Melhores notebooks para estudar em 2023

Descubra quais são os melhores laptops para estudar em 2023. São modelos com hardware avançado e bom custo-benefício.

rich-text-image

Homem utiliza notebook e headphone para estudar

Foi-se o tempo no qual para estudar, era preciso apenas de livros, cadernos, lápis e caneta. A tecnologia transformou tudo, inclusive a maneira de encarar os estudos. 

Agora, para estar em dia com os assuntos, seja escola ou faculdade, é preciso estar conectado e ter à disposição uma boa máquina, para ler, pesquisar e escrever sobre qualquer tema. Melhor ainda, se este dispositivo for também portátil

Neste caso, investir em um

notebook

para os estudos pode ser uma vantagem significativa para quem deseja sair à frente e aumentar a produtividade. Observe:

  • Permite acesso fácil a recursos digitais como livros eletrônicos, artigos científicos, vídeos educacionais e ferramentas de aprendizado online. 

  • Ajuda a realizar tarefas acadêmicas de forma mais rápida e eficiente. 

  • Por ser portátil pode ser facilmente transportado para qualquer lugar, seja em casa, na biblioteca, em sala de aula ou em viagens. 

  • Facilita o acesso a recursos de comunicação, como e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas de videoconferência, essenciais para interagir com colegas de classe, professores e participar de projetos.

  • Fica mais fácil se manter atualizado sobre as últimas tendências e atualizações em diferentes áreas de estudo, em blogs, fóruns, cursos online e plataformas de e-learning.

Claro, que isso pode variar a depender da rotina e das demandas de cada estudante. A boa notícia é que é possível encontrar diversos modelos de computadores portáteis que atendem a diferentes perfis e exigências. 

Para lhe ajudar nessa missão, veja este guia completo. Aqui você encontrará uma lista com os modelos mais buscados do mercado e todas as dicas a respeito do que levar em consideração antes de optar por um deles. 

Como escolher um notebook para estudar?

A rotina de estudos envolve uma série de atividades, que vão desde as mais básicas, como navegar na internet, às medianas, como utilizar aplicativos. Por isso, o notebook voltado para estudar deverá conter configurações que atendam a estas exigências sem apresentar falhas ou travamentos. Veja abaixo:

Desempenho

Ter um desempenho satisfatório é fundamental para o

laptop

servir para estudar. Por isso, fique de olho em alguns componentes, como processador, memória RAM e armazenamento interno.

  • No geral, um processador com pelo menos 4 núcleos, 4 GB de memória RAM e um armazenamento SSD de 128 GB a 256 GB é suficiente para atender tarefas básicas de estudo.

  • Para estudantes que necessitam criar ou editar imagens e modelos em 3D, é importante que o laptop conte também com uma placa de vídeo dedicada.

Bateria

Um notebook com boa autonomia é essencial para os estudos. Como uma das grandes vantagens do aparelho é justamente sua portabilidade, é importante garantir que o laptop não fique sem carga no meio das tarefas.

Conectividade

Observe se o notebook tem as entradas que você precisa. 

  • Por exemplo, alguns modelos hoje já vem com entrada USB-C, a mais utilizada nos celulares. 

  • Já outros possuem a entrada RJ 45, sendo capazes de se conectarem por cabo à internet. 10 modelos de notebooks bons para estudar

Os melhores notebooks para impulsionar o aprendizado são os que combinam os requisitos acima e entregam boas configurações e autonomia de bateria. Por isso, agora que você já sabe o que é importante numa máquina voltada para este fim, veja quais são os modelos de laptops para estudos mais buscados da página de Tendências do Mercado Livre Brasil. 

rich-text-image

Mulher faz anotações em uma biblioteca, enquanto utiliza um notebook

Qual é o melhor notebook para estudar?

O melhor notebook para os estudos é aquele que entrega exatamente o que você precisa e claro, cabe no seu orçamento. Por isso é importante analisar todos os detalhes da ficha técnica e avaliar o custo-benefício de cada dispositivo.

Depois disso ficará mais fácil escolher o computador portátil ideal para você. Para lhe ajudar nesta tarefa, observe a lista com alguns dos modelos mais buscados pelos consumidores, de marcas como

Acer

,

Asus

,

Dell

,

HP

e

Lenovo

.

Acer Spin 3

Leve, com apenas 1,42 kg, o Acer Spin 3 é um dos notebooks mais versáteis do mercado. Ele possui uma dobradiça em 360°, tela sensível ao toque e uma caneta digital, fazendo com que ele se transforme em um "

tablet

".

O dispositivo tem 8 GB de memória RAM, um SSD de 512 GB e um processador Intel

Core i5

-1235U, com frequência máxima de 4,40 GHz, capaz de realizar muito bem tarefas básicas e intermediárias.

