Guia completo: descubra a melhor película para o seu celular

Os celulares têm papel importante na vida cotidiana da população em todo o mundo, pois centralizam uma série de atividades e são os responsáveis pela comunicação mediada entre as pessoas. Com uso constante e grande importância, é preciso proteger o aparelho para evitar problemas, como a quebra da tela. Para isso, a película para

celular

aparece como item indispensável para o uso seguro do aparelho.

Por mais que muitos celulares venham com tela reforçada com vidro anti-arranhões e com maior resistência (como os smartphones com Gorilla Glass, que dá maior proteção ao display do celular), a película é necessária para quem busca dar maior vida útil e tornar o aparelho mais resistente.

Pensando nisso, fizemos um guia completo para te ajudar a entender tudo sobre película para celular. O primeiro ponto é saber que há películas diferentes entre si, feitas em materiais com características próprias que influenciam na instalação da película e na proteção final para o

smartphone

.

Na sequência, você confere os diferentes tipos e modelos de películas para seu celular.

rich-text-image

mulher assistindo filme no celular

Qual é a película mais resistente para celular?

Ao saber os diferentes materiais em que as películas são feitas é possível considerar aquela que é mais resistente, ou seja, que garante maior proteção ao celular. Esse é um importante ponto para manter o aparelho mais seguro e conseguir prolongar seu tempo de uso, afinal, os smartphones funcionam por sistema touchscreen, em que a tela é submetida ao contato constante para o uso do celular. 

Assim, é preciso saber os tipos de película e o grau de proteção de cada material para escolher o melhor produto para seu celular. Entre as possibilidades, existem três tipos de películas de acordo com seu material.

Película de vidro

A

película de vidro

é uma das mais tradicionais e acessíveis presentes no mercado. Ela é rígida e deve ser colocada com atenção para ficar alinhada e centralizada no display do celular. A maioria das películas atuais são feitas em vidro temperado, material mais resistente contra quedas, arranhões e mesmo eventuais fissuras possíveis na tela do smartphone. 

Em sua instalação, a película de vidro é alinhada à tela e pressionada suavemente para ser encaixada. Pelo material e a forma de colocação, a película de vidro temperado tem menos chances de formação de bolhas entre a tela e o vidro protetor. Porém, há diferentes tipos de películas feitas de vidro.

Assim, é comum encontrar outras variações, como a

película 3D

, 5D e outros valores com essa indicação. As películas com essa qualificação se adaptam melhor à tela do smartphone, cobrindo todo o display e encaixando em telas com design maior. Ela acompanha a borda da tela do celular, e traz as mesmas linhas para ser melhor camuflada. 

Ao comprar uma película com a indicação D busque por marcas e a opinião de outros usuários, pois nem sempre um número maior significa mais proteção. Há, ainda, películas de vidro flexíveis, que misturam o vidro com um gel na composição do produto.

A película de vidro é indicada para quem busca proteção para o uso diário moderado com baixo custo, pois a proteção oferecida é suficiente para eventuais quedas e para o toque constante, evitando arranhões marcas na tela, e o preço é menor que as de outros materiais. 

Características:

  • Material: vidro e vidro temperado.

  • Instalação da película: simples e com encaixe simples.

  • Proteção: contra quedas ocasionais e arranhões de uso diário.

Película de hidrogel

Flexível e com alto teor de absorção a impactos, a

película de hidrogel

oferece proteção a impactos de alturas maiores ou mais frequentes, sendo indicada para quem faz uso intenso do smartphone. Claro, ela pode ser usada por qualquer pessoa, afinal, oferece grande proteção contra impactos e proporciona experiência fluida no toque com a tela, com menos riscos de travamentos que as de vidro (que causa problema de contato se são muito grossas). 

Em relação ao vidro, a película de hidrogel é mais difícil de instalar e tem preço mais elevado no mercado. Tenha isso em mente se você for o responsável por instalar a película, pois o processo deverá ser feito com cuidado para evitar bolhas e manter o alinhamento correto. 

Se você possui ou pretende adquirir um celular com bordas arredondadas e tela curva, que acompanha as bordas, a película de hidrogel é o tipo mais indicado e adequado, pois, por ser maleável, a camada protetora pode moldar-se no formato exato do celular. Tenha isso em conta e você pretende cobrir toda a superfície frontal do aparelho, para dar ainda mais proteção ao celular. 

Características:

  • Material: gel, hidrogel.

  • Instalação da película: mais complexa e feita aos poucos. Deve ser feita com calma para evitar bolhas entre a tela do celular e a película protetora. 

  • Proteção: contra quedas frequentes e de maior altura, ideal para quem faz uso intenso do smartphone. 

Película de cerâmica

Com tecnologia mais avançada em sua composição, a

película de cerâmica

oferece ainda mais proteção para o celular. Ela é flexível e mais resistente que as

películas

de vidro e hidrogel, e tem um diferencial: mantém a sensação de usar o celular sem a existência de uma película protetora. Devido a sua tecnologia, a proteção em cerâmica também garante maior brilho e nitidez na imagem.

