Guia completo de melhores películas para o celular: veja as principais opções

Descubra os principais tipos de película e escolha o modelo com o custo-benefício ideal para seu smartphone.

rich-text-image

Homem aplica película em um aparelho celular

Os smartphones mais recentes são projetados com telas mais resistentes, para proteger o aparelho de arranhões ou até em casos de queda. Algumas marcas, inclusive, oferecem modelos com recursos extras, como resistência à água, oleosidade e até à poeira. Ainda assim, os dispositivos podem continuar sujeitos aos danos provocados por quedas e outros acidentes.

Por isso, investir numa proteção extra significa prolongar a durabilidade destes equipamentos. Entre os recursos utilizados para este fim está a

película para celular

, uma ótima opção que funciona como uma camada extra para a tela e até para o fundo do telefone, auxiliando na proteção contra impactos.

Uma película de alta qualidade pode, além de aumentar a vida útil do aparelho, manter o design e a aparência de fábrica. Além disso, investir nesse acessório tem um bom custo-benefício, principalmente por evitar reparos ou substituições da tela, um serviço que costuma sair caro. Mas, antes de investir em uma película para proteger o

smartphone

, é essencial observar alguns aspectos, como, por exemplo:

  • Compatibilidade: certifique-se de que a película é compatível com o modelo específico do seu smartphone, considerando sobretudo o tamanho e o formato da tela.

  • Qualidade do Material: dê preferência a películas de alta qualidade, produzidas com materiais duráveis, para garantir a melhor proteção e durabilidade pelo seu smartphone.

  • Sensibilidade: opte por uma película que não comprometa a qualidade de exibição da tela do seu smartphone e mantenha a sensibilidade ao toque.

  • Aplicação: escolha películas que evitem a formação de bolhas e que não deixem resíduos adesivos quando removidas.

  • Revestimentos Adicionais: conforme a marca e o modelo, é possível encontrar opções com recursos adicionais, como resistência a impressões digitais, à água ou proteção contra raios ultravioleta.

Quais são os principais tipos de películas?

rich-text-image

Vários tipos de películas protetoras para celular em primeiro plano

Entre os principais protetores de tela estão os produzidos com materiais como vidro, gel e PET, mas também é possível encontrar versões de película líquida.  Por isso, antes de escolher o modelo ideal, é importante conhecer as principais características de cada opção disponível no mercado.

Películas de Vidro

Especialistas do blog Canaltech apontam que a principal vantagem da

película de vidro

é sua estrutura rígida e espessa, com capacidade de oferecer mais proteção contra impactos. Por outro lado, isso também faz que fiquem mais visíveis, por apresentarem uma espessura maior. 

  • Precisa ser substituída, caso seja danificada. 

  • Atualmente, as películas de vidro temperado são as mais populares do mercado, por serem ainda mais resistentes aos impactos e oferecerem proteção excepcional contra arranhões, impactos e até mesmo quedas mais severas. 

  • As películas de vidro possuem alta transparência, para preservar a qualidade de exibição do seu smartphone. Além disso, oferecem sensação tátil semelhante à da tela original.

  • Também possui opções de vidro 3D, 4D, 5D: o principal diferencial é o formato que pode se adaptar à curvatura da tela, ao design e as cores do dispositivo.

  • Contudo, o nível de proteção depende da marca e fabricante, não tendo necessariamente relação com o nome do produto. Ou seja, a 10D pode oferecer menos proteção que uma 4D.

  • A película 6D também tem vantagens que mudam conforme a marca. Em geral, proporciona a cobertura discreta da tela e bordas do aparelho.

Películas PET

As películas deste modelo são produzidas com plástico PET, sigla que significa Polietileno Tereftalato. É o mesmo material encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e outros recipientes. É uma opção mais leve e fina, que costuma ter preços mais acessíveis.

  • É uma alternativa mais discreta para aplicação.

  • Oferece proteção mínima contra arranhões e sujeira e costumam ser menos duráveis que as películas produzidas com vidro temperado.

Películas de Gel

As

películas em gel

são também designadas por películas de silicone. São produtos mais modernos, também projetados com a função de absorver o impacto. 

  • A diferença, neste caso, é a espessura do acessório, ultra-finas.

  • Elas se adaptam melhor às telas com vidro 2.5D e com bordas curvas.

Películas Líquidas

As películas líquidas são aplicadas como uma solução líquida diretamente sobre a tela do smartphone. Ao secar, forma uma camada fina e transparente que adere perfeitamente à superfície para proteção. 

  • Oferecem proteção mínima ao telefone.

  • São super discretas.

Películas Cerâmica

A

película de cerâmica

para smartphone se destaca como uma opção popular entre os consumidores. A principal vantagem em relação às películas de vidro, por exemplo, é a sua notável flexibilidade, o que a torna muito resistente em comparação com outras opções disponíveis no mercado.

  • Entrega benefícios adicionais, como nitidez da tela.

  • Mantém a mesma sensação tátil ao tocar no celular, como se você estivesse usando o dispositivo sem película.

Qual é a película mais resistente para o celular?

rich-text-image

Celular ao lado de películas protetoras de vários tipos

Escolher a película mais resistente para o

celular

depende de fatores como:

  • Preferência e gostos pessoais.

  • Orçamento disponível

  • Compatibilidade com aparelho.

  • Tipo de proteção que você deseja. Entretanto, segundo especialistas do Canaltech e Techtudo, se o assunto for resistência, as películas de vidro temperado costumam ser as mais indicadas.

Em quanto tempo devo trocar a película?

A frequência de troca do protetor de tela pode variar conforme as condições de uso do produto, marca e modelo. Para avaliar se está na hora de substituir a película, o ideal é observar as seguintes características:

  • Desgaste: é preciso observar se existem marcas visíveis de desgaste, como arranhões profundos, rachaduras ou áreas descoladas, porque esses danos podem comprometer a eficácia da película e deixar a tela vulnerável.

  • Perda de aderência: caso a película apresente sinais de descolamento ou ainda, comece a perder aderência nas bordas ou em qualquer outra área, o indicado é trocar o acessório.

  • Falta de sensibilidade: películas desgastadas podem interferir diretamente na sensibilidade ao toque da tela. Por essa razão, caso observe alguma diferença responsiva, o ideal é substituir a proteção de tela.

  • Tempo de uso recomendado: também é importante se o produto tem algum tempo de uso recomendado pelo fabricante e considere substituir a película segundo as informações dessas diretrizes.

A película interfere na qualidade da imagem na tela do celular?

Sim, por isso, opte por películas de alta qualidade, que garantem transparência à tela e sensibilidade ao toque.

Agora que você já sabe as vantagens das principais películas existentes no mercado, proteger a tela do seu celular ficou muito mais fácil. Veja as características do seu smartphone e escolha o modelo ideal para você, com base na sua rotina e nas suas necessidades. Assim, você evitará danos desnecessários, o que fará com que seu aparelho dure ainda mais tempo.