Descubra qual a diferença entre guitarra elétrica e acústica

Com características importantes que diferem os instrumentos, a guitarra elétrica e a guitarra acústica são usadas de formas distintas em relação à sonoridade produzida. Entender as diferenças entre os modelos é fundamental para escolher o produto certo.

rich-text-image

Jovem mulher tocando uma guitarra acústica.

Que a guitarra é um instrumento popular, presente em diversas culturas e estilos musicais, nós já sabemos. Ainda assim, existem tipos diferentes de guitarra, que nos fornecem sonoridades específicas e uso indicado para gêneros diferentes. Assim, podemos encontrar

guitarras acústicas

e

guitarras elétricas

, mesmo que ambos tipos funcionem de forma amplificada nos dias de hoje.

Para explicar melhor sobre cada um dos instrumentos e mostrar suas diferenças, apresentamos, neste artigo, tudo que você precisa saber para fazer a escolha certa de acordo com suas necessidades e a demanda musical que você tem.

Contudo, como existem diferenças entre produtos específicos em uma mesma classificação, separamos também 3 modelos de guitarras acústicas e 3 modelos de guitarras elétricas, pensados para ajudar você na hora da compra. Assim, os instrumentos foram selecionados pensando na qualidade do produto, versatilidade de uso e relação custo-benefício, para atender todo tipo de guitarrista. Confira!

Como escolher que tipo de guitarra comprar?

Bem, se você tem dúvidas em relação a que tipo de

guitarra

deve comprar, é preciso compreender as diferenças existentes entre os instrumentos e também saber, com clareza, qual é a sua busca sonora. Isso vale tanto para o quesito tímbrico quanto para o uso do instrumento, já que as guitarras acústicas podem ser usadas sem amplificação, ou seja, sem a presença de energia elétrica.

Com isso, você deve pensar que tipo de música irá tocar e qual será a função do seu instrumento na obra. Por exemplo, as guitarras acústicas, também conhecidas como violão (no Brasil), têm som metálico e caixa de ressonância própria, o que permite acordes suaves e solos sutis, sem a presença de

sustain

. Porém, se a busca é por um instrumento de tocabilidade mais macia e a possibilidade de usar diversos efeitos, como distorções, então a guitarra elétrica é a melhor opção. 

O que são guitarras acústicas?

As guitarras acústicas também são conhecidas como violões de aço ou violões acústicos e se caracterizam pela presença de um corpo oco, em que a madeira do tampo é a principal responsável pela sonoridade final do instrumento. Com isso, o instrumento possui sua própria caixa de ressonância, que permite a amplificação natural das ondas que vibram por toda a guitarra (principalmente na madeira do tampo).

Além disso, esses modelos são conhecidos pelo uso em músicas e canções mais “tranquilas”, que exigem timbres sutis e uma sonoridade acústica. Por isso, é comum encontrar o uso dessas guitarras em gêneros como o Folk ou o Sertanejo, por exemplo. Outro ponto interessante de ressaltar é que o modelo acústico tem escala que costuma ser mais larga que as de guitarras elétricas, o que permite dedilhados mais precisos.

Por fim, a guitarra acústica possui cordas de aço, o que a diferencia dos modelos de guitarra clássica, ou

violão

clássico, utilizados para concertos e para músicas solistas (como obras de diferentes períodos, como Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo).

O que são guitarras elétricas?

As guitarras elétricas contam com captadores com bobinas eletromagnéticas, responsáveis por transformar a vibração das cordas em sinal eletrônico, levando até um amplificador ou placa de som que permita a transformação de energia elétrica em som, novamente. Portanto, as guitarras elétricas têm como característica corpo sólido e maciço ou semi acústico (que fica no meio-termo entre as sólidas e as acústicas).

Assim, o timbre do instrumento também está influenciado pelo tipo de

captador

que o modelo apresenta. É claro, a madeira do corpo, do tampo e do braço também tem papel importante para o som, mas a presença de captadores externos diferencia o som desse instrumento em relação ao de guitarras acústicas.

Também é preciso saber que as guitarras elétricas contam com diferentes tipos de ponte, o que permite mais versatilidade de som. Com isso, encontramos ponte fixa, ponte flutuante, ponte móvel e

Floyd Rose

, que permite alterar a afinação das cordas sempre que a alavanca for acionada. Por fim, por ter corpo, encontramos braços colados e parafusados, que mudam nossa pegada e o nível de sustain do instrumento.

