Quer potencializar o seu som? Confira os melhores amplificadores para guitarras

Os amplificadores também são responsáveis por não só construir o timbre de um som, mas também dar vida e personalidade a ele. Este equipamento é muito utilizado em guitarras elétricas devido a sua captação da vibração das cordas tocadas.

rich-text-image

Diferentes tipos de amplificador

Talvez poucos saibam, mas as guitarras elétricas necessitam de um parceiro para funcionarem, o já conhecido amplificador musical, responsável por captar as vibrações das cordas e, assim, produzir som e melodias que reconhecemos de longe. Essa vibração, portanto, é transformada em sinal elétrico, que dá suporte às ondas acústicas.  

Fazendo parte, inclusive, da linguagem sonora de uma

guitarra

, o amplificador, assim como o instrumento musical, é diverso e pode ser encontrado em diferentes configurações; isto porque ele é múltiplo, podendo oferecer diferentes propostas, de acordo com o estilo musical e modelo de guitarra. Logo, pode-se dizer que há categorias e subcategorias dessa peça. 

A seguir você vê os melhores amplificadores, disponíveis no site do Mercado Livre, que se destacam por suas características, como tipologia, conectividade, potência e tecnologia. Confira! 

Por que comprar um amplificador?

Toda

guitarra elétrica

necessita de um amplificador, pois é a partir dele que conseguimos explorar toda capacidade musical do instrumento, já que é através dessa conexão que o verdadeiro som da guitarra é transmitido, e até de si próprio, enquanto músico. 

Além disso, esse equipamento oferece versatilidade, seja na hora de criar solos especiais e emblemáticos, ou quando precisar de uma alta qualidade de som. Inclusive, é responsabilidade do

amplificador

equalizar a potência do som e ampliar o seu volume, dispensando na grande maioria a presença de caixas de som. 

Melhores amplificadores de guitarra

Ao escolher um amplificador para sua guitarra, seja você um guitarrista iniciante ou já profissional, o desafio é sempre cheio de muitas dúvidas. E para fazer uma escolha certeira e eficiente do melhor equipamento, é necessário levar alguns critérios em consideração, como qualidade, conectividade, potência, tecnologia e marca. Tendo isso em mente, selecionamos os melhores amplificadores que atendem os critérios acima e que estão disponíveis no Mercado Livre. Veja abaixo. 

Amplificador Katana 100

  • O

    amplificador katana 100

    é do tipo combo, ou seja, é ideal para guitarristas iniciantes pela sua simplicidade e facilidade de uso. É conhecido por fornecer um som natural e próprio do instrumento.

  • Ele possui 4 canais, que proporciona tons musicais limpos e permite a reprodução de todos os estilos musicais. 

  • A potência de saída é de 100 W, especificação ideal para locais abertos e com grande quantidade de pessoas. Além disso, o equipamento possui classificação AB, que não esquenta tanto e é mais eficiente. 

  • O Katana contém 4 entradas, sendo elas: do tipo Jack 1/4", Ac in jack, Aux in jack, Power amp in jack, que são responsáveis por uma alta qualidade para gravação e transmissão. É um conector de saída do tipo Phones Line Out Jack, projetado para minimizar os ruídos da conexão. 

  • O amplificador Katana possui as seguintes dimensões: 530 mm x 248 mm x 484 mm, pesando em média 14,8 kg. 

rich-text-image

Amplificador preto com detalhes em prata

Amplificador Code 

  • O

    amplificador Code

    também é do tipo combo e é conhecido por ser um equipamento leve, mas também potente. 

  • Possui tecnologia transistor, ou seja, são alimentados por uma baixa corrente elétrica. 

  • O code possui apenas um conector de entrada do tipo jack 3.5 mm, que garante uma alta qualidade em gravação e transmissão de vídeo. 

  • A sua potência de saída é de 25 W, ideal para ambientes como casas e com pouca quantidade de pessoas. 

  • Este modelo possui o seguinte dimensionamento: 340 mm de altura x 350 mm de largura x 215 mm de profundidade e pesa 8 kg, aproximadamente. 

Amplificador Pathfinder 

  • O

    amplificador Pathfinder

    é um equipamento utilizado tanto para gravações quanto para uso doméstico, com som limpo e vibrante.

  • Do tipo combo, possui saída filtrada, ideal para gravações sem ter a preocupação de configurar os microfones. 

  • Contém potência de apenas 10 W, no entanto, possui desempenho em lugares abertos e com mais quantidade de pessoas.

  • O Pathfinder possui interruptor Clean/Overdrive que possibilita a alteração entre sons limpos e sujos.  

  • O equipamento possui as seguintes características: 17 cm x 38 cm x 28 cm, pesando em torno de 4,8 kg. 

Amplificado FLY

  • O

    FLY

    é um amplificador mini de dimensionamento de 17 cm x 10.2 cm x 12.6 cm e peso de 0.9 kg, com atuação na melhoria do som e melodia da guitarra. 

  • Ele é alimentado por corrente elétrica e bateria.

  • Possui apenas 2 canais que permite sonoridade limpa e a reprodução de todos os estilos musicais. 

