As 5 melhores marcas de guitarras elétricas

As melhores marcas de guitarras elétricas apresentaram ao mundo modelos únicos e icônicos, conheça mais sobre estas marcas e sua história.

rich-text-image

Homem curtindo música com sua guitarra.

Ao ter um sistema de amplificação por ímãs e geração de campo eletromagnético, a guitarra elétrica funciona transformando a vibração das cordas em sinal elétrico, enviado pela guitarra para mesas de áudio, amplificadores, pedaleiras e outros sistemas de codificação de sinal. Desta forma, as possibilidades de modelos com corpo oco e sólido dá surgimento a modelos icônicos pertencentes às melhores marcas de guitarras elétricas.

Neste post, separamos 5 empresas referências no mundo das guitarras. Além de sua história, vamos falar sobre as características dos principais modelos e como eles aparecem para mudar a forma como pensamos, fazemos e escutamos música. Siga com a gente!

Que fatores considerar ao escolher uma marca de guitarra elétrica?

As boas marcas de guitarras elétricas são transparentes com o cliente em relação a todos os aspectos de seu instrumento. Assim, dará informações precisas sobre as madeiras utilizadas no corpo, braço e na escala do instrumento; sobre quais são os captadores, seja especificando o modelo ou informando o metal de seus ímãs; em relação às medidas e peso do instrumento; e de como é seu hardware e sistema elétrico. 

E, é claro, a qualidade de todos os materiais utilizados também indica quais marcas produzem instrumentos profissionais, intermediários ou de entrada. Assim, as melhores marcas são as que apresentam modelos com madeiras densas e com muito tempo de secagem, captadores de alta tecnologia, conexões internas com cabos organizados e uso de solda com maior pureza, além da notável sofisticação no desenho e acabamento. 

Por fim, vale ressaltar um ponto que deve ser levado em consideração: as melhores marcas são conhecidas pela produção de modelos topo de linha, mas isso não significa que marcas focadas em instrumentos intermediários ou de nível inicial não façam instrumentos de qualidade. Ao contrário, marcas intermediárias e de entrada nos fornecem bons instrumentos para sua proposta. Assim, também podem ser consideradas boas marcas. 

Qual a melhor marca de guitarra elétrica?

Essa é uma pergunta que não pode ser respondida com apenas um nome. Afinal, as melhores marcas focalizaram sua produção em instrumentos de diferentes categorias, que foram ícones em diversos estilos e marcados por uma sonoridade, visual e comodidade para tocar. 

Por isso, separamos 5 nomes que estão entre os melhores, com guitarras que agradam diferentes preferências tímbricas para vários tipos de música. Confira abaixo!

Gibson

Gibson

é um dos primeiros nomes citados quando falamos sobre história da guitarra e a construção de instrumentos de qualidade. Afinal, a primeira guitarra elétrica da história foi fabricada pela empresa, ainda na década de 30, com a busca literal pela amplificação e ressonância do som característico dos violões acústicos, com cordas de aço. Assim, é graças à marca que o mundo viu sua primeira

guitarra semi acústica

, a ES-150. 

Pouco tempo depois, na década de 1950, a empresa lança seu primeiro modelo de guitarra sólida, a

Les Paul

, feita em parceria com o guitarrista que acabou dando nome ao modelo. Ele já buscava experimentos com a criação de guitarra sólida desde a década anterior, e com o aperfeiçoamento de seu projeto e parceria com uma empresa consagrada como a Gibson (fundada em 1984) o modelo se tornou um ícone.

Porém, deixou de ser vendido durante quase toda a década de 60, quando cedeu espaço para a Les Paul SG, apenas como

guitarra SG

, que apresenta double cut em seu corpo (por isso, podemos encontrar modelos da década de 60 com a identificação Les Paul SG). Além disso, a empresa também é responsável por outros modelos de grande destaque, como a

Flying V

, a

ES 335

e a

guitarra Explorer

Fender

É provável que esse seja o outro nome que pode aparecer como opção ao falarmos em guitarras elétricas. Isso porque a Fender, empresa fundada por Leo Fender, é a responsável pela construção da primeira guitarra feita com corpo sólido, a

Telecaster

, que em seu lançamento era chamada de Broadcaster. Com construção característica, o modelo foi responsável por apresentar ao mundo o som pesado de instrumentos maciços.

