Guia completo para comprar AirPods em 2023: conheça os modelos

Ouvir música através de fones de ouvido é uma atividade presente há anos, que proporciona comodidade e também respeito ao espaço sonoro de outras pessoas. Com os avanços tecnológicos de conectividade, é possível usar fones sem fio, que proporcionam maior mobilidade e conforto para realizar diversas tarefas sem a preocupação com cabos conectados a smartphones e computadores. 

Entre os produtos mais avançados e com qualidade de áudio, encontramos os

AirPods

.

 Os AirPods são os fones sem fio da Apple. Além de alta qualidade sonora, os AirPods também oferecem recursos exclusivos como parear aparelhos ou compartilhar áudio entre os fones para quem usa os produtos da marca, ou seja, para quem conecta o AirPod com um Macbook,

iPhone

ou iPad. 

Atualmente, é possível encontrar 5 modelos para venda no Brasil, com uma diferença entre o mais barato e o preço mais elevado, que pode custar 5 vezes o valor do modelo mais econômico. Pensando em detalhar os produtos e ajudar você na escolha do melhor fone para suas necessidades, apresentamos o guia completo para comprar AirPods em 2023.

rich-text-image

garota com airpods

Na sequência você confere os modelos e as especificações de cada um.

Quais são os AirPods que existem?

Tudo começa com o AirPod original, lançado em 2016 e que acompanhava o

iPhone 7

. Porém, esse modelo já não é fabricado e não segue disponível para compra, tanto que não aparece como opção no próprio site oficial da Apple. Assim, os modelos de AirPods disponíveis são os que você confere na sequência.

AirPods 2

Lançados em 2019, os

AirPods 2.ª geração

vieram para substituir o modelo lançado em 2016. É o modelo mais básico e foram os primeiros a usar um chip especial desenvolvido pela empresa para fones de ouvido, o Apple H1, que proporciona ativação da assistente pessoal Siri por comando de voz com o próprio fone. 

Os

AirPods 2

possibilitam o pareamento por Bluetooth 5.0, que diminui a latência e erros de conectividade com os aparelhos Apple. O fone tem capacidade para até 5 horas de reprodução contínua de música, e é uma opção barata para quem busca alta qualidade sonora e a tecnologia disponível em eletrônicos da Apple.

Este é o modelo mais simples em circulação, não apresenta resistência à água e suor, e carece de funções como Áudio Espacial, que muda a percepção e experiência de quem usa os fones enquanto ouve música. 

Características

  • Dimensões (altura x largura x espessura) e peso: 40,5 mm x 16,5 mm x 18,0 mm e 4 g.

  • Bluetooth: 5.0.

  • Sensores: sensor de toque duplo (ativa funções com 2 toques), acelerômetro com detecção de voz e movimento.

  • Controles: toque duplo para atender chamadas, trocar e reproduzir músicas. Controle de voz conectado à Siri.

  • Estojo de recarga: Lightning com possibilidade de uso dos fones.

  • Bateria: autonomia para 5 horas de reprodução de áudio. Mais de 24h com o estojo de recarga.

  • Resistência à água e suor: não.

  • Compatibilidade: iPhone 5S ao 14 Pro Max. iPad mini 2 ao Pro de 5.ª geração. 

AirPods Pro 1.ª geração

Os

AirPods Pro

da 1.ª geração foram lançados no fim de 2019 e trouxeram a inovadora função de cancelamento de ruído ativo, o ANC, sistema que usa os microfones presentes nos AirPods para detectar e bloquear os ruídos externos. Somado a isso, há a opção de modo ambiente, em que o som externo pode passar os fones. 

Tem design intra-auricular, em que o fone é colocado no canal auditivo, o que reduz ainda mais o som externo. Esse tipo de encaixe fica mais firme nos ouvidos e proporciona a transmissão direta do som emitido pelos fones ao ouvido humano.

Este modelo de AirPods traz Equalização Adaptativa, em que os microfones funcionam como sensores que regulam as frequências conforme a posição em que se encontram os fones. Assim é possível se mover e manter a qualidade de detalhes em cada conjunto de frequências graves, médias e agudas nas músicas.

Os

AirPods Pro

(1.ª geração) trazem ainda a função Áudio Espacial que reproduz áudios em 360º através do monitoramento de sensores giroscópios presentes nos fones. A sensação é a de escutar o áudio com diferentes nuances, profundidades e intensidades. A experiência auditiva é ainda mais realista para filmes, séries ou shows, porém o recurso só pode ser usado em aparelhos com sistema iOS 15.1 ou superiores e tvOS 15 (para smart TVs da empresa).