Melhores modelos de guitarras acústicas

Abaixo, você confere 3 modelos de guitarras acústicas que oferecem qualidade de som para guitarristas de distintos níveis. Vale lembrar que as características que destacamos nos modelos acústicos e elétricos são distintas, dado que cada tipo de instrumento tem detalhes que são mais importantes para seu uso. 

Taylor GS Mini-E Koa

A

Taylor GS Mini-E Koa

é uma guitarra acústica/violão com tamanho reduzido em relação aos modelos convencionais, o que a torna ideal para quem viaja constantemente e precisa de um instrumento de qualidade sempre em mãos. Com madeiras de alto nível e tampo maciço (com melhor ressonância que modelos de tampo laminado), a GS Mini-E Koa conta com uma sonoridade versátil que pode se adaptar a diferentes estilos musicais. 

Mesmo sendo um modelo Mini, tem sonoridade redonda e timbres limpos, com algum destaque para frequências médias. Com sistema de pré-amplificação próprio, o ES-2, é possível controlar o tom e volume, além de afinar o instrumento. O modelo conta, ainda, com 3 captadores (tipo piezo) presentes na ponte. 

Características

  • Estilo: mini

  • Tampo: maciço de Koa (cada modelo de GS Mini E-Koa terá desenhos únicos)

  • Sistema de amplificação: ES-2 

  • Largura do Nut: 42,8 mm

  • Escala: 598 mm

rich-text-image

guitarra acustica taylor gs

Fender CD-140SCE All-Mahogany

A guitarra acústica

Fender CD-140SCE All Mahogany

é um instrumento de uso profissional com uma boa relação de preço e qualidade. Tem formato Dreadnought (termo usado para navios de guerra), com corpo um pouco maior que modelos convencionais, o que lhe confere som aveludado e realce em frequências graves, ainda mais com seu tampo maciço de Mogno.

A guitarra tem aspecto único, já que é toda feita em Mogno (menos o diapasão). Tem com captação ativa Fischmann que possibilita a equalização de duas bandas de frequência, além de controlador de volume e

afinador

embutido.

Características

  • Estilo: Dreadnought

  • Tampo: Mogno

  • Sistema de amplificação: Fischmann

  • Largura do Nut: 43 mm

  • Escala: 643 mm

Takamine GD11 MCE

De nível intermediário, a guitarra acústica

Takamine GD11 MCE

é o investimento certo para quem busca um instrumento de qualidade com bom preço no mercado. Ela pode ser usada de forma profissional em apresentações ao vivo, já que conta com captadores piezo e sistema de amplificação próprio, com controle para 3 bandas de frequência e volume geral (além do afinador embutido).

Feita em Mogno (exceção da escala), seu visual é elegante e sofisticado. Vale destacar o conforto proporcionado pela Takamine nesse modelo, que permite alcançar com facilidade as notas mais agudas do instrumento. Por fim, seu estilo mistura o design de violões Folk com a robustez de modelos Dreadnought.

Características

  • Estilo: Folk/Dreadnought

  • Tampo: Mogno laminado

  • Sistema de amplificação: TP-4T, da Takamine

  • Largura do Nut: 42,5 mm

  • Escala: 642 mm

Melhores opções de guitarra elétrica

Também separamos 3 modelos de guitarra elétrica que vão satisfazer todo tipo de guitarrista. Ressaltamos que a diferença entre modelos se justifica pelo seu uso, em que há guitarras profissionais e intermediárias, que apresentam boa resposta, mas não contam com a mesma qualidade de materiais dos modelos top de linha.

Com isso, você vai encontrar guitarras que variam de preço, estilo e tipo de uso. Confira!

Fender American Standard Stratocaster

A

Fender American Standard Stratocaster

é um dos mais icônicos e populares modelos de guitarra elétrica sólida no mundo. Com visual conhecido por todo guitarrista, o modelo emblemático da grande marca de guitarras é versátil e feito com as melhores madeiras disponíveis em cada ano. Assim, é um instrumento profissional, o que justifica seu valor de mercado.

Tem 3 captadores single-coil, com chave seletora de 5 posições, que nos permite experimentar diversos timbres sem o uso de pedais ou pedaleiras, apenas com a regulagem dos captadores. Recomendada para todos os estilos, a Stratocaster tem ponte flutuante e alavanca para tremolo. Por fim, o modelo possui braço parafusado.

