iPhone 14: novidades e especificações

Saiba todas as especificações e características do iPhone 14 da Apple

rich-text-image

iphnoe 14 preto

O

iPhone 14

foi anunciado globalmente no início de setembro de 2022 e lançado no Brasil em outubro do mesmo ano. Desde então, assumiu a liderança de vendas do mercado global, se tornando um objeto de desejo daqueles que acompanham e consomem os produtos da Apple, fabricante norte-americana. 

rich-text-image

Aparelhos do modelo iPhone 14 de cores variadas, enfileirados.

O aparelho, que é considerado premium, aparece no topo do ranking de diversos sites especializados, a exemplo do Counterpoint, que divulgou uma pesquisa na qual o dispositivo se destaca entre os demais, quando o assunto é vendas. No ranking do DxO Mark, o iPhone 14 também aparece entre as primeiras posições, em relação à imagem. Essa qualidade da câmera aliada ao alto desempenho estão entre os principais fatores que fizeram o

smartphone

se tornar topo de linha, segundo o CanalTech. Entre as novidades, vale ressaltar o upgrade na memória RAM em 50%, que passou para 6 GB, e a Internet ultrarrápida com conexão 5G. 

Em relação ao peso, o

celular

tem 172 gramas, ou seja, é um pouco mais leve que a geração anterior. Nesta edição, ele é oferecido nas cores: amarelo, roxo, product red (vermelho), estelar (branco) e preta. 

- SOS emergência para detecção de acidente.

Tela

Em relação à tela, a Apple investiu na tecnologia Ceramic Shield, para oferecer resistência aos impactos, à poeira e à água doce em profundidade de até 6 metros, por 30 minutos.

- Super Retina XDR com tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz Orgânico), que oferece uma experiência visual com mais fidelidade às cores.

- Tela grande, de 6,1 polegadas.

- Resolução alta, de 2532 x 1170 pixels a 460 ppp, que ajuda a entregar imagens mais nítidas e detalhadas.

- Ampla tonalidade de cores (P3), boa proporção de contraste, com pico de brilho de 1200 nits. Significa dizer, que mesmo em dias ensolarados é possível ter uma boa visibilidade da tela.

- A taxa de atualização é de 120 Hz, que quando combinada à tecnologia Super Retina XDR Display, possibilita uma experiência com imagens mais brilhosas, nítidas e naturais e uma transição eficiente entre uma imagem e outra.

- Revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade.

- Bordas arredondadas que se ajustam ao design curvo do aparelho.

Processador

O iPhone 14 utiliza o chip A15 Bionic da versão anterior, com um núcleo a mais de GPU, sendo o exatamente o mesmo processador encontrado no

iPhone 13 Pro

e iPhone 13 Pro Max.

- CPU de 6 núcleos, sendo 2 de desempenho e 4 de eficiência, entregando um bom desempenho na execução de tarefas mais pesadas.

- GPU de 5 núcleos, com eficiência de desempenho gráfico.

- Neural Engine de 16 núcleos voltados ao processo de tarefas relacionadas à inteligência artificial e ao aprendizado de máquina, como, por exemplo, reconhecimento de voz, reconhecimento facial e análise de imagens.

Sistema Operacional

O sistema operacional do

iPhone 14

é o iOS móvel da Apple, presente em todas suas linhas, que apresenta recursos focados na proteção da privacidade do usuário. 

- A versão de fábrica do

iPhone

14 é o iOS 16, disponível para lançamentos desde 2017.

- Entrega recursos inéditos como tela de bloqueio redesenhada para permitir escolha de fonte e cor do relógio, além de exibição de notificação na parte inferior da tela.

- Novo modo foco, para selecionar não só momentos para o recebimento de notificações, mas também quais apps podem exibi-las.

- Opção de extrair objetos de fotos para utilizar como “figurinhas” em mensagens instantâneas ou redes sociais, além de compartilhamento de abas do Safari.

- Possibilita ao usuário, receber regularmente atualizações do fabricante, sobre melhorias de segurança, atualização de apps e outros recursos.