  • FLY possui voltagem de 3W, ideal para uso doméstico. 

  • Ele está disponível na cor vintage, creme e preto. 

Amplificador Crush Mini

  • Para quem é fã de amplificadores personalizados e coloridos, além de leves e autônomos, o

    amplificador Crush Mini

    , da marca Orange, é uma opção.

  • Indicado para o dia-a-dia no estúdio, este modelo possui potência de saída de 3W e voltagem de 250 V, além de fornecer um som equilibrado, com qualidade e definição. 

  • Pesando menos de 1 kg, possui os seguintes valores de dimensionamento: 8,3 x 15 x 14,5 cm. 

  • Do tipo combo, possui apenas 1 canal e conector com entrada jack, que garante qualidade em gravações e transmissões. 

Amplificador Jornal Strike

  • Fabricado pela Borne, o

    amplificador jornal Strike

    é um modelo com acabamento polido, possui design moderno e portátil. Além de ser uma opção para os momentos de ensaio.

  • É um amplificador bivolt, que possui os seguintes valores de dimensionamento: 29 cm x 17.5 cm x 30 cm, pesando 3 kg. 

  • É acompanhado por uma potência de saída de 15W e 2 canais, responsáveis por transmitir sons limpos e reproduzir todos os gêneros musicais, sem interferências. 

  • Este modelo também pode ser encontrado nas seguintes cores: azul, laranja, london, preto, rosa, vermelho e água. 

  • Além disso, possui uma relação custo-benefício. 

Melhores marcas de amplificadores de guitarra

Não há dúvidas que a marca de um produto, seja ele qual for, pode definir sua qualidade e durabilidade, e essa premissa também se adequa aos amplificadores. Dessa forma, para te auxiliar na busca pelo melhor equipamento a longo prazo e que atenda todas as suas demandas, realizamos uma curadoria das melhores marcas que confeccionam os amplificadores e que também estão no Mercado Livre. Não deixe de conferir abaixo! 

Boss

A marca de

amplificadores Boss

está no mercado desde 1960, oferecendo produtos diversos, desenvolvidos ao longo do tempo e de qualidade, com produtos que trazem som limpo e cristalino, mesmo com o volume nas alturas. Além de equipamentos para guitarra, produz complementos para baixos e sistemas multi-uso. As séries da linha que mais fazem sucesso são a Katana,

Katana Mini

e a

Cube

Marshall

A

marca Marshall

é reconhecida por fornecer amplificadores de alta qualidade e com um timbre poderoso, sem distinção de gênero musical. Marshall é uma das principais escolhas de grandes nomes da música, sobretudo do Rock N’ Roll. As séries de maiores destaques são a

MS

e

Code

rich-text-image

amplificador marshall

Vox

A marca

Vox

é conhecida por fornecer amplificadores capazes de proporcionar som nítido, tanto nos estúdios quanto nos palcos, com a premissa de trazer equipamentos que atendem a necessidade de todos os tipos de guitarristas. Os amplificadores da marca são potentes, acompanhados de alto-falante e de alta qualidade, sendo os destaques a série

Amplug Blues

,

Bass

e

Metal

Como escolher o melhor amplificador de guitarra?

Para escolher um bom amplificador para sua guitarra é necessário, primeiramente, conhecer as variações do equipamento. Pois, só assim você saberá qual te atenderá melhor e qual é a mais adequada para o seu instrumento musical, de acordo com o modelo e nível de aprendizado. Sendo assim, se você é novato neste mundo, está iniciando agora como guitarrista e não sabe por qual caminho seguir, veja os diferentes tipos de amplificadores abaixo. 

Amplificador combo

Os

amplificadores combo

são indicados para guitarristas iniciantes. Eles possuem todas as finalidades e é muito fácil de ser usado, basta conectar sua guitarra ao aparelho e começar a tocar. Além disso, não é preciso fazer nenhum tipo de ajuste, o que o torna uma opção simples, mas eficiente. 

Amplificador Cabeçote

O

amplificador cabeçote

é um pouco mais difícil de se manusear, pois é preciso personalizar o seu uso. Ou seja, o guitarrista precisa fazer alguns ajustes de acordo com o que ele deseja alcançar com a música. Normalmente, este modelo é indicado para músicos mais experientes, por ser possível criar distintas variações de sonoridade. Para usar o equipamento, é necessário o conectá-lo a uma caixa de som, pois ele só possui as funções de potência e pré-amplificação.

Conclusão 

Neste artigo, você não apenas conheceu a diferença entre os amplificadores, como também as suas principais características, composição e informações, como tecnologia, potência e tipologia, que fazem toda a diferença quando conectados no instrumento. 

Além, é claro, de ter visto o quanto esse equipamento é necessário para alcançar o potencial máximo da guitarra. 

Melhore seu som e descubra quais são os

melhores captadores de guitarra

em nosso blog. 

E para encontrar esses e outros modelos, acesse ao Mercado Livre e encontre diferentes opções de

amplificadores de guitarra,

além de todos os acessórios que podem maximizar a sua performance.