  • Tela: 14" LED Full HD, touchscreen com IPS e proteção Corning Gorilla Glass, garantindo um visor resistente e com ótima visualização das informações.

  • Bateria: 3 células de íons de lítio com autonomia de 10 horas segundo o fabricante. O modelo conta ainda com uma carga ultra rápida, com 30 minutos de carregamento garantindo 4 horas de uso, segundo o fabricante.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth 5.1, 2 portas Thunderbolt tipo C (USB-C), HDMI, entrada para cartão de memória MicroSD, saída para fone de ouvido e leitor de impressão digital.

Apple MacBook Air (M1)

A Apple é conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, e com sua linha de notebooks não poderia ser diferente. O

Macbook Air

apresenta um ótimo desempenho, pois, além de seu SSD de 256 GB e 8 GB de RAM, ele conta ainda com o processador M1 da empresa americana, baseado na arquitetura ARM, exclusiva da Apple, que garante não só ótimo poder de processamento, como também economia de energia.

Sua tela é de Retina, com 13,3" polegadas, retroiluminada por LED, com IPS e resolução alta, de 2560 x 1600. As cores têm fidelidade e vivacidade, sendo uma boa opção para estudantes com foco em design e arte. 

  • É um dispositivo leve, pesando apenas 1,29 kg.

  • Bateria: células de polímeros de lítio de 49,9 Wh com autonomia de 18 horas, segundo a empresa.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth 5.0 e entradas Thunderbolt 3, USB 4, USB 3.1 e fone de ouvido.

Asus VivoBook X513EA-BQ2782W

O

Asus VivoBook X513EA

é um modelo que se destaca pelo ótimo custo-benefício para estudantes. O dispositivo apresenta um bom desempenho, com um processador Intel Core i5-11357 de 4 núcleos (de 2,40 GHz a 4,20 GHz), 8 GB de memória RAM e um SSD de 256 GB, garantindo rápida execução das tarefas diárias. O notebook ainda pode ser facilmente transportado, pois é leve e pesa apenas 1,8 kg.

  • Tela: 15,6" Full HD (1920 x 1080) com IPS e retroiluminação em LED e antirreflexo, garantindo uma boa visualização em qualquer ambiente.

  • Bateria: 3 células de íons de lítio de 42 Wh, com autonomia de 8 horas.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth 5.0, 1x USB 3.2, 1x USB-C 3.2, 2x USB 2.0, 1x HDMI, 1 x saída de fone de ouvido, leitor de cartão microSD.

Dell Latitude 3420

O

Latitude 3420

da Dell é um modelo que também apresenta um bom custo-benefício. Ele possui processador Intel Core i3-1115G4, capaz de atingir velocidades de 4,10 GHz, 8 GB de memória RAM e um SSD de 256 GB, garantindo um bom desempenho ao lidar com as tarefas diárias. 

Além disso, tem boa conectividade, já que além da

placa WiFi

, ainda pode acessar à rede por meio de cabo ou ao 3G/4G por um cartão SIM.

  • Leve, pesando apenas 1,52 kg

  • Tela: 14" HD (1366 x 768) com anti-glare, impedindo que a luz do sol atrapalhe a visualização.

  • Bateria: 3 células com 41 Wh com autonomia para 7 horas e tecnologia ExpressCharge que carrega até 80% em uma hora, segundo o fabricante.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth, 1x USB-C 3.2 com DisplayPort e Power Delivery, 1x USB 3.2, 1x USB 3.2 com PowerShare, 1x USB 2.0, 1x HDMI, 1x Ethernet RJ45, 1x headset, 1x microSD, 1x microSIM.

Dell Inspiron 15 3000 AMD Ryzen

O

Dell Inspiron 15 3000

é um notebook que entrega ótimo desempenho para lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Isso acontece porque ele possui um processador AMD Ryzen 5 5500U de 6 núcleos, potência de até 4,0 GHz, 8 GB de memória RAM e um SSD de 256 GB. O modelo ainda vem com uma licença do antivírus McAfee Live Safe de 1 ano.

  • Tela: Full HD de 15,6" (1920 x 1080) com WVA, permitindo boa visualização de diversos ângulos.

  • Bateria: 3 células e 41Wh e autonomia de 6 horas.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth, 1 porta USB 3.2, 1 porta USB-C 3.2, 1 porta USB 2.0, 1 porta para headset, 1 porta HDMI.

HP 250-G8 (6L5Q8LA)

O HP 250 G8 6L5Q8LA é um notebook que permite ao usuário rodar em dificuldades os programas mais comuns. O bom desempenho se deve ao processador

Intel

Core i5-1035G1 de 4 núcleos (até 3,60 GHz), 16 GB de memória RAM e um armazenamento de 256 GB SSD. Além disso, é um modelo leve, que pesa apenas 1,74 kg, com bom custo-benefício.