Câmeras

Essa geração do iPhone possui um conjunto de câmera dupla (grande-angular e ultra-angular), para garantir fotos com a qualidade Apple e mais nitidez de imagem, inclusive para uso profissional.

- Câmera principal com 12 MP (megapixels).

- Tecnologia Photonic Engine para garantir mais detalhes e cores nas fotos, especialmente as tiradas em uma iluminação mais baixa que a ideal. 

- Câmera frontal TrueDepth com foco automático e sensores para criar uma imagem 3D do usuário.

- Modo ação para vídeos, que garantem mais estabilidade.

Bateria

Este modelo mais recente da Apple entrega mais autonomia de bateria, que garante até 80 horas de reprodução de áudio, saindo à frente da geração anterior do iPhone. 

- Bateria de 3279 mAh. 

- Duração de até 20 horas, para reprodução de vídeos, de acordo com o fabricante.

- Autonomia de bateria de até 16 horas de duração para streamings.

- Recarga rápida de até 50% em aproximadamente 30 minutos, segundo o fabricante.

Conectividade

Além do 5G, o iPhone 14 pode se conectar também via Bluetooth. Mas um recurso de conexão que o modelo apresenta é a conectividade via satélite que permite chamadas de emergência mesmo nas regiões mais afastadas. Segundo a Apple, o processo de envio e recebimento do sinal demora menos de 15 segundos.

Recursos Adicionais

- Sensores para Face ID, que identifica o usuário através de biometria.

- Barômetro, que mede a pressão do ar e a altitude usando o sensor integrado do seu dispositivo. É possível prever variações climáticas de curto prazo.

- Sensor de proximidade, que serve para identificar se o usuário está perto ou não do aparelho. Sua principal função é evitar toques involuntários na tela na hora em que o celular estiver no ouvido

- GPS

- Bússola Digital

O modelo está disponível em quatro versões, para atender às necessidades e a finalidade de uso de cada usuário: 

- iPhone 14 

- iPhone 14 Plus

- iPhone 14 Pro 

- iPhone

14 Pro Max

.

iPhone 14 Plus

Se o quesito for design com telas grandes, o

iPhone 14 Plus

é a melhor opção em comparação com o iPhone 14, que é um modelo mais compacto. Além disso, tem mais autonomia de bateria, já que o modelo padrão atinge até 20 horas.

- Tela de 6,7 polegadas, com resolução de 2778 x 1284 pixels.

- Display de tela Super Retina XRD, com tecnologia OLED, que dá mais nitidez às cores.

- Processador: A15 Bionic, com CPU (Unidade Central de Processamento) de 6 núcleos (dois de desempenho e 4 de eficiência) e GPU (Unidade de Processamento Gráfico) de 5 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos, que oferecem rapidez de resposta.

- Cores: azul, roxo, meia-preto (preta), estelar (branca) e product red (vermelha).

- Bateria com autonomia de até 26 horas de duração.

- Memória interna de 128 GB, 256 GB e 512 GB.

- Conectividade 5G.

- SOS emergência de detecção de acidente.

- Câmera frontal de 12 MP (megapixels).

- Peso: 203 gramas.

- Fotos em alta resolução com câmera dupla de 12 MP (megapixel).

- Garante gravação de vídeos em 4k a 24 quadros, a mesma qualidade usada em filmes.

iPhone 14 Pro

rich-text-image

iPhone 14 Pro na versão em preto, sendo possível ver a frente e o fundo do aparelho.

O

iPhone 14 Pro

chama atenção pela qualidade da câmera, sendo considerado o melhor iPhone para fotos e vídeos pelo blog CanalTech. O iPhone 14 Pro chegou também a ocupar a oitava posição - entre mais de 700 smartphones - no ranking do DxO Mark, que avalia a qualidade da câmera. 

- Produzido com Aço Inoxidável cirúrgico. 

-  Cores: preto-espacial, roxo profundo, prateado e dourado.

- Possui cristais de nanocerâmica, mais duros do que a maioria dos metais, que são fundidos ao vidro para aumentar ainda mais sua resistência.

- Troca iônica dupla: também protege contra riscos, arranhões e desgaste do dia a dia.

