Saiba como liberar a memória RAM do seu celular Android e aumente o desempenho

Veja essas dicas para aproveitar ao máximo o seu smartphone e se livrar de falhas e travamentos.

rich-text-image

Um homem comemora a vitória em seu jogo favorito

Se o seu celular te abandona no meio da tarefa é bom ficar atento. Geralmente, em situações assim, quando o aparelho apresenta lentidão ou travamentos existe um forte indício que há pouco ou nenhum espaço de armazenamento na

memória RAM

, sigla que em português, significa memória de acesso aleatório.

A RAM desempenha um papel vital no funcionamento deste dispositivo móvel, sendo responsável por armazenar temporariamente os dados e instruções necessárias. Isso garante que o aparelho desempenhe tarefas de maneira eficiente. 

Ela opera como uma espécie de “área de trabalho virtual”, na qual o sistema operacional do

celular

e dos aplicativos instalados nele podem acessar rapidamente informações relevantes para a sua operação, que inclui:

  • Armazenamento de dados ativos, como dados de páginas web abertas, de aplicativos, jogos, vídeos ou imagens que estejam sendo usados no momento.

  • Execução de aplicativos, já que a memória RAM fornece espaço para o armazenamento de códigos e recursos necessários para a execução dos programas presentes no celular.

  • Melhoria do desempenho do celular, já que quanto maior é a RAM mais espaço o sistema operacional e os programas do celular tem para executar suas tarefas com eficiência.

  • Permite ainda a execução de multitarefas, alternando entre um aplicativo e outro sem interromper a atualização ou progresso das informações.

Por isso, quando a RAM está cheia, o seu

smartphone

pode apresentar problemas de desempenho, como, por exemplo:

  • Execução de tarefas gerais com lentidão.

  • Fechar aplicativos de forma inesperada. 

  • Demorar muito para abrir determinados programas. 

  • Travamentos recorrentes e longos.

Isso vale para todos os tipos de celulares, seja qual for o fabricante:

Motorola

, Apple, Samsung ou Xiaomi, por exemplo. No caso dos aparelhos com sistema operacional Android, é possível evitar essas situações e melhorar a performance tomando alguns cuidados que ajudam a liberar espaço na memória RAM. 

Como fazer para aumentar a memória RAM do celular?

rich-text-image

Um homem usa seu telefone celular enquanto descansa

A memória RAM é integrada ao hardware (parte física) do

smartphone

, de modo que o seu espaço de armazenamento é definido durante a fabricação do dispositivo e não pode ser alterada posteriormente. Então, infelizmente, não há formas de aumentar a memória RAM do celular, mas existem medidas que podem otimizar o seu uso, promovendo um funcionamento mais fluido do aparelho.

A primeira delas é o uso de aplicativos como o SWAP. Em celulares Android, esse software cria um arquivo de memória virtual chamado de “swap file” no armazenamento interno do equipamento, que permite que o sistema operacional aloque dados e aplicativos adicionais nele quando a RAM estiver próxima de ficar cheia, liberando espaço dela para dados e aplicativos mais importantes.

Vale ressaltar que o armazenamento interno do celular costuma ser mais lento que a memória RAM. Dessa forma, o acesso aos dados alocados na memória virtual criada pelo aplicativo pode ser um pouco demorado, não solucionando por completo os problemas de desempenho do aparelho. Por isso, é importante se atentar a outras medidas, como: 

Fechar aplicativos em segundo plano

Fechar aplicativos que estão operando em segundo plano, isto é, que não estão sendo utilizados pode ajudar a liberar espaço na memória RAM. Isso melhora o desempenho do celular, porque, ainda que você não esteja usando esses softwares, ao estarem abertos, eles continuam consumindo recursos. 

Então, ao fechá-los, esses recursos são liberados, podendo ser usados pelo sistema operacional ou por algum aplicativo que você realmente esteja usando naquele momento. Outros benefícios de fechar apps em segundo plano são:

  • Melhorar o desempenho geral do aparelho.

  • Melhorar o desempenho do aplicativo que estiver ativo.

  • Reduzir o consumo de energia do aparelho.

Limpar a memória cache

A memória cache é uma espécie de “memória rápida” do celular. Trata-se de um espaço de armazenamento temporário, que fica próximo do processador do aparelho. Ao acessar um aplicativo, por exemplo, são armazenados nela dados temporários utilizados com frequência na operação, para que numa próxima vez esses sejam acessados de maneira mais veloz. 

