Melhores Cartões de Memória Micro SD em custo-benefício de 2024

Descubra os 5 melhores cartões de memória micro SD para celular em 2024 e saiba como escolher o ideal para você!

rich-text-image

Cartão de memória na frente de uma tela de computador.

Muita gente utiliza o

smartphone

para trabalhar, para o lazer ou para realizar diversas tarefas do cotidiano. Com tantos arquivos, aplicativos, imagens e vídeos, muitas vezes o espaço de armazenamento do telefone se torna pequeno para a quantidade de itens a serem guardados. 

Para tentar driblar a situação, muita gente opta por apagar os registros e documentos do

telefone

. Mas, há aquelas pessoas que não desejam perder nada do que foi armazenado. É aí que entra o cartão microSD. 

Esses dispositivos são versáteis e podem ser utilizados tanto no smartphone, como em tablets ou câmeras digitais. É uma solução rápida, prática e confiável para quem necessita de mais espaço para guardar arquivos ou liberar espaço do armazenamento interno do

celular

. Além disso, são compactos e leves, o que os torna altamente portáteis.

Se você se interessou pelo assunto, saiba que é preciso entender primeiro, que existem diferentes categorias de cartão

microSD

. Confira abaixo as principais diferenças entre eles.

Quais são as classes de cartão microSD?

Os cartões

microSD

podem ser divididos em duas categorias diferentes, uma em relação à sua capacidade de armazenamento, e a outra com base na velocidade de transmissão de dados.

Armazenamento

Essa divisão é bem simples. Assim que foram desenvolvidos, os cartões microSD podiam armazenar 32 MB, 64 MB ou 128 MB. Hoje em dia, já existem cartões que chegam a até 2 TB. 

  • Cartões microSD com armazenamento maior que 2 GB e menor que 64 GB são denominados de microSDHC.

  • Já os dispositivos que conseguem armazenar de 64 GB para cima possuem a denominação microSDXC.

rich-text-image

Home insere cartão microSD em notebook.

Velocidade de transmissão

Hoje, o padrão mínimo da indústria é o C10, sendo o mais vendido no mercado. Contudo, foram desenvolvidos novos padrões para os usuários que precisam de uma maior velocidade de transmissão, como profissionais que lidam com fotos e vídeos em HD.

Padrão UHS

É o caso do UHS, sigla para Ultra-High Speed, ou velocidade ultrarrápida. Esses cartões são identificados com o símbolo "U" e divididos em duas faixas.

  • U1 (UHS Classe de velocidade 1): velocidade de gravação mínima de 10 MB/s.

  • U3 (UHS Classe de velocidade 3): velocidade de gravação mínima de 30 MB/s.

Esses padrões foram criados para serem utilizados em câmeras de ponta, que necessitam de bastante velocidade em momentos de gravações contínuas em alta qualidade, por exemplo. 

Padrão V

Ainda assim, essas velocidades não foram suficientes para todos os usuários, não conseguindo lidar, por exemplo, com resoluções mais altas, como a 8K ou filmagens em 360 graus. Para atender essa demanda, foi criado um novo padrão de microSD ainda mais veloz, a Classe de Velocidade de Vídeo, indicada com o símbolo “V”.

  • V6 (Classe de Velocidade de Vídeo 6): velocidade de gravação mínima de 6 MB/s.

  • V10 (Classe de Velocidade de Vídeo 10): velocidade de gravação mínima de 10MB/s.

  • V30 (Classe de Velocidade de Vídeo 30): velocidade de gravação mínima de 30MB/s.

  • V60 (Classe de Velocidade de Vídeo 60): velocidade de gravação mínima de 60MB.

  • V90 (Classe de Velocidade de Vídeo 90): velocidade de gravação mínima de 90MB/s.

Padrão A

Há ainda outro tipo de padrão de velocidade de escrita para cartões microSD, a App Performance Class ou “A.” Diferente das demais, mais voltadas para fotografias e filmagens, essa tem como foco melhorar a leitura de programas e aplicativos armazenados no cartão de memória.

Ela é distinta das outras porque os softwares não fazem a leitura e a escrita de alguns dados grandes no cartão, somente acessam e armazenam milhares de dados pequenos de uma única vez. duas faixas de velocidade nessa categoria: 

  • A1: pelo menos 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial, 1.000 IOPS (operações de entrada e saída por segundo) aleatórios de leitura e 500 IOPS aleatórios de escrita mínimos.

  • A2: pelo menos 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial. 4.000 IOPS aleatórios de leitura e 2.000 IOPS aleatórios de gravação mínimos.

Pode-se perceber que além da velocidade de gravação, medida em MB/s, há uma nova unidade de medida em jogo, os IOPS, que definem o número de operações por segundo que o cartão consegue realizar. Os IOPS também são uma das principais distinções entre os HDs e os SSDs, e os motivos pelos quais estes últimos são muito mais rápidos que os primeiros.

