Como saber as medidas dos pneus

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Homem observa pneu de carro em uma loja

Os pneus são as únicas peças de contato de um carro com o solo e, por isso, é um dos seus componentes mais importantes. O bom estado de conservação deles ajuda a impedir o desgaste prematuro das peças, manter a média de consumo de combustível e conservar os padrões de segurança do veículo.

Isso vale tanto para quem usa o carro para lazer, como para o trabalho. Seja qual for o caso, investir em um

jogo novo

é diminuir o risco de ficar parado e perder corridas, reuniões de trabalho ou aquela diversão dos dias de descanso.

Ter pneus bem conservados também é uma exigência legal. Ao ficar com alguma das rodas, incluída a do estepe, fora dos padrões, comete-se uma infração grave sujeita a multa, perda de 5 pontos na carteira e retenção do veículo, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

A legislação obriga que  a ranhura do

pneu

deve ser de até 1,6 mm, a mesma espessura de uma moeda de um real. O objetivo é manter a máxima aderência na pista e promover a segurança de quem está dentro do carro e fora dele.  

Sabendo disso, os próprios fabricantes deixam as suas marcas na mesma altura para indicar a hora de tocar os pneus. Se as letras já estão aparecendo, o pneu está careca.

Escolher um pneu novo envolve muitos outros aspectos e por isso, este guia apresenta todas as informações a considerar na hora de trocar o pisante do carro. Veja o que os fabricantes de carros e pneus recomendam para selecionar a melhor opção e continuar a dirigir com qualidade e segurança.

Que medidas de pneus posso usar?

A medida do pneu depende do carro. Isso porque é a montadora que fabrica os sistemas de amortecimento, suspensão e segurança onde ficam apoiados os pneus. Logo, é ela que define se é possível ou não mudar as medidas dos pneus.

Normalmente essa informação pode ser encontrada no manual do veículo e ainda, em uma das etiquetas das portas do motorista ou do tanque de combustível. Também está disponível nos sites dos fabricantes de carros e pneus. É preciso seguir as regras, sob pena de afetar o carro nos seguintes aspectos.

  • Durabilidade: peças da suspensão ou do amortecimento podem ficar mais desgastadas com o tempo, levando à troca prematura de peças e pneus.

  • Consumo: pneus inadequados podem levar a maior gasto com combustível, já que a aderência não é a prevista nas medições padrão do fabricante.

  • Segurança: com o desgaste das peças da suspensão e do amortecimento, o carro pode ficar sujeito a quebras, principalmente em condições extremas.

  • Regulamentação: o veículo pode ser retido em uma vistoria se eles não estiverem de acordo com as especificações ou recomendações da marca.

  • Seguro: em caso de acidente, é possível que os danos não sejam pagos se o carro estiver com pneus fora dos tamanhos especificados pelo fabricante.

Se a intenção for comprar um pneu para um carro modificado, certifique-se de que os reforços de estrutura estão de acordo com as medidas dos fabricantes e as determinações legais.

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Mulher sorri al lado de pneus em uma borracharia

O que significam as medidas de pneus?

As medidas dos pneus estão em um código de letras e números nas laterais, normalmente perto da marca ou do modelo. Nos carros de passeio e nos veículos comerciais leves, elas são divididas nos seguintes componentes:

Categoria

A marcação da categoria do tipo de uso do carro aparece geralmente nos pneus. Para descobrir, basta olhar a primeira/primeiras letras e consultar o seu/seus significados:

  • P: carro de passeio, mas pode incluir pick-ups e furgões pequenos.

  • LT: comerciais leves, como pick-ups e furgões médios e SUVs maiores.

  • ST: reboques e motorhomes.

  • XL ou HL: reforçados, como para veículos menores, mas pesados, ou com grande capacidade de carga para seu tamanho.

  • C: caminhões, pick-ups, vans e furgões grandes.

  • T: temporário (estepe)

Nem sempre essa indicação está no pneu. Se não aparecer, é importante consultar o fabricante para confirmar se o modelo escolhido é apropriado para a atividade exercida. O uso de modelos fora das especificações põe o carro em risco.

Largura

Os três primeiros números são a largura do pneu, de ponta a ponta, em milímetros. Em modelos que não mostram a categoria, são a primeira parte. Portanto, se está marcado 205/55, a largura é de 205 milímetros, ou 20,5 centímetros.

