Como saber quais os tipos de pneus mais adequados para meu carro

Conhecer o tipo de

pneu

adequado para seu carro é fundamental para uma dirigibilidade correta e conforto na hora de pegar na direção. Existem pneus mais adequados para quem anda somente em asfalto, pneus dedicados para terrenos irregulares e aqueles específicos para veículos maiores, que suportam mais peso. 

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Carro andando em pista

Saber qual o pneu para sua necessidade é sinônimo de conforto, segurança e economia no momento de dirigir. De forma geral, o pneu é um composto feito a partir de borracha natural e sintética, petróleo, poliéster e até mesmo aço. Esses componentes são calculados e colocados em proporções específicas para que o pneu tenha o desempenho correto para cada tipo de uso. 

Vale dizer que o pneu não está todo em contato com o solo, apenas uma pequena área de cada pneu toca o chão, e assim, o tipo de cada um vai influenciar na performance do veículo. Escolher corretamente fará o desempenho ser adequado, dado que não importa a qualidade do motor, do freio e de outros aspectos do carro, se o pneu usado não for o mais apropriado. 

Para saber o tipo de pneu adequado, é necessário conhecer as nomenclaturas e siglas específicas presentes em diferentes modelos. Por isso, separamos os diferentes tipos de pneus de carro e qual é a finalidade de cada um deles. 

Na sequência, iremos conferir em que grupos estão divididos e como algumas indicações mostram para qual finalidade cada pneu é aconselhável a ser usado. 

Quais são os tipos de pneus?

Os

tipos de pneus

estão divididos conforme o veículo e também de acordo com seu uso. Cada modelo de carro, camionete, moto ou caminhão tem um tipo de pneu específico. Essa informação se encontra no manual de usuário que vem junto com o veículo. Portanto, é importante ler e saber qual a medida e modelo ideal para o carro.

No manual também estão informações importantes, como a pressão que cada pneu deve ter e como devem ser feitas as revisões de geometria e balanceamento do veículo. Estar com o pneu certo e as calibragens corretas é sinônimo de segurança e conforto.

De forma geral, existem 3 tipos de pneus de carro mais comuns. Sendo 

  • Pneu On-Road ou Pneu Convencional: pneu projetado para o uso cotidiano no asfalto. É o tipo mais comum e está projetado para o melhor desempenho possível do veículo nesse tipo de pista. São pneus que têm maior área de aderência com o solo e estão projetados para melhorar o escoamento de água, fundamental para dias de chuva e pista molhada, em que há risco de aquaplanagem. 

  • Pneus Off-Road: são projetados para lama, estrada de terra e terrenos irregulares. Sendo feitos para terem os melhores resultados de estabilidade e frenagem, facilitando a adaptação do pneu em terrenos irregulares sem que haja deformidade além da esperada. É um pneu com banda de rodagem maior, com mais contato ao solo, sulcos profundos e maior carcaça (que é reforçada).

  • Pneu misto: é a união dos pneus on-road e off-road, sendo projetado para um bom desempenho no asfalto e também em estradas de chão e terrenos irregulares. Tem maior resistência e visual distinto, porém aumenta o nível de ruído em velocidades altas no asfalto e exige maior consumo de combustível pelo automóvel. 

Além desses modelos, existem outros tipos como:

  • Pneu verde: pensados a partir da sustentabilidade, os pneus verdes são ecológicos e produzem menos ruídos, possuem mais leveza e têm maior durabilidade. Foram pensados para diminuir o consumo de combustível pelo veículo e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera. Contém ótimo desempenho em pistas molhadas com baixo risco de aquaplanagem. 

  • Pneu radial: essa categoria apresenta banda de rodagem com maior durabilidade, sendo indicada para velocidades elevadas. Tem alto desempenho nas curvas e ótima resposta para frenagem.

  • Pneu de carga: destinados para o transporte de cargas e a rodagem com maior peso. São pneus pensados para evitar acidentes e proporcionar a rodagem correta e segura para o tipo de veículo.

  • Pneu C: indicado para caminhonetes derivadas de carros (como Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada). Parecem com os convencionais, mas possuem maior resistência e aderência. 

  • Pneu Light Truck (LT): como indica o nome, para “caminhão leve” (tradução do termo em inglês light truck). É indicado para furgões e caminhonetes maiores, além dos utilitários esportivos, também conhecidos como SUV. Se o veículo não for utilizado para transporte de cargas ou de peso extra, não há problema em usar pneus convencionais. 