Assim, a linha Pro traz fones com recursos avançados que proporcionam uma experiência realista e imersiva para filmes e músicas. É um fone recomendado para quem é mais exigente e busca mais recursos. Vale lembrar que os produtos Pro da 1.ª geração não são mais fabricados, mas podem ser encontrados em lojas confiáveis.

Características

  • Dimensões (altura x largura x espessura) e peso: 30,9 mm x 21,8 mm x 24,0 mm com 5,4 g.

  • Bluetooth: 5.0

  • Sensores: sensor de força (ativa funções conforme a intensidade do toque), acelerômetro com detecção de voz e movimento. Conta com 2 sensores ópticos responsáveis pelos modos especiais.

  • Controles: comandos a partir da quantidade de toques, alternância de modos mantendo pressionado. 

  • Estojo de recarga: Lightning com possibilidade de uso dos fones.

  • Bateria: autonomia para 5 horas de reprodução de áudio com modos Ambiente e ANC desativados. Com a ativação, o tempo de uso cai em 30 minutos. Mais de 24h com o estojo de recarga.

  • Resistência à água e suor: sim.

  • Compatibilidade: iPhone SE ao 13 Pro Max. iPad mini 4 ao Pro de 5.ª geração.

rich-text-image

airpods 2ª geração

AirPods Max

Os

AirPods Max

são fones voltados para quem busca conforto e maior qualidade sonora. Fazem parte do segmento de fones circo-auriculares, ou seja, de fones externos, com falantes com estruturas que envolvem a orelha. Lançado em 2020, reproduz áudios sem distorção através de seu motor de funcionamento, e conta com as mesmas funções presentes no modelo Pro, como ANC, Equalização Adaptativa e Modo Espacial. 

Não possui botão para desligar, e deve ficar no case sempre que não estiver em uso. Com design sofisticado, os

AirPods Max

são feitos em aço inox e tem almofadas confortáveis para uso prolongado, sendo possível através da bateria com autonomia para até 20 horas de uso contínuo para áudios. O fone conta com um botão circular que pode ser girado, o Digital Crown, responsável pelos comandos e ativação de funções. 

Conta com qualidade de alto nível e 8 microfones responsáveis pelo cancelamento de ruído e 3 microfones para a captação de voz (que também funcionam no modo de cancelamento de ruído)

Esse é o fone profissional e também com maior custo entre todos os AirPods.

Características

  • Dimensões (altura x largura x espessura) e peso: 187,3 mm x 168,6 mm x 83,4 mm com 384,8 g.

  • Bluetooth: 5.0.

  • Sensores: sensor de força (ativa funções conforme a intensidade do toque), acelerômetro com detecção de voz e movimento. Conta com 2 sensores ópticos responsáveis pelos modos especiais.

  • Controles: comandos a partir da quantidade de toques e giro do Digital Crown. 

  • Estojo de recarga: Smart Case com recarga Lightning. 

  • Bateria: autonomia para 20 horas de reprodução de áudio com modos Ambiente e ANC ativados. Funcionamento de 1h30min com recarga de apenas 5 minutos.

  • Resistência à água e suor: não.

  • Compatibilidade: iPhone SE ao 14 Pro Max. iPad mini 4 ao Pro de 5.ª geração. Modelos Mac Pro (2013) até o mais recente e modelos iMac do fim de 2012 até o mais recente (como são fones profissionais, são usados para produção musical e audiovisual através de computadores).

AirPods 3

Com quase todos os recursos especiais presentes na linha Pro, os

AirPods 3

formam a 3.ª geração de AirPods lançados pela empresa. Traz o avanço de funções em relação ao modelo de 2.ª geração, e conta com o sensor de pelo (no lugar dos sensores ópticos) que detectam quando o fone está na orelha do usuário. 

São fones recomendados para quem busca um produto de alta qualidade e versátil, com funções Pro e tecnologia de ponta. O controle de toque foi elaborado com um sensor mais sensível, que proporciona mais funções a partir da quantidade e força do toque. Assim, é ainda mais prático e cômodo mudar de música, pausar um áudio ou aumentar o volume nos fones. 

O que ficou de fora foi o sistema de cancelamento de ruído e o modo ambiente, presente na versão Pro anterior aos

AirPods 3

.

Características

  • Dimensões (altura x largura x espessura) e peso: 30,79 mm x 18,26 mm x 19,21 mm com 4.28 g.

  • Bluetooth: 5.0

  • Sensores: sensor de força (ativa funções conforme a intensidade do toque), sensor de pele.

  • Controles: comandos a partir da quantidade de toques e o tempo pressionado.

  • Estojo de recarga: estojo com recarga Lightning. 

  • Bateria: autonomia para 6 horas de reprodução de áudio com modos de som especiais ativados. 

  • Resistência à água e suor: sim.

