Descubra qual a melhor guitarra Les Paul

Ícone entre os modelos de guitarra elétrica de corpo sólido e maciço, a Les Paul figura como um dos modelos mais populares do instrumento. É usada em diversos estilos musicais graças a sua qualidade e versatilidade. Confira os melhores modelos.

rich-text-image

Jovem tocando a guitarra eléctrica

Com mais de 70 anos de existência, a

Les Paul

(LP) é um dos modelos de guitarra sólida mais populares de todo o mundo, sendo um dos ícones de estilos como Blues, Rock e Reggae, além de símbolo de diversos guitarristas, como Slash, Jimmy Page, Gary Moore, Joe Perry, Ace Frehley, George Harrison, Carlos Santana, Bob Marley e tantos outros. E tamanha popularidade não é obra do acaso.

Isso porque a

guitarra Les Paul

apresenta formato ergonômico, com braço confortável, e timbre marcante e forte, com som preenchido graças aos seus captadores (Humbucker P90). Com isso, o modelo segue como um dos mais buscados para todo o tipo de música, seja para uso com timbres limpos ou carregados de efeitos e distorções. 

Contudo, desde seu lançamento pela marca

Gibson

, em 1952, até os dias de hoje, muitas outras marcas fizeram seus modelos de LP, com variação de design e características, se assemelham ou se distanciam dos modelos originais. Com isso, também encontramos guitarras com grande variedade de preço. Por isso, separamos uma lista com as 5 melhores guitarras Les Paul, com instrumentos selecionados para diferentes tipos de guitarristas.

Quais são as principais características das guitarras Les Paul?

A

Les Paul

é uma guitarra com visual icônico, reconhecida por qualquer guitarrista, e mesmo por pessoas que não têm tanta intimidade com o instrumento. Assim, seu corpo sólido com apenas um cut na parte inferior (com formas arredondadas no resto do corpo da guitarra) e topo arqueado aparece como principal característica estética.

Por outro lado, também podemos encontrar outras características que são típicas dos modelos LP. Claro, vale lembrar que, com a evolução da própria

guitarra

e a produção por outras empresas, algumas características clássicas são alteradas (como tipo de ponte número e tipo de captadores). 

As variações aparecem para dar ainda mais versatilidade ao modelo, que tem como características básicas.

Captadores 

A Les Paul é conhecida por ter captadores P90 ou Humbucker, caracterizados pela produção de um som com presença de harmônicos graves, que nos proporciona um timbre cheio e aveludado, versátil para muitos estilos. 

Braço

O braço costuma ser colado ao corpo, o que garante maior

sustain

das notas e estabilidade das vibrações sonoras em todo o instrumento. Ainda assim, encontramos modelos de braço parafusado, que costumam ter menor custo. 

Ponte

A ponte dos modelos Les Paul costuma ser fixa e do tipo Tune-o-Matic, o que garante melhor precisão e sustentação na afinação das cordas, mas não permite o uso de efeitos como o tremolo. Ainda assim, há modelos com ponte móvel e

Floyd Rose

, lançados pela Gibson e outras marcas.

Vale a curiosidade: o primeiro modelo, lançado por Ted McCarty e o guitarrista Les Paul, tinha ponte fixa do tipo trapézio, alterada depois para a clássica e conhecida Tune-o-Matic.

Corpo sólido

Uma das características mais marcantes é sua construção sólida, tradicionalmente com corpo de Mogno, uma madeira pesada e densa que confere um timbre cheio e robusto ao instrumento. 

Potenciômetros e chave seletora

A Les Paul apresenta 2 botões potenciômetros para cada

captador

, com ajustes para tom e volume. Todos os botões estão na parte inferior do tampo da guitarra (imagine que você está tocando ela). Já a chave seletora tem 3 posições (ativa o captador da ponte, ativa as bobinas centrais de ambos captadores, e ativa o captador do braço) e fica na parte superior. 

Peso

Por ser feita de Mogno e ser maciça, a LP costuma ser mais pesada que outros modelos, se considerarmos modelos clássicos e modernos, lançados há algumas décadas. Isso porque, nos modelos atuais, há uma compensação e retirada de partes da madeira embaixo do tampo, o que deixa o modelo mais leve e confortável para tocar em pé.

