Qual pneu escolher para o seu veículo?

Aprenda as diferenças entre pneus AT, HT e MT e saiba qual é o melhor para o seu veículo.

rich-text-image

Homem e mulher conferem qualidade de pneus em fábrica

O uso dos

pneus

corretos é fundamental para garantir a sua segurança, dos passageiros e das pessoas ao seu redor, e ainda, garantir a saúde do seu veículo. Além disso, pode evitar inúmeros problemas, como falhas em frenagens e sistemas eletrônicos de segurança, falta de aderência em curvas e pistas molhadas e baixo desempenho.

Isso vale para todos os tipos de veículos, a exemplo de

carro

s e

caminh

ões. É que as rodas são o único ponto de contato com o chão e por isso exercem influência direta no controle e na estabilidade. Sendo assim, é fundamental dar a importância devida à escolha dos pneus adequados. Mas antes de optar por um modelo é importante conhecer quais são principais tipos de pneus à venda no mercado:

Pneus All Terrain (AT)

Os pneus All Terrain são projetados para entregar bom desempenho dentro ou fora da malha urbana. É uma opção versátil, que serve para todos os tipos de terreno, indicado para motoristas que se deslocam tanto por pistas asfaltadas, como por estradas de terra e trilhas com lama e areia, por exemplo. 

Uma das suas principais características deste tipo de

pneu

é a banda de rodagem - aquela parte que fica em contato direto com o solo. Neste caso, ela possui design mais agressivo e robusto, com sulcos de borracha maiores e espaçados. Esses detalhes ajudam o veículo a ter uma tração maior em terrenos acidentados. Outros diferenciais são:

- Costumam ser bastante duráveis, já que são projetados para resistir a condições de estrada adversas, sendo resistentes a impactos, cortes e perfurações.

- Embora sejam feitos para rodar nos diversos tipos de terreno, estes pneus oferecem uma dirigibilidade confortável, minimizando ruídos e vibrações. 

- Os sulcos conferem um escoamento de água eficiente, fazendo com que esse pneu tenha boa aderência também em pistas molhadas.

- Podem ser usados em diversos tipos de veículos, sejam picapes, SUVs e até mesmo em alguns carros de passeio.

Pneus Highway Terrain (HT)

Os pneus Highway Terrain são mais convencionais e voltados ao asfalto. Significa dizer que são ideais para ruas, avenidas e rodovias, não sendo indicados para estradas de terra e acidentadas. São bastante conhecidos por oferecer uma condução suave e confortável, minimizando ruídos e vibrações. Outras características da categoria são:

- Banda de rodagem formada por blocos menores e mais apertados, conferindo melhor aderência e estabilidade aos veículos em superfícies secas.

- As ranhuras e canais de escoamento desse tipo de pneu ajudam a expulsar a água e reduzir o risco de aquaplanagem em pistas úmidas.

- São projetados para serem resistentes ao desgaste em estradas asfaltadas, sendo produzidos em borrachas duráveis.

- Oferecem menor resistência ao

rolamento

, isto é, exigem menos esforço do automóvel para se manter rodando, proporcionando economia no gasto de combustível.

- Têm design moderno e esportivo.

rich-text-image

Homem checa condições de pneu do carro

Pneus Mud Terrain (MT)

Os pneus Mud Terrain são ideais para rodar em terrenos off-road (fora do meio urbano) e lamacentos, entregando uma excelente tração e desempenho. Não à toa a tradução do termo em inglês “mud” para o português significa “lama.” Outros detalhes da categoria são:

- Banda de rodagem projetada com blocos grandes, espaçados e com sulcos profundos, detalhes que oferecem bom desempenho em terrenos com lama, areia e escorregadios. 

- Esse design do pneu favorece também a autolimpeza e uma maior tração, evitando atolamentos.

- São feitos de borrachas duráveis e reforçadas, com laterais robustas, sendo resistentes a perfurações, cortes e impactos de objetos afiados.

- Conseguem enfrentar subidas íngremes e terrenos acidentados com estabilidade.

Pneus SUV

Os pneus SUV (Sport Utility Vehicle) são feitos para atender as necessidades de desempenho e segurança de veículos utilitários esportivos, carros de porte avantajado com design de carroceria que lembram uma caminhonete.  Estes pneus combinam características de passeio e off-road, oferecendo conforto, aderência e durabilidade em terrenos urbanos ou não. Outras características são:

- São produzidos com carcaça reforçada e banda de rodagem projetada para reduzir ruídos e vibrações durante a condução do veículo. 

