Comparação das 5 melhores guitarras elétricas

Revolucionária, a guitarra elétrica permitiu a amplificação do som das cordas, dando mais alcance ao instrumento, o que possibilitou que mais pessoas pudessem ouvir o que a guitarra elétrica reproduz.

rich-text-image

Guitarrista tocando ao vivo

Com quase 1 século de existência, a guitarra evoluiu de diversas formas, com modelos semi-acústicos e de corpo sólido, que usam diferentes captadores e madeiras para a construção do instrumento. Além disso, empresas e marcas apareceram no mercado e lançaram seus próprios modelos. Porém, com muitas opções, pode ser difícil escolher qual o item certo. Por isso, separamos as melhores

guitarras elétricas

para você.

Assim, nesse post você vai encontrar 5 modelos que se adaptam às diferentes necessidades que temos como guitarristas, seja pela versatilidade sonora buscada ou pela relação entre preço e qualidade. Vale lembrar que separamos modelos de nível profissional, já que essas guitarras apresentam melhor qualidade sonora e de construção. Vem com a gente!

O que torna uma guitarra elétrica profissional?

Para ser considerada profissional, a

guitarra elétrica

deve ser construída com madeiras de qualidade e apresentar componentes de alto nível, como seus captadores, tarraxas e sistemas de condução elétrico (que fica na parte interior do instrumento). Além disso, modelos profissionais trazem acabamento sofisticado em todos os sentidos, seja pelo lustre usado no corpo ou pela atenção aos detalhes técnicos.

Abaixo, separamos alguns pontos presentes em

guitarras

profissionais.

1. Madeiras

As madeiras do corpo, braço e escala (diapasão) são fundamentais para a qualidade final e o sustain do som do instrumento. Assim, os modelos profissionais apresentam madeiras como Mogno, Maple, Alder, Cedro, Marupá e outras madeiras nobres para a confecção do corpo da

guitarra

.

Por outro lado, encontramos no braço madeiras como Mogno, Maple e outras espécies sólidas e densas, que permitem à guitarra aguentar a tensão das cordas de maneira adequada. Por fim, podemos encontrar escalas claras ou escuras, com madeiras como Rosewood ou Maple, além de madeiras nobres como Ébano e Pau-Ferro, que garantem conforto e estabilidade na execução das notas. 

2. Captadores

O

captador

pode ser considerado uma das principais partes do instrumento. De fato, é o coração da guitarra elétrica, dado que é responsável por transformar a vibração das cordas em sinal elétrico. Assim, nos modelos profissionais encontramos captadores de alta qualidade, feitos com ímãs responsivos e estáveis, que oferecem som com qualidade de harmônicos e presença.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de captadores, pensados para timbres próprios, que marcam os modelos mais icônicos do instrumento. De forma geral, encontramos captadores single-coil (tradicionais dos modelos Fender, com apenas uma bobina), os P90 (que apresentam uma bobina e fios de cobre de maior tamanho) e os humbucker ou mini humbucker (com 2 bobinas), que se encaixam em diferentes sonoridades.

No primeiro caso, a presença de apenas uma bobina deixa o som mais “estalado”, com o timbre característico das Stratocasters. Já os P90 acrescentam mais peso, sem perder a característica de som médio-agudo. Os Humbucker (típicos em modelos como Gibson Les Paul e SG) trazem sonoridade mais cheia e encorpada, com mais presença de graves, o que permite um som mais denso e pesado. 

3. Hardware

Quando falamos em hardware, nos referimos a todas as partes que não estão relacionadas ao uso da eletricidade para a produção do som. Assim, o hardware engloba as tarraxas, pontes, botões, chave seletora e itens extras (como alavanca da ponte em modelos móveis ou nos pequenos reguladores em modelos com micro afinação).

Na guitarra profissional, todos os componentes de hardware são de alta qualidade, seja pelo metal utilizado na ponte, sua construção milimétrica para parte, ou pelas tarraxas que seguram a afinação das cordas por muito tempo. 

4. Escala e trastes

Nos modelos profissionais, os trastes são retificados e regulados antes de sair de fábrica, para proporcionar um instrumento calibrado e pronto para ser usado em qualquer momento. A escala também é feita com precisão para não ocasionar problemas na execução das notas na guitarra, portanto, deve ser lisa e polida da forma adequada para o uso de cada madeira (afinal, há diferentes tipos de escalas).