- Tela Super Retina XDR com tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz Orgânico), que oferece uma experiência visual com mais fidelidade às cores.

- Tela de  6,1 polegadas, com resolução (2556 x 1179 pixels).

- Tecnologia ProMotion: ajusta automaticamente a taxa de atualização da tela em até 120 Hz (duas vezes a taxa de telas LCD tradicionais). Conforme o conteúdo, tem capacidade de garantir a taxa ideal.

- Dynamic Island: para transformar o local em que a câmera está e os sensores do FaceID em um atalho rápido para apps em execução.  

- SOS emergência: um recurso capaz de detectar acidentes. 

- Tela ativa: com horas e outras funcionalidades aparentes a todo momento.

- Sistema de câmera Pro com três câmeras traseiras (grande-angular, ultra-angular e teleobjetiva): com câmera principal de 48 MP (megapixels).

- Câmera frontal TrueDepth com foco automático de 12 MP (megapixels).

- Modo ação para gravar vídeos à mão livre com mais estabilidade.

- Processador chip A16 Bionic.

- Bateria de 3.200 mAH, com mais autonomia de duração, de até 29 horas para reprodução de vídeo, de acordo com a Apple. 

- Rede celular 5G ultrarrápida.

- Peso: 206 gramas.

- Armazenamento interno de 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

- Revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade.

iPhone 14 Pro Max

rich-text-image

iPhone mostrado em frente e verso na cor dourada.

O

iPhone 14 Pro Max

sai à frente da versão Pro no ranking do DxO Mark em relação à qualidade da câmera, ficando na sétima posição entre mais de setecentos smartphones. Já o CanalTech destaca a bateria em relação à versão Pro. Isso se deve a um teste realizado pelo blog, no qual se reproduziu um streaming nos aparelhos durante três horas consecutivas. O resultado mostrou que com o brilho pela metade, o Pro Max consumiu apenas 9% da carga de bateria, enquanto que o iPhone Pro gastou cerca de 14%. 

- Produzido com Aço Inoxidável cirúrgico.

- Cores: preto-espacial, roxo profundo, prateado e dourado.

- Tela Super Retina XDR com tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz Orgânico), que oferece uma experiência visual com mais fidelidade às cores.

- Tela de 6,7 polegadas Full HD (1290 x 2796 pixels).

- Também apresenta tecnologia Dynamic Island e tela sempre ativa.

- Sistema de câmera Pro com três câmeras traseiras (grande-angular, ultra-angular e teleobjetiva): com câmera principal de 48 MP (megapixels).

- Câmera frontal TrueDepth com foco automático de 12 MP (megapixels).

- Peso: 240 gramas.

- Processador A16 Chip Bionic, com CPU (Unidade Central de Processamento) de 6 núcleos (dois de desempenho e 4 de eficiência) e GPU (Unidade de Processamento Gráfico) de 5 núcleos. 

- Grava vídeos com estabilidade

- Bateria de 4.323 mAH, que consome menos energia na reprodução de vídeos e streamings, de acordo com testes do CanalTech.

- Armazenamento interno de 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

- Resistente a impressões digitais e oleosidade. 

- Conectividade 5G.

Quais as diferenças entre o iPhone 14 e iPhone 14 Pro?

O iPhone 14 Pro é uma versão com mais funcionalidades, em relação ao iPhone 14. Entre as principais diferenças, estão a autonomia da bateria, peso, tamanho da tela e número de câmeras.

- iPhone Pro possui câmeras triplas, com 48 MP (megapixels). Enquanto o iPhone 14 tem câmeras duplas, de 12 MP (megapixels).

- O iPhone 14 é mais leve (172 gramas) do que a versão Pro (206 gramas).

- A autonomia da bateria do iPhone Pro é de até 26 horas, ou seja, 3 horas a mais do que a oferecida pelo iPhone 14.

Agora que você já conhece todas as versões disponíveis do iPhone 14 ficou mais fácil escolher o modelo que mais se adequa ao seu estilo e as suas necessidades, considerando a autonomia de consumo da bateria e outras funcionalidades, que com certeza, farão a diferença no seu dia a dia.