- A banda de rodagem nos pneus SUVs também são formadas por sulcos profundos e lamelas, que melhoram a tração em condições molhadas, secas e até mesmo em superfícies de terra e cascalho.

- Por atenderem veículos mais pesados, são fabricados com materiais duráveis e resistentes a cargas, cortes e impactos. 

- Design moderno e robusto, que acompanha o visual agressivo e esportivo deste tipo de carro utilitário.

Pneus Light Truck (LT)

Os pneus Light Truck são projetados para atender as necessidades de caminhonetes menores, veículos utilitários esportivos, picapes e outros veículos com capacidade de carga moderada. São feitos com camadas adicionais para suportar a carga extra que esses automóveis costumam carregar. Isso evita danos causados por detritos e terrenos acidentados, podendo ser usado tanto na estrada como fora dela. Outras características desse tipo de pneu são:

- Padrão de piso mais agressivo em comparação aos demais modelos de pneus, oferecendo boa tração e aderência em estradas molhadas, lamacentas, acidentadas e em superfícies off-road. 

- Esse modelo de pneu é fabricado com borradas bastante robustas, além de possuírem paredes laterais mais espessas, o que o torna durável e resistente a impactos e cortes.

- Suportam cargas maiores que os demais modelos de pneus.

- Proporcionam uma condução confortável nas estradas, minimizando vibrações e ruídos.

Como escolher o pneu ideal para o seu veículo?

Agora que você já conhece as características e funcionalidades dos principais tipos de pneus disponíveis no mercado, veja outros fatores importantes a serem observados, no momento da escolha do pneu ideal para o seu veículo. 

rich-text-image

Homem manuseia pneus de veículos

Especificações do Fabricante

É muito importante seguir as especificações do fabricante, pois isso protege o veículo de prejuízos em relação à suspensão, sistemas de direção, sistemas de segurança e, consequentemente, acidentes de trânsito. Essas informações são fundamentais e podem ser conferidas no manual do proprietário:

- Largura, altura e diâmetro corretos dos pneus para o seu modelo de veículo. 

- Indicação do peso máximo que o pneu pode suportar, dado pelo índice de carga, e a velocidade máxima recomendada para a peça. 

- A pressão correta dos pneus para manter a segurança na condução, já que pneus com pressão abaixo ou acima do ideal podem ser menos aderentes à superfície.

- O tipo de pneu mais recomendado para o seu carro, picape ou caminhonete. 

Estilo de vida e condições de uso

Cada tipo de pneu é mais adequado para um conjunto de superfícies. Por isso o seu estilo de vida e condições de uso do veículo influenciam diretamente na escolha da peça. 

- Verifique se você roda mais na cidade ou em terrenos acidentados.

- As indicações de clima. Existem pneus, por exemplo, com classificação para uso em estradas com neve, que costumam ser fabricados com uma borracha especial.

- A sua quilometragem. Talvez você precise percorrer longas distâncias com frequência, sendo preferível escolher pneus que ofereçam boa durabilidade para as condições de estrada enfrentadas.

Índice de Treadwear

O índice de treadwear se refere à classificação numérica que indica a durabilidade relativa de um determinado pneu em relação aos outros da mesma marca. A depender de onde e em quais circunstâncias você roda com o seu veículo, esse índice pode ser um fator decisivo para a escolha do pneu ideal.  

- Ele é fornecido pelos fabricantes do pneu.

- Costuma variar de 60 a 700. Quanto maior o valor, maior é a vida útil do pneu. 

- O ideal é comparar modelos de pneus do mesmo fabricante, pois esse índice não é padronizado, pode variar de marca para marca.

Classificação de Eficiência Energética

Se você deseja economizar no combustível, então é importante se atentar à classificação da eficiência energética dos pneus antes de comprá-los. Esse dado costuma ser indicado na etiqueta do produto por letras, que vão de A a G. 

- Pneus com classificação G são os menos eficientes e, portanto, demandam mais esforço do veículo. 

- Já pneus com classificação A são os mais econômicos, pois apresentam baixa resistência ao rolamento.

Essas são algumas dicas de como escolher o melhor tipo de pneu para o seu veículo, garantindo uma experiência de condução confortável e adequada às condições de estrada que você precisa enfrentar no seu dia a dia. Além disso, a escolha correta ajuda na vida útil do carro, promove a sua segurança, das pessoas ao seu redor e dos passageiros transportados.