5. Parte elétrica

Em todos os modelos profissionais, as conexões elétricas são feitas com cuidado para permitir a devida passagem de sinal, sem haver interferência externa. Assim, é comum encontrar os modelos com sua parte interna blindada (do conceito de gaiola de Faraday que evita a geração de novos campos magnéticos), além do uso de soldas de alto nível e fios devidamente acomodados.

As melhores opções de guitarra elétrica

Na sequência, separamos as melhores

guitarras elétricas

, pensadas para satisfazer diferentes demandas de sonoridade e timbre. Ainda assim, não é demais ressaltar que os modelos listados são profissionais, assim, tem peças de alta qualidade, construção detalhada e podem ser usados em diversas situações, como estudos, ensaios, gravações e apresentações ao vivo. 

Com isso, seu valor é mais elevado que modelos intermediários. Portanto, se você busca um modelo de alto padrão e que poderá te acompanhar para toda a vida, confira os modelos que separamos na sequência. 

Fender American Standard Stratocaster

Clássica, versátil e icônica, a

Fender American Standard Stratocaster

é um dos primeiros modelos existentes de guitarras elétricas. Ela tem um dos visuais mais conhecidos para o instrumento, e é popular graças a sua versatilidade, comodidade e qualidade sonora. Há diferentes versões lançadas pela marca, já que o modelo tem décadas de história e foi usado por grandes guitarristas, como Jimi Hendrix, David Gilmour, Eric Clapton e outros.

Ela conta com 3 captadores single-coil e chave seletora de 5 posições, o que confere a versatilidade tímbrica característica do modelo. Com ponte flutuante (bloco de metal e molas que tensionam toda essa parte), é possível realizar tremolos, deixando seu som ainda mais maleável. Enfim, esse é o modelo para quem busca uma guitarra para todos os estilos musicais. 

Características:

  • Captadores: 3 Fender Single Coil (há modelos com 1 mini humbucker na ponte)

  • Madeira do corpo: Amieiro (nos modelos mais recentes)

  • Madeira do braço: Bordo

  • Madeira da escala (diapasão): Bordo

  • Tipo de marcação da escala: bolinhas

  • Trastes: 22

  • Knobs: geralmente de cor branca ou creme

  • Controles: 3 knobs (volume geral e tons para as extremidades) e chave seletora de 5 posições

Gibson Les Paul Classic

A

Gibson Les Paul Classic

é o modelo profissional de alto nível, tendo destaque no mercado mundial desde os anos 50 e 60. O modelo Classic traz o melhor da marca para essa guitarra nos dias de hoje, mas também podemos encontrar variações, às vezes com maior custo (como as Tributo ou modelos signature) e às vezes com menor (como as Les Paul Standard)

Com design inconfundível, a Les Paul é uma das marcas da guitarra elétrica em todo o mundo. Conta com captação Humbucker

Gibson

e tarraxas Grover Rotomatics, que permitem a afinação do instrumento por muito tempo. Vale mencionar, ainda, que a guitarra está disponível em diferentes terminações como Azul, Vermelho, Preto Gold Top, Sunburst, entre outras. 

Características:

  • Captadores: 1 Burstbucker 61T (ponte) e 1 Burstbucker 61R (braço)

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Rosewood

  • Tipo de marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: dourados com refletores prateados no interior

  • Controles: 4 knobs (volume e tom para cada captador) e chave seletora de 3 posições

rich-text-image

guitarra eletrica gibson les paul classic

Ibanez PS120

Tendo a assinatura do lendário vocalista e guitarrista da banda Kiss, Paul Stanley, a

Ibanez PS120

é um modelo especial da

Ibanez Iceman

. No modelo específico (PS120), encontramos um produto com as melhores madeiras, hardware, sistemas elétricos e captação que a marca disponibiliza para essa linha de guitarras. Afinal, esse é o modelo usado por Paul Stanley nas apresentações com a banda. 

Ela é marcada pelo seu design único e extravagante, com a presença de dois captadores humbucker (da consagrada marca Seymour Duncan) e a construção que permite uma tocabilidade muito confortável. Ela é mais usada para músicas que permeiam o universo do Rock N’ Roll, mesmo que tenham timbre versátil e um som limpo, definido e brilhante. 