Porém, é possível que outro modelo tenha se tornado um clássico ainda maior, sendo referência de design quando o assunto são as guitarras. A

Stratocaster

apresenta corte típico com double cut característico, além dos 3 captadores single coil e chave seletora de 5 posições que deixam o instrumento versátil para todos os estilos e variações tímbricas. 

Além desses 2 modelos, os mais clássicos da empresa, também se destacam a guitarra

Mustang

, a

Jazzmaster

e a

guitarra Jaguar

, que apresentam características próprias, como maior possibilidade de uso dos captadores. 

rich-text-image

guitarra jaguar fender

Ibanez

A

Ibanez

é uma marca espanhola fundada pelo luthier valenciano Salvador Ibáñez. A marca se dedicava à construção de guitarras espanholas, também conhecidas como guitarras clássicas (ou violão clássico no Brasil). Devido à grande qualidade e excelência na produção desses produtos, seus modelos eram vendidos no Japão pela companhia Hoshino Gakki. 

Porém, com a crise econômica de 1929, a empresa teve prejuízos e fechou em 1933. Sem guitarras para o mercado japonês, o importador Gakki decide fabricar seus próprios modelos de violão clássico sob a marca batizada de “Ibanez Salvador”, que, finalmente, passa a se chamar Ibanez nos anos 60. Essa é a marca que conhecemos hoje, com fabricação dos melhores modelos no Japão.

Com a compra dos direitos do nome, a Ibanez expande seu mercado para os Estados Unidos, com guitarras elétricas inspiradas em modelos clássicos. Porém, nos anos 80, a empresa fabrica modelos clássicos, como a

Iceman

, a

Ibanez Roadstar

. A fábrica também traz guitarras icônicas, como a

Ibanez JEM

, usada pelo guitarrista Steve Vai.

ESP

A ESP é uma empresa japonesa fundada em 1975, na cidade de Tóquio. Originalmente, era uma loja com foco na reparação de guitarras elétricas e fornecimento de peças para esses instrumentos, e figurava com o nome de Electric Sound Products (ESP). Porém, já em 1976, instrumentos em todo o mercado japonês, com modelos de

guitarra ESP

similares aos clássicos da Fender e da Gibson.

Em 1983 começou a vender instrumentos nos Estados Unidos e em 1984 e 1985 fez guitarras personalizadas para artistas de Nova York, com as réplicas dos designs de modelos clássicos já conhecidos de guitarras sólidas. Porém, anos depois e com um design mais próprio, é uma das marcas mais usadas por bandas de Heavy e Trash Metal, como Metallica e Megadeth. 

rich-text-image

guitarra super strato esp

PRS

Fundada em 1985 pelo guitarrista e luthier Paul Reed Smith, a

PRS

é uma marca de guitarras estadunidense com modelos inicialmente feitos para guitarristas locais. Com a qualidade dos instrumentos, feitos com madeiras exóticas, distintas das usadas por outras marcas, o nome ganhou rápida popularidade no país e, posteriormente, em todo o mundo. 

Os modelos costumam ter corpo e braço de Caoba, tampo de Arce, além da escala Pau Rosa. Outro fator característico é a marcação da escala, com formato de pássaros. Nos anos 90, a fabricação de corpos e braços numerados aparece para dar conta de uma maior demanda, mas ainda hoje o acabamento, montagem e polimento são feitos de forma manual.

Por último, é interessante saber que os modelos das linhas

PRS SE

são fabricados na Coreia do Sul e na Indonésia, diferente dos modelos topo de linha fabricados inteiramente na sede da empresa, nos Estados Unidos. 

Quais marcas de guitarras elétricas são historicamente icônicas?