  • Tela: 15,6" HD (1366 x 768) com antirreflexo, facilitando a visualização das imagens.

  • Bateria: 3 células de íons de lítio de 41 Wh de longa duração.

  • Conectividade: 2x USB 2.0, 1x USB-C, 1x HDMI, 1x headset, 1x RJ45, 1x leitor de cartões.

Lenovo IdeaPad 3i 82MD0006BR

A linha Lenovo IdeaPad 3 é a sucessora da S145, que ficou bastante conhecida no mercado nacional graças à qualidade de seus produtos. O

IdeaPad 3i

, que pesa cerca de 2 kg, possui um bom desempenho, sendo ideal para usuários intermediários. 

Com um processador Intel

Core i7

-1165G7 de 4 núcleos, (de 2,80 GHz a 4,70 GHz), 16 GB de RAM e um armazenamento de 512 GB SSD, o aparelho deve rodar sem problemas até mesmo aplicações pesadas utilizadas em estudos.

  • Tela: 15.6" Full HD (1920 x 1080), com cristais líquidos TN e antirreflexo, permitindo um bom tempo de resposta e boa visualização.

  • Bateria: 2 células de 38 Wh, com autonomia para cerca de 4 horas.

  • Conectividade: 1x USB-C 3.2, 1x USB 3.2, 1x USB 2.0, 1x HDMI, 1x headset, 1x leitor de cartão de memória SD.

Lenovo IdeaPad Flex 5i

A série Flex do

IdeaPad

é, assim como o Acer Spin, um modelo leve (1,5 kg) e dobrável, podendo atuar tanto como um notebook, como um tablet. Isso acontece por conta da abertura de 360°. 

O modelo ainda apresenta um bom desempenho com um processador Intel Core i5-

1135G7

de 4 núcleos, que atinge uma velocidade máxima de 4,20 GHz. Ele conta também com 8 GB de memória RAM e um SSD de 256 GB, o que otimiza o desempenho da máquina.

  • Tela: 14" Full HD (1920 x 1080), com IPS e retroiluminada por LED, garantindo uma ótima visualização. Ela ainda é sensível ao toque.

  • Bateria: 3 células de 52,5 Wh com autonomia de 10 horas, segundo a Lenovo.

  • Conectividade: WiFi 5, Bluetooth 5.0, 1x USB-C 3.2, 1x Leitor de cartões, 1x USB 3.2, 1x HDMI, 1x USB 3.2, 1x Headset

rich-text-image

Jovem segura um notebook, enquanto usa uma mochila e um headphone num fundo rosa

Acer Aspire Nitro 5 AMD AN515-45-R0M5

O

Aspire Nitro 5

, modelo gamer da Acer, é um dos mais buscados da página de Tendências do Mercado Livre e não é à toa. Com uma placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce RTX 3050, o Acer Aspire Nitro 5 apresenta um ótimo desempenho, sendo indicado especialmente para estudantes que precisam trabalhar com imagens e vídeos.

Além da placa de vídeo, o notebook conta com um processador

AMD Ryzen 7

5800H (8 núcleos 3,20 GHz até 4,40 GHz), 512 GB de SSD e 8 GB de memória RAM, com um peso aproximado de 2,70 kg.

  • Tela: 15.6" Full HD (1920 x 1080), com IPS, antirreflexo e taxa de atualização de 144Hz. Perfeito para quem precisa de muita fluidez de movimento.

  • Bateria: 4 células de 57 Wh, garantindo certa de 9 horas de autonomia segundo o fabricante.

  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth 5.1, 3x USB 3.2, 1x USB-C, 1x RJ-45, 1 entrada de headset.

Samsung Galaxy Book 2

Esse modelo da Samsung alia design elegante e ótimo desempenho, tendo o poder de atender todas as necessidades de um usuário intermediário com facilidade. Com apenas 1,5 kg, o

Galaxy Book 2

possui um processador Intel Core i7-1255U (1.7 Ghz, até 4.7GHz), 8 GB de memória RAM e um armazenamento de 512 GB SSD. 

  • Tela: 15.6" LED Full HD (1920 x 1080), com antirreflexo, garantindo uma ótima visualização.

  • Bateria: Células de 43Wh de longa duração.

  • Conectividade: WiFi 5, Bluetooth 5.1, 1 HDMI, 1x USB 3.2, 1x USB 2.0, 2x USB-C, 1x leitor de cartão microSD, 1x jack de áudio, 1x RJ-45.

Agora que você já sabe quais são as características mais importantes para um notebook ser ideal para estudar e viu alguns dos modelos mais vendidos no mercado, já pode escolher o laptop perfeito para você. Lembre-se de que ele deve atender a todas as suas expectativas e necessidades para assim, lhe auxiliar nos estudos e aumentar o seu rendimento acadêmico.