As 6 Melhores guitarras semi-acústica para um alto investimento

As guitarras semi-acústicas são instrumentos versáteis e que tem como principal característica seu corpo oco, que resulta em um som mais natural. Se você atualmente está buscando adquirir esse instrumento, com alta qualidade e que requer um custo de investimento maior, confira as melhores opções disponíveis no Mercado Livre.

rich-text-image

Guitarra

As guitarras semi-acústicas são instrumentos conhecidos por sua estrutura mais oca, que proporciona um som mais suave e leve, perfeito para estilos musicais como blues e country.  Mesmo assim, os instrumentos conseguem entregar uma boa versatilidade, podendo ser combinados com equipamentos que geram efeitos e distorções aplicáveis em qualquer gênero musical.

Existem diversas opções, tanto para iniciantes, com custo acessível, quanto para experientes no mundo da música, que requerem um alto nível de recursos e aprimoramentos, o que consequentemente exige um maior investimento.

Por isso, nesse texto, vamos citar alguns modelos com um alto valor de investimento e também responderemos algumas perguntas importantes sobre o funcionamento dessas guitarras.

Por que comprar uma guitarra semi-acústica?

As

guitarras semi-acústicas

são muito parecidas com os modelos elétricos, com a maior diferença sendo a presença da caixa de ressonância. Nos modelos semi-acústicos essa região da guitarra é parcialmente ou totalmente oca, o que resulta em um som mais natural quando comparamos com outros modelos.

Essa característica faz com que as guitarras semi-acústicas sejam usadas por guitarristas que gostam de tocar músicas dos gêneros jazz, blues e country, pois as composições conseguem extrair mais da versatilidade do instrumento.

Outras vantagens da

guitarra

semi-acústica são:

  • A guitarra acústica pode ser tocada sem nenhum tipo de amplificação, o que facilita muito a prática em ambientes onde o som muito alto não é permitido, como apartamentos, por exemplo. Essa característica também é ótima para quem prefere tocar em ocasiões mais intimistas.

  • Mesmo tendo como característica um de tom mais rico e natural, as guitarras semi-acústicas conseguem oferecer uma grande variedade de sons, podendo chegar a frequências bem distorcidas e agressivas dependendo dos efeitos utilizados.

  • Para quem gosta de um visual que remeta os modelos clássicos, muitos modelos de guitarras semi-acústicas podem ser encontradas com visuais que lembram muito modelos de marcas lendárias como Gibson e Epiphone. 

Melhor guitarra semi-acústica para investir

Se você está com o intuito de investir em um instrumento de alta qualidade e nível, separamos abaixo cinco modelos de guitarras semi-acústicas que podem ser encontradas no Mercado Livre de alto padrão e qualidade.

Guitarra Semi acústica Ibanez Af95fm Ays Antique Yellow Burst

  • A

    Guitarra Semi acústica Ibanez Af95fm Ays Antique Yellow Burst

    é feita em maple com acabamento brilhoso, contendo cores em degradê. 

  • Ela também vem equipada com seis cordas e 20 trastes, oferecendo maior variedade de notas.

  • O seu corpo é oco com comprimento de escala de 628 mm, com pescoço mais fino com ponte fixa e 43 mm de largura de Nut.

  • Contém captadores Ibanez Super 58 Humbucker Alnico, que oferecem controles de volume, tonalidade e chave seletora de 3 posições.

Guitarra Tagima Signature Grace 70 de cedro white sparkle 

  • A

    Guitarra elétrica Tagima Signature Grace 70

    possui um corpo todo feito de madeira de cedro, trazendo leveza e, ao mesmo tempo, garantindo um som equilibrado.

  • O modelo possui um acabamento brilhante na cor branca, que traz elegância e sofisticação a guitarra para quem prefere modelos de apenas uma cor.

  • A guitarra vem equipada com dois captadores duplos que ficam localizados na ponte e no braço do instrumento e que produzem um som firme e potente.

  • Os controles de chave seletora entregam ao guitarrista a capacidade de customizar os captadores, o tone e o volume do instrumento.

Guitarra Semi Acústica Ibanez Af 75g Bkf

  • Ela vem equipada com seis cordas e 20, o que garante uma boa variedade de notas para o guitarrista.

  • O seu corpo é contornado com comprimento de escala de 628 mm, com pescoço mais fino e diapasões mais planos.

  • Oferece um som mais meloso, diferente da stratocaster, sendo ideal para a produção de jazz. 

Guitarra Ibanez AS Artcore AS53 semi hollow de sapele transparent black flat 

  • A

    Guitarra elétrica Ibanez AS Artcore AS53

    possui um corpo fabricado de madeira sapele, um material resistente e que, ao mesmo tempo, entrega um som rico em camadas.

  • Para quem prefere instrumentos mais discretos, o acabamento na cor transparent black flat traz um aspecto elegante e sofisticado à guitarra.