Além das marcas citadas, também podemos destacar outras empresas com renome mundial pela qualidade de seus instrumentos, caracterizados por estilos e sonoridades únicas. Entre essas marcas, também podemos destacar submarcas que pertencem a outros nomes de maior importância, como ocorre com a

Epiphone

(Gibson), a LTD e a

Squier

(Fender).

No caso da Epiphone, a empresa já existia e era conhecida pela fabricação de guitarras acústicas, até ser adquirida pela Gibson. Ainda assim, traz modelos exclusivos, como a

Epiphone Casino

, modelo semi acústico com sonoridade única. 

Voltando a outras marcas destacáveis, podemos mencionar a

Gretsch

, com seus exclusivos modelos

Streamliner G2420T

e

Electromatic G5420T

, com corpo oco, captadores exclusivos, design característico e ponte tremolo da Bigsby. Outra marca destacada é a Yamaha, que apresenta qualidade em todos os seus instrumentos, e para guitarras traz o modelo

Revstar

como destaque. 

Quais recursos e tecnologia as melhores guitarras elétricas utilizam?

Os modelos mais destacáveis têm captadores com ímãs, fios e conexões de alta qualidade, independentemente do tipo ou modelo. Assim, você terá a melhor sonoridade para captação single-coil, humbucker, P90, Mini humbucker e outras variações que derivam desses captadores. O material de construção também terá influência, deixando o som mais aberto, aveludado, com realce em diferentes bandas de frequências. 

Com isso, também encontramos captadores ativos, com alimentação própria via bateria, o que gera um som mais pesado, encontrado em bandas de diferentes vertentes do Metal. Além da parte elétrica, devemos lembrar que todo o hardware é de alta qualidade, em que modelos de ponte flutuante ou tremolo apresentam boa resposta e não desafinam a guitarra. Por lógica, as tarraxas também são projetadas para manter o instrumento sempre afinado. 

Assim, podemos destacar os seguintes recursos e características:

  • Captação: os captadores das melhores guitarras usam ímãs de alta qualidade, compostos por misturas metálicas, geralmente de alumínio, níquel e cobre (o famoso Alnico). A diferença de concentração desses metais caracteriza timbres mais abertos ou aveludados, graças às frequências que se destacam. 

  • Tarraxas: importante para manter a afinação das cordas do instrumento, as tarraxas das melhores guitarras costumam ter sistema de travas para manter a corda na mesma posição, além de engrenagens que permitem o ajuste sutil e preciso da afinação de cada nota. 

  • Madeiras: as madeiras dos melhores modelos são as com melhores veios e estrutura mais uniforme, que permite a propagação de ondas de forma regular e ajuda a manter frequências e o sustain de cada nota tocada. Por mais que existam diferentes madeiras utilizadas para cada parte do instrumento, todas mantêm o nível de qualidade, secagem e resistência para cada busca sonora. 

  • Ponte: a ponte pode ser fixa ou flutuante (e semi flutuante), mas estará feita de forma detalhada e com o espaço exato para a regulagem dos carrinhos e a correta acomodação das cordas. Isso influencia na afinação e altura das cordas, o que implica na sonoridade e conforto no momento de tocar o instrumento. 

  • Trastes: de tipo jumbo ou mini-jumbo, os trastes das melhores guitarras estão corretamente alinhados e são feitos de metais resistentes, inoxidáveis e que podem durar por décadas. 

Conclusão

Com uma variação de modelos ampla, as grandes marcas apresentam guitarras elétricas de alta qualidade, com madeiras nobres e exóticas que produzem timbres únicos e característicos. Com componentes elétricos exclusivos, montagem e acabamento detalhados e visual único, cada modelo tem seu lugar especial na história desse instrumento.

Você já conhece as marcas, agora descubra as

melhores guitarras elétricas

em nosso blog do Mercado Livre e torne-se um rockstar. 


Então, se você procura por itens sofisticados de sonoridade única, busque pelas melhores marcas de

guitarra elétrica

e encontre o modelo ideal para seu orçamento e necessidades na lista de produtos do Mercado Livre. Confira promoções e encontre sua próxima guitarra.