Sustain

Graças a sua construção com madeiras pesadas e braço colado, o modelo é conhecido por oferecer um notável sustain, que permite solos e acordes com notas de longa duração. 

As melhores guitarras Les Paul

Na sequência, separamos 5 modelos de guitarras Les Paul para você que deseja adquirir esse icônico instrumento. Mas, antes de seguirmos com a nossa lista, vale lembrar que separamos guitarras para atender diferentes públicos, assim, você vai encontrar modelos top de linha (como os lançamentos da Gibson) e aqueles modelos mais econômicos, mas que conservam a qualidade característica da LP. 

Gibson Les Paul Classic

Um ícone atualizado de forma constante, a

Gibson Les Paul Classic

é o modelo feito para guitarristas profissionais de todos os gêneros e funções em uma banda. Ela é um dos modelos mais caros que faz parte das linhas de produção para o público em geral (há modelos especiais e signatures). 

Com design clássico inconfundível, ela conta com captação Humbucker Gibson de alta qualidade, além de tarraxas Grover Rotomatics de alta tecnologia que mantém a afinação das cordas por muito tempo. Por fim, a guitarra está disponível em diferentes terminações, como Gold Top, Sunburst, Azul, Vermelho, Preto e outras cores.

Características

  • Captadores: 1 Burstbucker 61R (braço) e 1 Burstbucker 61T (ponte)

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Rosewood

  • Tipo de marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: dourados com interior e refletores prata

  • Controles: 4 knobs (volume e tom, 2 para cada captador) e chave seletora de 3 posições

rich-text-image

guitarra gibson modern les paul

Epiphone Les Paul Custom

Pertencente à Gibson, a

Epiphone Les Paul Custom

faz parte de uma gama de guitarras um pouco abaixo dos modelos Classic ou Standart que levam o nome da marca principal. Porém, isso é um detalhe quando falamos em qualidade de construção e sonoridade, já que as LPs Custom da Epiphone trazem timbres cheios, muita presença e são ideais para apresentações ao vivo, gravações, ensaios, estudo e todo tipo de uso. 

Tem top em caiobá, com 5 capas, o que garante mais resistência à guitarra (já que pode se adaptar melhor a mudanças de temperatura e umidade). Além disso, com seus captadores Probucker, a sonoridade nos remete às clássicas guitarras dos anos 50 e 60. Há variedades de terminação, como o Alpine White, Koa Natural e Ebony (com capa de níquel dourada para os captadores).

Características

  • Captadores: 1 ProBucker 2 (braço) e 1 ProBucker 3 (ponte)

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Ébano

  • Tipo de marcação da escala: quadrado

  • Trastes: 22

  • Knobs: pretos

  • Controles: 4 knobs (volume e tom, 2 para cada captador) e chave seletora de 3 posições

LTD EC 256

As guitarras LTD (e de sua submarca, a ESP) são marcadas pela sonoridade pesada obtida através de seus captadores. Isso não significa que os modelos não tenham timbres limpos suaves e agradáveis, mas mostra a possibilidade de uso dos modelos com distorções e efeitos pesados. 

Assim, a

LTD EC 256

aparece como uma opção para quem busca uma guitarra profissional, de alto ganho, porém com um preço menor que os top de linha da empresa. Seu corpo é em Bordo e Mogno, com braço colado e knobs que permitem a regulagem de volume (de cada captador) e do tom geral. 

Características

  • Captadores: 1 ESP Designed LH-150N (braço) e 1 ESP Designed LH-150B (ponte)

  • Madeira do corpo: Bordo e Mogno (há variações com uso apenas de Mogno)

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Jatobá assado

  • Tipo de marcação da escala: inspirada no trapézio, mas mais angulada

  • Trastes: 22

  • Knobs: pretos

  • Controles: 3 knobs (volume cada captador e tom) e chave seletora de 3 posições

rich-text-image

guitarra ltd ec series ec-256 les paul

Vintage V100

Pensada para guitarristas que buscam uma guitarra de qualidade sem precisar gastar tanto, a

Vintage V100

traz madeiras e captadores de qualidade, além de uma construção com design praticamente igual ao das LPs tradicionais (vale lembrar que a Gibson detém os direitos do modelo padrão). 