  • Ela conta com seis cordas e 22 trastes do tamanho médio, que entregam um maior conforto na hora de tocar.

  • A ponte do modelo é fixa e do tipo tune-o-matic, que facilita a afinação do instrumento e todo o processo de regulagem da altura das cordas. 

rich-text-image

guitarra semi-acústica

Guitarra elétrica Ibanez AS Artcore AS63 semi hollow 

  • A

    Guitarra elétrica Ibanez AS Artcore AS63 semi hollow

    é do tipo semi-acústica e tem um corpo escavado de madeira sapele, um material que entrega resistência,  durabilidade e um som rico.

  • Tem um acabamento muito elegante na cor verde, trazendo um aspecto sofisticado, mas, ao mesmo tempo, discreto, para quem prefere não chamar tanta atenção.

  • A ponte da guitarra é fixa e é do tipo tune-o-matic, que facilita na hora do guitarrista afinar o instrumento.

  • O modelo possui captadores duplos e controles de chave seletora para que a customização do som seja fácil durante as apresentações.

Guitarra PHX Eclipse AC-1 de tília vermelha verniz com diapasão de pau-rosa

  • A

    Guitarra elétrica PHX Eclipse AC-1

    tem um corpo leve, porém sólido feito a partir da madeira basswood. Um instrumento também conta com belo acabamento de verniz na cor vermelha. Sendo um modelo de entrada, com custo-benefício.

  • O braço da guitarra é parafusado ao corpo e é feito de madeira de bordo, que entrega resistência e um som limpo para um instrumento. 

  • Ela conta com controle de chave seletora para os captadores, tone e volume,  entregando uma grande autonomia e possibilidades de customização do som para o guitarrista.

  • O modelo possui dois captadores duplos chamados de humbuckers no braço e na ponte, garantindo um som forte e firme.

rich-text-image

guitarra vermelha

Qual o melhor captador para guitarra semi-acústica?

Os captadores são equipamentos importantes para quem quer extrair o máximo do som das

guitarras semi-acústicas

. Esses dispositivos são responsáveis por captar as vibrações das cordas e transformá-las em sinais elétricos que podem ser amplificados ou até modificados por outros efeitos sonoros à escolha do guitarrista.

Atualmente dois tipos de

captador

de guitarra se destacam no mercado:

  • Single Coil: são os tipos de captadores mais simples, formado por uma única bobina enrolada por um fio em um ímã. Eles entregam um som limpo e definido, mas também podem captar ruídos e interferências elétricas.

  • Humbucker: São captadores duplos agora formados por duas bobinas de fio enroladas em sentidos opostos. Isso faz com  o som produzido seja mais grave e encorpado, reduzindo ruídos e interferências. 

Qual a melhor corda para guitarra semi-acústica?

Não há uma resposta definitiva de qual é a melhor corda para as guitarras semi-acústicas, pois a escolha varia muito de acordo com preferências e o tipo de som que se deseja alcançar. É possível, no entanto, avaliar diferentes pontos para entender quais conjuntos de corda se aproximam das suas preferências.

 Vamos ver alguns deles abaixo.

  • Material: o material de composição das cordas afeta diretamente a durabilidade e sonoridade do equipamento. Existem cordas feitas de níquel, de aço de cobalto e de outros metais, cada um tendo uma sonoridade e resistência diferentes.

  • Calibre: trata-se da espessura das cordas, que afetam principalmente a dificuldade de tocar um instrumento e a sonoridade das notas.

  • Tipo de enrolamento: é a forma como as cordas são enroladas e pode afetar consideravelmente o estilo do som. Cordas com uma textura mais arredondada, por exemplo, possuem um som mais brilhante, enquanto cordas totalmente lisas são mais indicadas para quem busca um som mais vintage.

  • Marca: por mais que muitas fabricantes invistam em cordas de qualidade, é importante ter atenção e sempre pesquisar o histórico da marca e sua reputação no mercado antes de adquirir esse tipo de equipamento. 

Conclusão

As

guitarras semi-acústicas

são uma ótima opção para quem busca um instrumento que entrega um som de qualidade e uma grande versatilidade. Elas são recomendadas tanto para quem está iniciando no mundo da música quanto para músicos experientes que desejam adquirir um instrumento confiável para suas apresentações.

Por isso, nesse texto, além de explicarmos um pouco das características das semi-acústicas, também listamos alguns modelos com alto padrão de recursos, estruturas e potencialidade sonora, que requer um maior investimento.

Dentro do blog do Mercado Livre você pode descobrir tudo sobre os

melhores pedaleiras de guitarra

. Você vai tirar suas dúvidas da melhor maneira.

E todos esses modelos estão disponíveis no Mercado Livre, que possui os melhores preços e condições para você que está buscando um

instrumento musical

de qualidade.