Isso gera mais eficiência, já que acelera o acesso a aplicativos e o carregamento de sites. Porém, com o passar do tempo, a memória cache pode ocupar uma quantidade significativa de espaço na memória RAM. Por isso, se o seu celular está com a RAM cheia, limpar a memória cache pode ajuda a liberar espaço dela e ainda: 

  • Melhorar o desempenho geral do celular. O objetivo da cache é tornar os processos mais rápidos, mas quando ela está muito cheia pode provocar o efeito contrário, gerando lentidão. 

  • Além disso, ao liberar a cache, você também estará liberando recursos da memória RAM que poderão ser usados por outros aplicativos e processos.

  • Alguns aplicativos também podem apresentar problemas, como travamentos, por conta de dados corrompidos ou desatualizados na memória cache. Assim, ao liberá-la, você resolve esses problemas.

Desinstalar aplicativos desnecessários

Outra medida que pode ajudar a “desafogar” a memória RAM é desinstalar aqueles aplicativos que não têm mais serventia ou que você não utiliza com frequência. Isso liberará espaço na memória interna do seu dispositivo, incluindo a RAM.

  • Ao desinstalar um app, os dados e recursos associados a ele também são removidos, abrindo espaço para a RAM armazenar dados ativos.

  • Alguns apps, mesmo não estando abertos, seguem operando em segundo plano e consumindo recursos da RAM para estarem sempre prontos para uso.

Reinicie o celular regularmente

Reiniciar o celular é outra medida que pode ajudar a liberar a memória RAM, já que isso implica em:

  • Encerrar processos e aplicativos em segundo plano, liberando recursos da RAM que estavam sendo utilizados por eles. 

  • Limpar certos dados temporários, como caches de aplicativos, que são automaticamente limpos ao reiniciar o aparelho.

  • Fazer com que o sistema do smartphone retorne ao seu estado inicial, reiniciando automaticamente alguns programas para gerar operações mais “limpas”.

Evitar widgets e papéis de parede animados

Widgets e papéis de parede animados também consomem recursos da memória RAM. 

  • Widgets são pequenas janelas ou miniaplicativos que fornecem informações ou funcionalidades rápidas na tela inicial do celular, como dados de tempo e clima.

  • Para se manterem sempre atualizados, os widgets consomem memória RAM. 

  • Os papéis de paredes animados são aquelas imagens de fundo com movimentos ou efeitos visuais.

  • Para serem reproduzidas adequadamente, essas imagens animadas exigem processamento contínuo e recursos do sistema do aparelho, incluindo a memória RAM.

É possível aumentar a memória interna do celular?

rich-text-image

Uma mulher usa seu telefone celular enquanto está sentada em sua cadeira

A memória interna ou armazenamento interno do celular é um espaço físico no qual aplicativos, fotos, vídeos, documentos e outros arquivos são salvos no aparelho. Ao contrário da memória RAM, é possível, sim, aumentar a memória interna, porém isso vai depender do modelo do seu dispositivo e das opções de expansão que ele oferece.

duas principais formas de expandir esse espaço de armazenamento:

Cartão de memória

Alguns smartphones possuem um slot para inserção de

cartão de memória

, permitindo que você insira um cartão SD ou

MicroSD

para expandir o armazenamento interno do aparelho. Esses cartões estão disponíveis em diferentes capacidades, alguns, inclusive, chegam a ter

1 TB

Armazenamento em nuvem

Outra maneira de expandir a memória interna do seu celular é utilizando serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive e Dropbox, que possibilitam ao usuário fazer o upload dos seus arquivos para a nuvem (servidores online), dispensando o uso do espaço de armazenamento interno do aparelho.

Vale lembrar que, ao fazer isso, será necessário estar conectado à internet para acessar os arquivos salvos na nuvem. Você poderá acessá-los tanto do celular quanto de outros dispositivos, a exemplo de tablet ou notebook, desde que estejam conectados à sua conta de e-mail cadastrada.

Seguindo as dicas dadas até aqui, você poderá desfrutar de uma melhor experiência no seu celular. Com mais espaço livre de armazenamento interno e de memória RAM, situações desconfortáveis de lentidão, travamentos ou aplicativos com mau desempenho se tornarão mais raras. Agora é só colocar em prática as lições aprendidas e aproveitar o potencial máximo desse dispositivo.