12 melhores jogos de sobrevivência para Xbox One

Não é exagero afirmar que os jogos de sobrevivência sempre tiveram um lugar especial no coração dos gamers. Afinal, quem pode resistir à adrenalina de ser lançado em ambientes inóspitos com recursos limitados e o constante desafio de se manter vivo? 

No

Xbox One

, é possível encontrar algumas das experiências de sobrevivência mais imersivas e envolventes do mercado. Zumbis famintos, ilhas desertas, planetas alienígenas e paisagens pós-apocalípticas fazem parte do reportório dos títulos disponíveis atualmente no console. 

E se você está buscando por um teste verdadeiro de suas habilidades de estratégia, gerenciamento de recursos e, acima de tudo, sua capacidade de sobreviver contra todas as probabilidades, confira a nossa lista com os melhores jogos do gênero para

Xbox One

.

Cada título oferece uma abordagem única para o gênero, seja através de dinâmicas inovadoras, narrativas envolventes ou multiplayer cooperativo que testa os limites da camaradagem e traição. 

rich-text-image

jogos de sobrevivência para Xbox One

Os melhores jogos de sobrevivência para Xbox One

This War of Mine: Final Cut

This War of Mine: Final Cut

é uma edição especial do popular jogo de sobrevivência. Ao invés de retratar o campo de batalha do ponto de vista de soldados, os jogadores são civis tentando sobreviver em uma cidade sitiada, lidando com a escassez de alimentos, medicamentos e constante perigo de atiradores e hostis saqueadores. 

Final Cut é a edição definitiva do jogo, trazendo todos os conteúdos anteriores, bem como novos cenários, histórias e um visual aprimorado. Uma das características notáveis do

game

é a tomada de decisões moralmente complexas que podem afetar o bem-estar e a moral dos personagens, tornando cada escolha significativa.

Grenn Hell

Ambientado na inóspita e imprevisível floresta amazônica,

Green Hell

é um verdadeiro teste de sobrevivência, onde é preciso enfrentar diversos perigos, como animais selvagens e doenças tropicais. E tudo acontece enquanto coletam recursos, constroem abrigos e ferramentas e navegam por um ambiente vasto e muitas vezes hostil.

Green Hell

se sobressai entre outros títulos pela ênfase na psicologia e sanidade do personagem principal. Conforme os jogadores avançam, não apenas enfrentam desafios físicos, mas também os efeitos psicológicos do isolamento e do ambiente extremo. Flashbacks e alucinações se entrelaçam com a realidade, criando uma experiência imersiva e, muitas vezes, perturbadora.

ARK: Survival Evolved Explorer Edition

Desenvolvido pela Studio Wildcard,

ARK: Survival Evolved Explorer Edition

se passa em uma misteriosa ilha pré-histórica chamada ARK, onde, desprovidos de qualquer recurso e nus, os sobreviventes devem aprender a caçar, colher, criar ferramentas, cultivar alimentos e construir abrigos. 

Explorer Edition amplia a experiência de ARK, incorporando todas as expansões e conteúdos adicionais lançados até o momento. Estas expansões introduzem novos ambientes, criaturas, desafios e histórias, levando os sobreviventes para desertos escaldantes, terras congeladas e planetas alienígenas. 

Subnautica

Subnautica

é uma grande aventura em mundo aberto. Situado no planeta oceânico alienígena 4546B, o jogador assume o papel de um sobrevivente de um acidente de nave espacial, o Aurora. Com recursos limitados, o personagem precisa mergulhar nas profundezas do oceano para coletar materiais, alimentos e água, enquanto enfrenta a fauna marinha cheia de predadores ameaçadores.

O jogo conta com diferentes biomas e ecossistemas para descobrir, cada um com seus próprios desafios e recursos. Além dos desafios práticos de sobrevivência, existe ainda uma narrativa secundária que desvenda os mistérios do planeta e do destino da tripulação do Aurora. 

rich-text-image

Subnautica

The Long Dark

The Long Dark

é uma experiência de sobrevivência imersiva que se passa nas vastas paisagens congeladas do norte do Canadá. Em vez de enfrentar criaturas sobrenaturais, a luta é contra o próprio ambiente e pelas condições implacáveis: frio extremo, animais selvagens, fome e doenças. Cada decisão, seja ela qual for, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A narrativa episódica do game, chamada Wintermute, segue o piloto Mackenzie na busca por sua ex-esposa Astrid após um acidente de avião. Mas além do modo história, The Long Dark oferece um modo de sobrevivência sem objetivo específico, em que o participante tenta sobreviver o máximo possível. 

Grounded

Uma das criações do  Xbox Game Studios,

Grounded

oferece uma perspectiva única: a de ser minúsculo em um quintal suburbano. Após um experimento misterioso, os jogadores se encontram reduzidos ao tamanho de um inseto e devem navegar por um ambiente agora vasto e perigoso, enfrentando diversas ameaças. 

Além da luta pela sobrevivência, há também um mistério sobre o experimento que causou a miniaturização, incentivando os sobreviventes a explorar e descobrir os segredos escondidos no quintal. 

DayZ

Criado pela Bohemia Interactive,

DayZ

se destaca por seu cenário pós-apocalíptico na fictícia nação pós-soviética Chernarus. O jogo coloca os sobreviventes em um ambiente devastado por uma infecção desconhecida que transformou a maioria da população em mortos-vivos. Para sobreviver, é preciso buscar alimentos, armas e outros recursos, enquanto enfrentam os zumbis.