Características

  • Madeira do corpo: Amieiro 

  • Madeira do braço: Bordo

  • Madeira da escala (diapasão): Bordo

  • Captadores: 3 Fender Single Coil (há modelos com 1 mini humbucker na ponte)

  • Ponte: flutuante

  • Marcação da escala: bolinhas

  • Knobs: geralmente de cor branca ou creme

  • Controles: 3 knobs (volume geral e tons para as extremidades) e chave seletora com 5 posições

  • Trastes: 22

Gibson Les Paul Classic

Concorrente direta da Stratocaster quando o assunto é popularidade e qualidade no mundo das guitarras, a

Gibson Les Paul Classic

é um modelo profissional de guitarra sólida, sendo o mais completo da empresa para linhas de mercado padrão (isso porque existem modelos raros, edições especiais e guitarras signatures).

Seu design é inconfundível, com corpo arredondado e presença de cut apenas na parte inferior para permitir o acesso às notas agudas. A guitarra tem 2 captadores Humbucker

Gibson

, tarraxas Grover Rotomatics de alta tecnologia, ponte fixa do tipo Tune-o-Matic e é feita com madeiras nobres. Seu braço é colado, o que permite grande sustain e peso para as notas.

Características

  • Madeira do corpo: Mogno

  • Madeira do braço: Mogno

  • Madeira da escala (diapasão): Rosewood

  • Captadores: 1 Burstbucker 61R (braço) e 1 Burstbucker 61T (ponte)

  • Ponte: fixa Tune-o-Matic

  • Marcação da escala: trapézio

  • Trastes: 22

  • Knobs: dourado com prata

  • Controles: volume e tom para cada captador (4 knobs ao todo) e chave seletora de 3 posições

Ibanez AS53 TF Artcore

Como modelo semi-acústico, a

Ibanez AS53 TF Artcore

tem destaque para sua relação preço-qualidade, já que apresenta madeiras e componentes nobres com preço mais baixo que concorrentes do mesmo tipo (ainda que não seja um modelo tão barato ou indicado para iniciantes)

Ela tem trastes médios e braço colado, além de captadores humbucker. Versátil para qualquer gênero, tem som encorpado e cheio de harmônicos, graças a sua própria caixa de ressonância. 

Características

  • Madeira do corpo: Sapele

  • Madeira do braço: Nato

  • Madeira da escala (diapasão): Nogueira

  • Captadores: 2 Humbucker Infinity R, um para ponte e outro para o braço

  • Ponte: fixa Tune-o-Matic

  • Marcação da escala: bolinhas

  • Trastes: 22

  • Knobs: pretos

  • Controles: 1 botão para tom e 1 para volume (gerais) e chave seletora de 3 posições

rich-text-image

guitarra eletrica ibanez

Quais são as diferenças entre uma guitarra acústica e uma elétrica?

As guitarras se diferenciam pelo seu corpo (sólido, semi-acústico ou totalmente acústico), o que interfere na ressonância das cordas e o som emitido pelo instrumento sem conexão elétrica. Ainda, as guitarras sólidas têm captadores de bobinas, pontes variáveis, braço mais fino e escala geralmente mais estreita que em modelos acústicos. 

Que tipo de guitarra requer menor investimento?

De forma geral, guitarras para iniciantes são as mais baratas, independente de seu estilo. Entre as elétricas e acústicas, o último tipo é o que apresenta instrumentos mais baratos, ainda mais se não contar com sistema de amplificação e for um modelo voltado para estudos ou tocadas informais. 

Assim, podemos afirmar que uma guitarra acústica básica e de entrada é mais barata que uma guitarra elétrica, também de entrada. Por fim, se analisamos modelos profissionais, tanto nas guitarras semi acústicas quanto nas acústicas, encontramos instrumentos com preço elevado.

Guitarras específicas para cada guitarrista

Com variação de madeiras utilizadas, sistema de amplificação e ressonância, e variedade de modelos específicos, tanto a guitarra acústica quanto a elétrica proporciona sonoridades únicas e timbres que marcaram a história da música ao longo de décadas. Seja para uso com efeitos e distorção ou para tocadas suaves e a busca por um timbre acústico, os dois tipos de guitarra aparecem para proporcionar variedade para nós, os guitarristas.

Assim, podemos adquirir o modelo que mais supre nossas necessidades e que oferece o som mais desejado. Então, o que você está esperando? Acesse o Mercado Livre e confira os melhores modelos de

guitarra acústica

e

guitarra elétrica

. Confira os detalhes e escolha o instrumento perfeito para você.