

Aprenda a acelerar o processo de carregamento do smartphone utilizando recursos simples e aumente a vida útil da sua bateria.

rich-text-image

Mulher conecta um cabo de carregador no celular

Para trabalhar, estudar ou para se divertir, na maioria das vezes, é preciso estar conectado. Por isso, é importante ter às mãos um

celular

capaz de oferecer todos os recursos necessários para a profissão, a vida pessoal ou a diversão. Mas, de nada adianta ter um aparelho bom se ele estiver sem carga ou demorar muito para carregar.

Então, aprenda, de uma vez por todas, como carregar rapidamente o seu aparelho e de quebra, aumentar a vida útil da sua bateria. Este guia lhe ensinará todos os passos necessários para você dispor sempre de um

smartphone

em pleno funcionamento. 

Desligue ou diminua as funções do celular

A primeira dica é, talvez, a mais eficiente para acelerar o carregamento da bateria de seu celular: desligue o aparelho ao colocá-lo para carregar. A lógica é simples, pois só de estar ligado o dispositivo já demanda energia. Por conta disso, desligá-lo pode ser uma forma eficiente de fazer com se sua bateria chegue aos 100% mais rápido.

No entanto, para muitos profissionais que dependem do

telefone

para trabalhar, desligá-lo pode não ser uma opção viável. Neste caso, o ideal é diminuir como puder o gasto de energia do celular. Isso pode ser feito da seguinte maneira: 

  • Fechando programas

  • Diminuindo o brilho da tela

  • Desligando o WiFi, os dados móveis e a conexão Bluetooth.

  • Colocando o aparelho no modo avião.

Use um cabo de qualidade

Para conseguir um carregamento eficiente, investir em um cabo de qualidade pode fazer a diferença. Por isso, na hora de escolher um

cabo carregador

para o seu celular, verifique alguns pontos:

Potência

Para saber se o conector é bom, observe a sua potência elétrica, medida em watts (W), sendo que uma boa potência de saída para a peça deve ser de pelo menos

20W

. Apesar desta medida ser uma boa taxa, muitos dos carregadores mais modernos alcançam números maiores, como 25W, 30W, 45W e até mesmo 100W.

Por isso, antes de comprar um cabo mais potente, verifique se o seu celular é capaz de aproveitar tamanha transferência de energia, ou seja, cheque se há compatibilidade. Esta informação pode ser vista na ficha técnica do produto ou no próprio

carregador

De maneira geral, a maioria dos carregadores atuais consegue modular a potência de saída conforme a energia de entrada da tomada, impedindo que o celular superaqueça ou carregue devagar demais.

rich-text-image

Cabo carregador de aparelho celular

Tire a capinha do seu telefone

Talvez você nunca nem tenha percebido, mas é possível que a sua capa atrapalhe o processo. Por isso, ao escolher

a capa ideal

verifique se ela é exatamente do tamanho e do modelo do seu aparelho, caso contrário:

  • Uma capinha mal encaixada pode impedir que haja uma conexão adequada entre o cabo carregador e a entrada do telefone. 

  • Qualquer distância pode influenciar no processo, mesmo se ela for de milímetros.  

  • O mesmo vale para recargas por indução, que podem ser influenciadas pelo material da capinha e pela distância do celular com o carregador.

  • Uma capinha pequena demais pode impedir a dissipação correta de calor e gerar um superaquecimento no celular, diminuindo a velocidade de carregamento.

Carregue na tomada

Outra dica fundamental para que a recarga do seu celular seja mais eficaz é, sempre que possível, realizá-la na tomada. Isso é importante porque um bom cabo é capaz de transferir mais energia para o dispositivo, já que a tomada elétrica de parede tem uma amperagem (A) maior do que de outras fontes de energia comumente utilizadas, como notebooks e carregadores portáteis.

  • Normalmente as tomadas elétricas têm uma corrente elétrica de 10 A, podendo chegar até mesmo a 20 A. 

  • Já as entradas USB conseguem transmitir de 0,5 A à 0,9 A.

  • Uma alternativa, em caso de muita necessidade, é utilizar uma entrada de seu computador. Neste caso, opte pela mais atual, a USB 3, que geralmente tem um detalhe azul.

Evite o carregamento sem fio

O

carregador sem fio

, ou conhecido também como

carregador por indução

é uma alternativa para carregar o telefone sem o uso de cabos. Ele funciona por meio de bobinas que geram uma carga magnética que abastece a bateria do celular.

Com isso, o usuário mantém a porta USB livre, permitindo a utilização de fones de ouvido ou outros conectores. Apesar de ser uma tecnologia nova e ter muitas vantagens, este tipo de recarga é um pouco mais lenta.  Ainda assim, esta opção é bastante popular entre quem possui

aparelhos de alto desempenho

.

Utilize o modo turbo

Muitos celulares atuais possuem um modo de recarga rápida, também conhecido como modo turbo. Para que ele funcione, no entanto, é preciso que o seu

carregador tenha potência

. Mas, não é só isso:

  • Verifique se o seu celular tem essa função. Geralmente ela pode ser ativada dentro das Configurações > Bateria do telefone.

  • Esse recurso modifica a potência de recarga do celular aumentando a velocidade de carregamento.

Tenha em mãos um Power Bank

As

Power Banks

, ou

bateria externas

, podem ser muito úteis para manter seu celular sempre carregado. Este tipo de produto garante um carregamento mais lento, porém mais potente, sendo ideal para um momento de necessidade:

  • As baterias externas mais modernas chegam a capacidades de até 20.000 mAh, conseguindo carregar até mesmo mais de um aparelho por vez.

  • Geralmente possuem diferentes entradas, como uma mini-USB, para aparelhos antigos, uma USB-C para atuais, e uma Lightning, para iPhones.

  • Os carregadores portáteis podem ser carregados tanto na tomada quanto em notebooks e computadores, conseguindo manter a carga por vários dias ou semanas.

rich-text-image

Mulher conecta cabo de carregador portátil em um celular

Não deixe o celular carregando a noite toda

Diferente do que se acreditava antigamente, hoje as baterias podem ficar conectadas a noite inteira sem influenciar na saúde do produto. É que as baterias atuais, são feitas de íons de lítio e por isso, controlam bem a passagem de energia, os chamados ciclos:

  • As baterias dos smartphones têm, em média, uma vida útil estimada em 400 ciclos. Isso equivale a mais ou menos 1 ano e meio.

  • As baterias de hoje conseguem comprender se você a carregou até, por exemplo, de 0% a 50%, contabilizando apenas meio ciclo. 

  • Ainda assim, vale ressaltar, que não é ideal deixar o celular carregando a noite toda, porque danos no carregador ou no controlador de carga do aparelho podem fazer com que o dispositivo superaqueça.

  • Dentre os problemas mais comuns do superaquecimento está o estufamento da bateria, inutilizando o aparelho celular.

  • Apesar de raro, é possível que o aparelho pegue fogo, ainda mais se estiver próximo a superfícies inflamáveis.

Com essas dicas e avisos, agora você já pode ficar mais confiante sobre o que fazer para aumentar a capacidade do seu celular e a vida útil da bateria. A maior parte das dicas apresentadas aqui pode ser feita em qualquer dispositivo, já que são sugestões fáceis de serem implementadas no seu dia-a-dia.