Altura Lateral

Os dois números à direita da barra representam a altura do pneu do chão à emenda da roda. Não é, porém, o número exato e, sim, o percentual em relação à largura. Ou seja, se em um pneu está escrito 205/55, a altura é 55% de 205 milímetros, ou 112,75 mm.

Construção

A última letra indica o método usado para fabricar o pneu. Ele é definido pela forma em que as lonas compostas de fibras de borracha e metálicas que dão resistência ao produto foram colocadas pela marca, que pode ser:

  • R: radial, cujas lonas ocupam o espaço de uma borda a outra do pneu, o que dá maior durabilidade e versatilidade ao uso; dessa forma, é predominante entre carros de passeio. 

  • D: diagonal, em que as lonas são armadas de forma diagonal, preparadas para o peso; os pneus têm melhor custo-benefício, mas hoje só são encontrados em carros mais antigos.

Ou seja, quando aparecem medidas de

pneu R15

, por exemplo, é um pneu radial com aro 15.

Aro

Os últimos dois dígitos da primeira sequência indicam o aro da roda, ou seja, o diâmetro, em polegadas, daquela roda. Sua dimensão é determinada pelo fabricante. Para saber quais são as medidas mais comuns e normalmente usadas no mercado brasileiro, veja a tabela de medidas de pneus abaixo:

Pneu R13

O

pneu R13

é o utilizado em carros compactos de entrada, principalmente os mais antigos, com rodas de ferro que ainda levam calotas.

Pneu R14

O

pneuR14

está em carros compactos de entrada mais novos e de linhas intermediárias e avançadas dos mais antigos, com rodas de ferro ou liga leve.

Pneu R15

O

pneu R15

é usado em carros compactos intermediários e avançados mais novos, com rodas de liga leve, e carros médios de entrada mais antigos.

Pneu R16

O

pneu R16

é utilizado em carros médios de entrada mais novos, SUVs compactos de entrada e pick-ups pequenas em versões intermediárias e avançadas.

Pneu R17

O

pneu R17

é comum em carros médios e SUVs compactos intermediários e avançados e alguns carros maiores. 

Índice de Carga

O peso que cada pneu suporta sai em uma segunda sequência presente em alguns modelos. São dois ou três dígitos que não indicam a capacidade exata, mas um código do fabricante. Por isso, se for necessário saber, consulte a marca. Em pneus para outros mercados, a marca máxima pode aparecer também em quilos.

Velocidade Máxima

A velocidade máxima do pneu é determinada por uma letra, que também é um código interno do fabricante a ser consultado com a marca. É importante lembrar que essa indicação não significa que se deva chegar à marca estipulada.

Calibragem máxima

O volume máximo de ar que um pneu suporta estará gravado em modelos importados para mercados como os Estados Unidos. É a quantidade de ar que ele aguenta. Para saber a calibragem indicada para um veículo, é preciso consultar o manual da montadora.

Fabricação

Alguns pneus trazem a data de fabricação, em uma sequência de quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, e os últimos, o ano. Por exemplo, se foi elaborado em 9 de março de 2023, deve sair 1023 (10ª semana de 2023). Os fabricantes recomendam não usar pneus com mais de cinco anos de fabricação.

Etiqueta do Inmetro

Os pneus fabricados no Brasil ou importados legalmente para o país trazem uma etiqueta do Inmetro. Ela certifica que o modelo foi avaliado pela autarquia e usa o mesmo design das etiquetas de consumo dos eletrodomésticos e dos carros. No caso dos pneus, a qualidade do produto é medida a partir de três aspectos:

  • Resistência ao Rolamento: calculada pelo consumo de combustível, que aumenta se o pneu ficar muito preso ao chão. Varia de A, a de menor resistência, a G, a de maior resistência.

  • Aderência ao Molhado: confirma a capacidade de os pneus manterem o carro no chão escorregadio e manter as distâncias de frenagem e a dirigibilidade em curva nos dias chuvosos. Possui ainda uma escala de A a G.

  • Ruído Externo: capta o barulho produzido pelo girar dos pneus no asfalto do lado de fora do veículo. Para carros de passeio, a menor das três escalas é até 69 dB, volume de uma conversa normal, e a maior, acima de 75 dB, equivalente a um aspirador de pó.

Como mostra este guia, os pneus trazem muitas informações para decidir pela compra de um modelo. Agora, é a hora de escolher a marca da confiança para continuar rodando com o carro por muito tempo.