A tensão em DayZ não se origina apenas das ameaças zumbis, mas também da interação com outros sobreviventes. A falta de qualquer sistema de comunicação formal e a possibilidade de perder tudo após a morte tornam cada encontro com outro jogador imprevisível e potencialmente perigoso. A necessidade de tomar decisões morais difíceis faz de DayZ uma experiência imersiva que explora os limites da humanidade em circunstâncias extremas.

State of Decay 2

Situado em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis,

State of Decay 2

aprofunda-se na gestão de recursos e na construção de comunidades, enquanto os sobreviventes enfrentam hordas de mortos-vivos e trabalham juntos para reconstruir a sociedade. 

Diferente de outros títulos de zumbis que se concentram principalmente na ação, State of Decay 2 enfatiza a estratégia, a tomada de decisões e a gestão de comunidades. As escolhas dos sobreviventes têm consequências duradouras, e a morte de um personagem é permanente. 

Resident Evil 4

Resident Evil 4

representa um ponto de virada significativo na famosa série de horror de sobrevivência. O jogo segue o agente especial do governo dos EUA, Leon S. Kennedy, em sua missão de resgatar a filha do presidente, sequestrada por um culto misterioso em uma aldeia rural na Espanha. Ao chegar à aldeia, Leon se depara com habitantes hostis, que foram subjugados por um parasita chamado "Las Plagas".

O quarto título da saga introduziu uma perspectiva de câmera sobre o ombro e um sistema de combate mais orientado para a ação, mantendo elementos de horror e tensão. Estas inovações não só revitalizaram a série, mas também influenciaram a direção de muitos jogos de horror que vieram depois. 

Rust

Criado pela Facepunch Studios,

Rust

coloca os jogadores em uma paisagem selvagem repleta de perigos que podem proporcionar desfechos trágicos. Começando apenas com uma pedra e uma tocha, os sobreviventes precisam caçar alimentos, construir abrigos e criar ferramentas e armas para se protegerem.

No entanto, o desafio mais significativo em Rust vem dos outros personagens que também tentam sobreviver. Em servidores online, a interação entre os jogadores pode variar de alianças temporárias e cooperação até conflitos brutais e traições. A falta de um sistema formal de governança ou regras encoraja uma dinâmica de "cada um por si", tornando a confiança um recurso valioso e raro.

Valheim

Inspirado na mitologia nórdica,

Valheim

se passa em um purgatório controlado por antigos deuses vikings. Na história, os jogadores assumem o papel de guerreiros caídos que devem provar seu valor aos deuses. Para isso, eles precisam explorar terras vastas, enfrentar criaturas míticas, coletar recursos, construir abrigos e desafiar e derrotar poderosos inimigos.

Com um sistema de construção detalhado, combate tático e um mundo vasto e misterioso repleto de segredos a serem descobertos, Valheim caiu no gosto popular no mundo dos games, tornando-se um dos títulos indie mais bem-sucedidos dos últimos anos. 

Raft

Raft

é um título de sobrevivência que oferece uma premissa única: os jogadores encontram-se à deriva em um vasto oceano, começando sua jornada em uma pequena jangada de madeira e contando apenas com um gancho de plástico. O objetivo é simples, mas desafiador: sobreviver aos perigos do mar, expandir e melhorar a jangada e, eventualmente, desvendar os mistérios do oceano. 

À medida que os sobreviventes progridem em Raft, a jangada pode ser transformada de uma simples plataforma flutuante em uma verdadeira casa no mar. O jogo também incentiva a cooperação em modo multiplayer, permitindo que amigos enfrentem juntos os desafios do oceano aberto. 

Qual é o melhor jogo de sobrevivência?

Escolher o melhor jogo de sobrevivência é subjetivo, e cada título oferece uma experiência única. No entanto, This War of Mine: Final Cut recebeu elogios significativos por sua narrativa carregada de emoção e tomada de decisão desafiadora, posicionando-o como um dos principais jogos da categoria.

Qual é o jogo de sobrevivência mais jogado?

Em termos de número de jogadores e reconhecimento global,

DayZ

tem sido consistentemente classificado como um dos jogos de sobrevivência mais jogados no Xbox One. Seu amplo mundo aberto, mecânica realista e interações multiplayer o tornam um favorito entre os entusiastas da sobrevivência.

Qual é o melhor jogo para jogar sozinho?

Para quem gosta de jogar sozinho, Subnautica é uma excelente opção. Seu rico mundo subaquático, enredo cativante e mecânica de criação complexa fazem dele a escolha ideal para quem quer se perder em um oceano vasto e alienígena.

Conclusão

Já deu para perceber que os jogos de sobrevivência para

Xbox One

se destacam pela capacidade de imergir os jogadores em mundos ricos e adversos. Esses títulos não apenas testam habilidades estratégicas e de tomadas de decisão, mas também oferecem narrativas profundas e ambientes que capturam a essência do que significa lutar pela sobrevivência contra todas as probabilidades.

Para todos os apaixonados por jogos que buscam expandir sua coleção ou para aqueles que estão apenas começando sua jornada no mundo dos videogames, não há melhor momento para mergulhar de cabeça nesse gênero emocionante. 

E lembre-se, seja qual for o jogo que você esteja buscando, o Mercado Livre tem muitas ofertas à sua disposição. Não perca tempo e encontre as melhores opções de games e consoles

Xbox

no aplicativo do Mercado Livre. Explore, compre e embarque em aventuras inesquecíveis.