  • Compatibilidade: iPhone SE ao 14 Pro Max. iPad mini 4 ao Pro de 5.ª geração. 

AirPods Pro 2.ª geração

Os fones da 2.ª geração dos

AirPods Pro

foram lançados no fim de 2022, sendo os mais recentes e tecnológicos fones da empresa na categoria intra-auricular (conceito diferente do empregado no AirPod Max). Os AirPods Pro 2 são os primeiros com o chip H2, com maior capacidade de processamento e funcionamento mais rápido que as versões anteriores. 

O modelo traz avanços nos modos especiais, com ANC que bloqueia até o dobro de sons externos, além de um modo ambiente capaz de filtrar sons de alta intensidade e frequência, como sirenes e ruídos da rua. Conta com estojo melhorado, com alto-falante próprio e resistência à água, sendo também compatível com recarga sem fio no

carregador

MegaSafe.

Nos AirPods Pro 2 há sensor touch para controle de volume na parte lateral e ponta de silicone com novo design, que promete ainda mais aderência e conforto. Esses são fones para quem deseja o melhor que a Apple pode oferecer em tecnologia para fones intra-auriculares.

Características

  • Dimensões (altura x largura x espessura) e peso: 30,9 mm x 21,8 mm x 24,0 mm com 5,3 g.

  • Bluetooth: 5.3 (maior velocidade e qualidade na transmissão de dados e informações).

  • Sensores: sensor de força (ativa funções conforme a intensidade e quantidade do toque), sensor de pele, acelerômetro com sensores de detecção de voz e movimento.

  • Controles: comandos a partir da quantidade de toques e o tempo pressionado. Deslizar para cima ou para baixo para controlar o volume. 

  • Estojo de recarga: estojo com recarga Lightning e MegaSafe em opções diferentes. Estojo com alto-falante próprio que permite a reprodução de áudios. 

  • Bateria: autonomia para 6 horas de reprodução de áudio com modos de som especiais ativados. 

  • Resistência à água e suor: sim.

  • Compatibilidade: iPhone SE ao 14 Pro Max. iPad mini 4 ao Pro de 5.ª geração. 

Qual AirPod tem melhor microfone?

Uma opção é o AirPod Pro 2, devido ao seu sistema de microfones. Isso vale tanto para a qualidade de captação de áudio para chamadas e gravações, quanto para os demais microfones responsáveis por detectar ruídos externos e acomodar as frequências conforme a posição dos AirPods e o ouvido da pessoa. 

Assim, garante qualidade de áudio e o isolamento de ruídos externos, ou mesmo a filtragem de frequências com o modo ambiente. É o fone para quem busca qualidade em chamadas e gravações de voz e uma experiência auditiva imersiva com o isolamento de sons externos que atrapalham a escuta de músicas, filmes, séries, áudios e vídeos em geral.

Qual a diferença entre os de AirPods 2ª e AirPods 3.ª geração?

A diferença está na quantidade de recursos e qualidade de alguns componentes. Os AirPods da 3.ª geração têm maior duração de bateria e qualidade sonora melhorada, principalmente pela presença de recursos como Áudio Espacial e a Equalização Adaptativa

Além disso, o modelo da 3.ª geração tem senso táctil, que proporciona maior realização de funções com toques no fone. Ideal para quem busca o uso com mais praticidade e sem precisar usar o

celular

para isso. Conta também com resistência à água, que permite o uso seguro em corridas e práticas esportivas. 

Qual é melhor AirPods ou AirDots?

Os dois fones de ouvido apresentam suas qualidades e a escolha do melhor depende do usuário e em que

smartphone

será conectado. Para usuários Apple, AirPods são mais indicados pela compatibilidade e opção de recursos e modos especiais de som. Já os AirDots, lançados pela chinesa Xiaomi, são compatíveis com outros celulares, podendo ser usados em modelos com sistema operacional Android

No quesito autonomia de bateria, os AirDots apresentam uma autonomia de 10 h para tempo de uso. Já o AirPods conta com 6h de autonomia. Porém, os AirPods Pro 2, por exemplo, apresentam mais recursos e modos de isolamento de ruídos externos que funcionam com eficiência e tecnologia. 

Outro detalhe está no preço. Os AirPods custam mais que os AirDots. A escolha depende, de fato, das suas necessidades e do uso buscado para o

fone de ouvido

.

rich-text-image

airpods max

Conclusão

Com sistemas inovadores de reprodução de som e tecnologias capazes de isolar ruídos e regular frequências de forma automática, os AirPods são fones de ouvido pensados para quem busca experiência audível. Com modelos distintos, é possível escolher do fone mais básico até o com a maior quantidade de funções extras, mantendo a qualidade de som e confiabilidade presente nos produtos Apple.