Qual é a diferença entre os tipos de pneus?

A diferença está no seu uso e na proporção dos materiais de composição. Os tipos de pneus foram projetados para um melhor desempenho em determinadas áreas de rodagem, ou seja, em que terrenos eles serão usados. 

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Homem trocando um pneu

Além disso, dentro das mesmas categorias de pneus, existem outras informações que indicam largura, altura e diâmetro. É o que ocorre com a numeração mais popular de 175/70 R13. Isso significa que o pneu tem 175 mm de largura e que sua altura equivale a 70% desse valor, conforme o site da marca Bridgestone.

 Atenção: estamos falando apenas do pneu e não de toda a roda, portanto, sendo somente a borracha que compõe o pneu.

Já o R13 indica que o pneu tem 13 polegadas de diâmetro. Lembrando que 1 polegada é equivalente a 2,54 cm. 

As nomenclaturas também podem variar, mas a função é a mesma quando falamos de tipos de pneu. Existem os HT (Highway Terrain), MT (Mud Terrain), AT (All Terrain), e SUV. De forma geral, é uma nomenclatura diferente para os tipos como On-Road, Off-Road, Misto e Radial.

Os pneus AT são projetados para andar em todos os tipos de terreno, com desempenho equilibrado. Os HT são para asfalto, enquanto os MT são para estradas de chão. E, por fim, os SUV, que são projetados para alto rendimento em estradas e rodagem em maior velocidade. 

Como saber se o pneu é para asfalto ou terra?

Basta ver a indicação presente no pneu. Se ele estiver indicado por HT, e, consequente, fizer parte da categoria On-Road, ele é um pneu indicado para asfalto. Isso significa que será um pneu menos largo e com sulcos menores, o que proporciona maior aderência e velocidade, além de produzir menos ruído. Os pneus SUV também são projetados para o uso em asfalto, suportando maior velocidade. 

Se o pneu for indicado para terra, terá a sigla MT, e fará parte da categoria Off-Road, o que significa que será um pneu maior, com sulcos mais profundos e mais largo, além de ter uma carcaça mais resistente e pensada para deformidades da superfície terrosa. 

O que é pneu de uso misto?

O pneu de uso misto ou AT é projetado para ambos os terrenos, ou seja, tem bom desempenho tanto no asfalto quanto na rodagem em terra. É recomendado para quem usa o carro frequentemente nestes dois terrenos. Por exemplo, alguém que viaja pelo asfalto e depois encara longos quilômetros de estrada de chão. 

Qual a diferença do pneu AT para HT?

A diferença está no uso indicado para cada pneu e, consequentemente, na construção e forma de cada um. Um pneu AT tem sulcos relativamente maiores que um HT, além de ser mais largo e propenso às deformidades do terreno em que irá andar. É, também, mais barulhento em altas velocidades no asfalto.

A sigla AT indica que o pneu está projetado para ser usado tanto no asfalto quanto na terra. A sigla AT vem do inglês All Terrain, que significa “todo-o-terreno”, sendo, portanto, um pneu mais versátil.

Já a sigla HT, do inglês Highway Terrain, indica que o pneu foi feito para rodar em asfalto, já que o termo em inglês significa “terreno da rodovia”, ou seja, o HT indica que o pneu foi projetado para ser usado no asfalto, e, portanto, terá correto rendimento neste terreno. 

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Banda de rodagem

O que significa 88t e 88h no pneu?

O número 88 indica a quantidade de peso que o pneu suporta, enquanto as letras T e H fazem referência à velocidade máxima suportada pelo pneu. 

O código 88 indica que o pneu suporta até 560 kg, conforme tabela de capacidade de carga de pneus do site Notícias Automotivas.

Já as letras indicam qual a velocidade máxima que o pneu suporta com correto funcionamento. A letra T indica que a velocidade máxima suportada é de 190 km/h, sendo indicado para carros de passeio familiar e carrinhas. Já a letra H indica que a velocidade máxima suportada é de 210 km/h, sendo indicado para sedãs esportivos e carros coupé. 

Conclusão

Existem 3 grandes categorias de pneus, todas projetadas para diferentes usos em diferentes terrenos. Há, também, especificações para usos com maior ou menor carga, e, ainda, existem números que indicam medidas, peso máximo e velocidade máxima suportada pelos pneus. Basta escolher o pneu exato para seu veículo e para o uso que ele terá na maior parte do seu dia. A escolha certa resulta em conforto e segurança ao dirigir.