Essas não são, no entanto, as únicas coisas que você deve saber na hora de escolher um cartão de memória para colocar no seu

smartphone

. Veja abaixo, o que mais levar em consideração ao optar por um modelo.

Como escolher um cartão de memória para meu celular?

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher um cartão de memória é se há compatibilidade do modelo com seu aparelho celular ou dispositivo eletrônico. Alguns modelos só suportam cartões microSDHC ou

microSDXC

. Por isso, é importante olhar as especificações do seu aparelho.

Em seguida, é a hora de decidir a quantidade de armazenamento que você deseja, que irá depender das suas necessidades individuais:

  • Um armazenamento entre 64 GB e 256 GB é um ótimo tamanho para quem usa o smartphone para gravar vídeos e fazer fotos, por exemplo.

Em seguida, é necessário também se pensar na velocidade de armazenamento desejada. Se você planeja colocar arquivos mais pesados no cartão, como jogos ou fotos e vídeos em Full HD ou 4K. Neste caso, opte por uma velocidade maior de gravação, a partir dos padrões UHS. Se você deseja apenas armazenar arquivos, um C10 pode ser suficiente.

Por último, vale buscar uma marca confiável. Entre as mais famosas do mercado estão:

Sandisk

,

Kingston

, Samsung e

Western Digital

.

Os 5 melhores cartões de memória microSD para celular para comprar em 2024

rich-text-image

Imagem mostra diversos cartões de memórias em uma superfície cinza.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a característica dos cartões microSD, confira alguns modelos do produto. Essa lista contem os cartões mais buscados neste ano, segundo a página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

SanDisk ‎SDSQUNS-128G-GN6MN

O

Sandisk SDSQUNS-128G-GN6MN

é um cartão que alia a qualidade dos produtos da Sandisk com alto desempenho. 

  • Este modelo se destaca pelos 80 MB/s de velocidade de transferência e um armazenamento de 128 GB. 

  • Ele conta ainda compatibilidade microSDHC e microSDXC, podendo ser utilizado na maioria dos aparelhos celulares.

SanDisk ‎SDSQXA1-128G-GN6MA

O

Sandisk

SDSQXA1-128G-GN6MA é ummodelo topo de linha da fabricante graças ao seu alto desempenho. 

  • Esse cartão de memória vem com um armazenamento de 128 GB, velocidade de leitura e escrita de 160 MB/s e ainda conta com o padrão de transferência A2, dedicada para melhor execução de aplicativos. 

  • Tem compatibilidade microSDHC e microSDXC, proteção contra água, altas temperaturas, choques e raio-x, fazendo dele um dispositivo durável e resistente.

Kingston Canvas Select Micro SDXC 128 GB

O Micro SDXC 128 GB Canvas Select Kingston é cartão que se destaca pelo custo-benefício. A Kingston é outra grande marca conhecida pela qualidade de seus produtos, possuindo em seu portfólio diversas peças de informática como HDs, SSDs e memórias RAM.

  • Possui padrão microSDXC, velocidade de gravação de 100 MB/s e 128 GB de armazenamento. 

  • Além disso, tem proteção contra choques e quedas, e resistência à água e a altas temperaturas.

Samsung EVO Plus Micro SDXC 512 GB

O Samsung Evo Plus é um modelo com excelente custo-benefício para aqueles que procuram bastante espaço de armazenamento e alta velocidades, sendo do padrão

microSDXC

.

  • O modelo vem em diferentes versões, com 64 GB, 128 GB, 256 GB e 512 GB, todos possuindo velocidades no padrão UHS-3, chegando a 100 MB/s leitura e 90 MB/s em escrita. 

  • Segundo a fabricante, ele é ideal para gravar e reproduzir vídeos em 4K sem problemas. O modelo conta ainda com resistência a água, temperatura, raios-x e ondas magnéticas. 

SanDisk ‎Extreme PRO A2 128 GB

O

SanDisk ‎Extreme PRO A2

é uma ótima opção de cartão de memória para quem busca resistência e alto desempenho. 

  • O modelo conta com 300 MB/s de transferência tanto para leitura, quanto para gravações, e 128 GB de armazenamento.

  • É ideal para gravações em 4K em smartphones, câmeras profissionais, drones e GoPros.

  • Conta ainda com a classificação AP 2, tornando-o mais rápido na execução de aplicações. 

  • Possui compatibilidade com as entradas microSDXC e microSDHC e proteções contra água, choque, temperaturas extremas e raio-x.

Agora você já sabe como escolher o cartão microSD perfeito para as suas necessidades. Não esqueça de avaliar cuidadosamente a finalidade do uso para optar pelo produto certo para você. Com isso em mãos, é só eleger uma das opções desta lista. Assim, você poderá trabalhar tranquilo ou evitar o perrengue de ter que ficar deletando registros e arquivos importantes, por falta de espaço.