A película de cerâmica é comumente feita em nitreto de silício (de fórmula química Si3N4), óxido de silício (SiO2) ou óxido de alumínio (fórmula Al2O3). Cada elemento tem suas características, e esse tipo de película pode conter variações nas quantidades de cada substância. 

Ao nível prático, o óxido de silício é usado por sua resistência e durabilidade, além de visual que confere brilho natural à tela e maior transparência. Já o nitreto de silício por resistir à abrasão, ou seja, ao uso contínuo e desgaste do tempo. O óxido de alumínio absorve impactos e confere proteção a quedas e choques físicos, além de manter a transparência para boa visibilidade da tela. 

A instalação é um pouco mais delicada que a de hidrogel, mas ainda é possível fazê-la você mesmo.

Características:

  • Material: cerâmica composta por diferentes níveis de moléculas de nitrato e óxidos.

  • Instalação da película: delicada e envolve paciência para alinhar e pressionar a película com a tela.

  • Proteção: resistente contra quedas frequentes e ao uso intenso. Resiste a arranhões e mudanças de temperatura, umidade e pressão, que poderiam afetar a aderência da película com a tela. 

Outras películas

Aqui já não estamos falando do material que tipifica as películas de celular, mas sim características visuais e anti-reflexo em alguns produtos. Mesmo uma variação específica de película, como a de privacidade, pode estar feita em distintos materiais, como vidro, hidrogel ou cerâmica. Assim, vale ressaltar as características desse tipo de variação.

  • Película de privacidade: a

    película privacidade

    tem tecnologia que possibilita a visão do celular apenas para quem está olhando diretamente para sua tela, evitando que pessoas estranhas possam ver o que você faz no seu smartphone. Pode ser feita dos distintos materiais, sendo as de cerâmica com o melhor efeito de proteção contra olhares externos. Está disponível para diversos smartphones, como a

    película privacidade iPhone

    .

  • Película fosca: tem textura com mais rugosidade e brilho atenuado. Além disso, melhora o efeito de reflexos formados por luzes externas, sendo recomendado para quem joga pelo smartphone

  • Película brilhante: proporciona maior qualidade de imagem e nitidez, mas está propensa a refletir luzes externas. É ideal para quem necessita de qualidade de imagem e está em ambiente propício para isso, como salas e locais com luz cômoda. 

Sabendo dos diferentes materiais que compõem as películas, podemos de fato responder uma opção para a mais resistente. Nesse caso, é a película de cerâmica, que resiste a quedas e golpes frequentes, não corre o risco de ter sua adesão comprometida pela umidade e temperatura e ainda é mais fiel à aparência e toque do celular sem película alguma. 

Qual a diferença entre película de gel e hidrogel?

Quando falamos de tipos de películas, não existe diferença entre gel e hidrogel. Ou seja, podemos usar os dois termos para fazer referência ao mesmo tipo de película para celular. O gel ou hidrogel é um composto formado por silicone líquido, ou resina, e tem a função de proteger mantendo a flexibilidade e alto teor de adaptação à tela do celular.

O que pode gerar confusão é a existência de películas de vidro flexíveis, que contém uma mistura de vidro e gel em sua composição. Ainda assim, a película desse tipo está classificada como de vidro.

Qual a melhor película de gel ou de vidro?

Ambas protegem o celular e podem ser instaladas pelo usuário. Cada uma tem suas características e não há, de fato, a melhor película entre as duas. A melhor escolha depende da sua necessidade, tempo disponível para a instalação da película e qual o uso que será dado ao celular. 

Assim, vale ressaltar as características de cada uma:

Vidro

  • Preço acessível.

  • Fácil instalação.

  • Resistência a impactos e arranhões.

  • Menos possibilidade de adaptação a telas curvas e bordas.

  • Ideal para uso moderado e cotidiano do smartphone.

Gel/Hidrogel

  • Preço acessível, mas mais elevado que as de vidro.

  • Instalação que exige atenção para evitar a formação de bolhas de ar e alinhar corretamente o produto.

  • Resistência e absorção a impactos, alta resistência a arranhões.

  • Adaptável a formatos distintos de celular e telas.

  • Ideal para uso moderado e cotidiano do smartphone e para uso intenso que necessite de muito contato e ofereça mais riscos ao aparelho.

Qual a diferença entre a película 3D e 9D?

Ambas são películas de vidro. A diferença está na tecnologia disponível, sendo a 3D anterior a 9D. A película 3D é mais simples, apresentando curva apenas na borda da tela, enquanto a 9D apresenta curvatura em todas as direções, o que garante maior adesão da película ao celular e, consequentemente, maior proteção. 

Conclusão

As películas servem para proteger seu celular e aumentar a vida útil e a segurança no uso do smartphone. Feitas de vidro, hidrogel ou cerâmica, as películas são indispensáveis para o uso do celular nos dias de hoje, ao garantir resistência e proporcionar o uso de forma mais tranquila. Veja suas necessidades e encontre o modelo que melhor irá proteger seu celular.