Características:

  • Captadores: 2 humbucker Seymour Duncan Modelo 59 (para ponte e braço) 

  • Madeira do corpo: Bordo

  • Madeira do braço: Ébano

  • Madeira da escala (diapasão): Okoume

  • Tipo de marcação da escala: retângulos 

  • Trastes: 22

  • Knobs: pretos 

  • Controles: 3 knobs (volume e tom individuais) e chave seletora de 3 posições

Gretsch G5420T

Robusta e semi acústica, a

Gretsch G5240T

é uma guitarra muito utilizada em bandas de Rock e Jazz, graças ao seu timbre aveludado e som cheio de harmônicos. Além disso, o modelo conta com uma exclusiva ponte tremolo Bigsby, que marca o visual e a versatilidade sonora com o instrumento. 

O modelo conta ainda com 2 captadores humbucker exclusivos, usados nas guitarras de marca. Assim, tem som bastante característico, típico do modelo. Ela é uma ótima opção para quem busca sonoridades cheias, tanto para o uso do som limpo quanto com efeitos e distorção mais presentes. 

Características:

  • Captadores: 2 humbucker Back Top Filter’tron

  • Madeira do corpo: Bordo

  • Madeira do braço: Bordo

  • Madeira da escala (diapasão): Pau-rosa

  • Tipo de marcação da escala: semicírculos na parte superior do diapasão

  • Trastes: 22

  • Knobs: prateados ou dourados

  • Controles: 4 knobs (1 volume e 1 tom para cada captador) e chave seletora de 3 posições

Epiphone SG 1961 Standard

Como tributo ao clássico modelo lançado pela Gibson logo após uma queda de vendas da Les Paul (no início dos anos 60), a SG Les Paul Standard (como era conhecida) de 1961 se tornou um dos clássicos do Rock. Com double cut, o modelo foi usado por diversas bandas e guitarristas icônicos, como Angus Young (AC/DC) e Tommy Iommi (Black Sabbath).

Porém, o modelo que apresentamos aparece como um dos top de linha da submarca da Gibson. Assim, a

Epiphone SG 1961 Standard

aparece com um preço mais baixo que o da marca maior, mesmo que seja bastante elevado para guitarristas intermediários. Esse modelo é feito em Mogno maciço, conta com 2 humbuckers e com corpo e braço finos, o que permite um confortável e fácil acesso às cordas. 

Características:

  • Captadores: 2 humbucker Alnico Classic

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Louro Indiano

  • Tipo de marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: preto com interior em prata refletivo

  • Controles: 4 knobs (1 volume e 1 tom para cada captador) e chave seletora de 3 posições

rich-text-image

guitarra eletrica epiphone standard

Que gêneros podem ser tocados com uma guitarra elétrica?

A guitarra elétrica pode ser utilizada em praticamente todos os gêneros musicais. Ela aparece com frequência e importância no Rock (e seus derivados), Pop, Reggae, Jazz, Blues, MPB, Sertanejo e tantos outros gêneros musicais. Isso se deve pela versatilidade que o instrumento tem, seja pela variação de timbres ou tipos de efeitos que podem ser adicionados ao sinal enviado pela guitarra. 

Quais são as características de uma guitarra elétrica infantil?

Como a

guitarra elétrica infantil

é pensada para o aprendizado de crianças pequenas, ela tem como características uma redução geral de seu tamanho. 

Assim, encontramos nos modelos infantis um corpo menor, menor braço, escala e hardware, além de cordas mais leves e a ergonomia necessária para que as pequenas mãos das crianças possam executar os movimentos de forma adequada no instrumento. Além, da confecção com materiais de qualidade inferior (já que esse tipo de guitarra tem fins de aprendizagem).

As melhores guitarras para profissionais

Com madeiras nobres de boa ressonância, captadores feitos com ímãs e condutores de qualidade, e hardware robusto e resistente, as guitarras profissionais aparecem como os melhores modelos que podemos encontrar no mercado. Assim, são responsáveis por diversas sonoridades e, com muitos modelos, podem ser usadas em todos os estilos musicais.

Interessado em conhecer outros tipos de violões? Descubra mais sobre o melhor

guitarra semi acustica

custo beneficio em nosso blog.

Não perca tempo! Acesse o Mercado Livre e confira os melhores modelos de

guitarra elétrica

para deixar sua música ainda mais detalhada e com som de alta qualidade.