Com a V100 (e suas variações, como a AFD, feita em homenagem ao instrumento usado pelo Slash em Appetite For Destruction) é possível obter timbres quentes e com presença de graves e harmônicos importantes. Com braço colado, mantém o sustain que se espera desse instrumento. Por último, vale lembrar que a guitarra é feita na China. 

Características

  • Captadores: Humbuckers Wilkinson com variações conforme o modelo

  • Madeira do corpo: Bordo e Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Lignum Rosa

  • Tipo de marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: dourados (em alguns modelos com refletor prata)

  • Controles: 4 knobs (volume e tom, 2 para cada captador) e chave seletora de 3 posições

SX Les Paul EF3

A

SX Les Paul EF3

é um bom modelo para iniciantes, já que aparece com preço mais acessível e oferece qualidade. Pode ser usado por músicos iniciantes ou por guitarristas que necessitam de um modelo barato e com boa qualidade de som e construção. Ela possui braço colado, captadores Humbucker, ponte fixa e é feita em Mogno, ou seja, conserva as características clássicas para esse modelo de guitarra.

Seu design é levemente diferente do modelo clássico da Gibson (e da submarca Epiphone), com cut menos angulado e parte superior do corpo com curva menos arredondada. O modelo pode ser encontrado em diferentes terminações, como Transparent Wine Red (vermelho com flamed top) ou variações de sunburst.  

Características

  • Captadores: 2 Humbucker genéricos (ponte e braço)

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Rosewood

  • Tipo de marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: dourados (em alguns modelos com refletor prata)

  • Controles: 4 knobs (volume e tom, 2 para cada captador) e chave seletora de 3 posições

Como foi a evolução das guitarras Les Paul?

A

guitarra Les Paul

apareceu na década de 1950 como solução para quem buscava amplificar o som do instrumento para tocar com bandas. Com isso, os guitarristas também começaram a buscar diferentes sonoridades, alterando padrões elétricos responsáveis pela produção e emissão do som da guitarra. 

Porém, uma década antes do lançamento da LP, o guitarrista Les Paul já havia oferecido o projeto de construção de uma guitarra elétrica e sólida para a Gibson. E, depois do lançamento, a LP foi fabricada até o início da década de 60, onde deixou de ser produzida para dar espaço à SG. 

Porém, em 1968, a Gibson retoma a produção da Les Paul e traz atualizações e versões especiais até os dias de hoje. 

Por que escolher uma guitarra Les Paul?

A Les Paul é a escolha para quem busca um instrumento do mais alto nível, feito com madeiras de qualidade e captação que permite um som aveludado, com presença e bom nível de graves. Além disso, o modelo é conhecido pelo seu conforto, graças ao ângulo formado entre o corpo e o braço, que permite que as cordas cheguem ao

diapasão

com uma distância que exige pouco esforço do guitarrista.

Além disso, você deve escolher uma Les Paul se quiser ter em suas mãos um instrumento icônico que é sinônimo de versatilidade, já que sua construção e captadores permitem sons limpos e cristalinos ou pesados com saturação pelo ganho e volume. 

A Les Paul ideal para cada guitarrista

De forma geral, a Les Paul é um modelo de guitarra que pode ser usado por todos os guitarristas para tocar qualquer tipo de gênero musical. Porém, com os preços altos das guitarras de maior nível, como a

Gibson Les Paul

Classic, podemos encontrar outros modelos, de distintas marcas, que se adéquam melhor ao nosso orçamento e às nossas necessidades. 

Confira também as

melhores guitarras custo-benefício

em nosso blog. 

Por fim, de todos os modos, as guitarras Les Paul nos permitem estudar e ensaiar, tocar ao vivo e compor com qualidade de som, sustain, conforto para tocar e com um estilo único do modelo. Então, acesse agora mesmo o Mercado Livre e encontre os melhores modelos de

guitarra Les Paul

.