Os 5 melhores smartwatches Amazfit de 2023

A tecnologia smart veio para tornar nossos aparelhos de uso cotidiano mais avançados, com funções inteligentes e a possibilidade de automatização de tarefas diárias. Assim, os

smartwatches

ganham cada vez mais destaque ao possibilitarem grande conectividade e comandos com poucos movimentos através de um relógio de pulso.

Para quem busca opções completas com preço acessível, os relógios da Amazfit, empresa que faz parceria com a Xiaomi para produzir smartwatches, aparecem como alternativa. Por isso, separamos uma lista com os 5 modelos de

smartwatch Xiaomi

Amazfit para você adquirir em 2023.

Vale lembrar que os smartwatches se destacam por medirem os batimentos cardíacos, o nível de estresse do usuário, terem a função que indica a qualidade de sono e também possibilitarem o uso de diversos aplicativos, assim como conectividade com outros aparelhos.

rich-text-image

mulher com seu smartwatch

Considere algumas características e funções para a escolha do melhor

smartwatch

para sua necessidade. Algumas delas são:

  • Dimensões e peso: avalie o tamanho do display e o tamanho total do relógio para o uso que você busca. Visores maiores são mais fáceis de ver, mas podem atrapalhar em corridas ou prática de outros esportes. Modelos mais robustos, como o T-Rex, são indicados para prática que exige a resistência do aparelho, como trilhas ou escaladas. 

  • Bateria: a bateria do smartwatch deve ter a duração necessária para o uso buscado por você e que permita a autonomia para usufruir do relógio. Nesse ponto, a carga em miliamperes será relativa, pois há modelos que apresentam menor capacidade de carga e, por possuírem menos recursos, têm mais tempo de uso. O ideal é que, ao menos, o relógio tenha autonomia de alguns dias com uso intenso.

  • Resistência à água: é comum que os smartwatches tenham ao menos uma resistência mínima a respingos e poeira. Isso é fundamental devido seu uso, mas há modelos com maior resistência, que possibilitam a prática de diversos esportes e atividades, como natação.

Para o uso convencional, 3 ATM são suficientes, mas não permitem que o smartwatch seja usado no banho, por exemplo. Para isso, a resistência indicada é de ao menos 5 ATM. Já para a prática esportiva e o uso em piscinas, rios ou no mar, a resistência deve ser de 10 ATM

  • Display: é importante escolher conforme o tamanho do display e sua tecnologia. Telas IPS e LCD são mais simples e apresentam maior distorção da imagem conforme o ângulo de visão. Para o uso cotidiano básico serão suficientes.

Porém, existem tecnologias mais recentes, como o AMOLED, em que pequenos LEDs tem iluminação individual e produzem imagens com cores mais reais e intensas, contraste definido e menor distorção da imagem conforme o ângulo de visão.

  • Conectividade: há modelos que apresentam conexão com WiFi, e não apenas o bluetooth que proporciona estar conectado ao celular do usuário. Mesmo que a conectividade com a internet não seja fator fundamental, relógios com essa opção são mais versáteis e proporcionam o download de apps e arquivos. É um ponto positivo para quem busca ainda mais conectividade. 

Além disso, há modelos com tecnologia NFC, que possibilita a troca de informações entre aparelhos. Se o smartwatch possuir essa tecnologia, será possível realizar pagamentos apenas pela aproximação do relógio às máquinas de cartão.

Lembre-se que os modelos presentes na nossa lista não têm conexão WiFi, pois têm o foco em uso associado ao

celular

e para o monitoramento de atividades físicas.

  • Sensores: os smartwatches vêm com uma série de sensores que auxiliam no monitoramento de atividades físicas e da localização do usuário. Quanto mais sensores, mais completo é o mapeamento das atividades feitas por você. Os sensores presentes são:

  • Barômetro: mede a pressão atmosférica. Fundamental para quem faz exercícios ao ar livre. 

  • Giroscópio: o smartwatch funciona como uma bússola, indicando as orientações geográficas.

  • Pedômetro: sensor que mostra quantos passos você deu enquanto usava o smartwatch. O Pedômetro ajuda a calcular distância percorrida, ritmo de caminhada, velocidade dos passos e o gasto calórico.

  • Acelerômetro: possibilita mudar automaticamente a orientação da tela do smartwatch entre vertical e horizontal para se adaptar ao uso do momento. 

  • Sensor geomagnético: possibilita maior exatidão do GPS e na localização indicada.

  • Sensor de frequência cardíaca PPG: recurso que possibilita acompanhar os batimentos cardíacos enquanto o relógio está no seu pulso. 

  • Sensor de luz ambiente: permite que o aparelho regule de forma automática a luz do visor a partir da claridade do ambiente. Ideal para o uso contínuo em ambientes externos e internos com grande alternância.

  • Termômetro: mede a temperatura corporal e indica a temperatura ambiente. 

  • Funções extras: os smartwatches também apresentam aplicativos e funções complementares, que ajudam você a monitorar suas atividades diárias e a atender chamadas de forma remota. Busque por aquele que tenha as funções mais úteis para você. É possível encontrar medidor de nível de oxigênio no sangue, contador de passos, avaliador da qualidade do sono, ingestão de calorias e o controle do ciclo menstrual.

Quanto maior o número de funções, mais praticidade e autonomia você terá ao usar smartwatch, e mais utilitário ele será. Todos os modelos presentes na lista contam com medidor de passos, distância percorrida, medidor de nível de oxigênio, de batimentos cardíacos e a função que mede a qualidade do sono do usuário.

Além disso, todos os modelos trazem aplicações voltadas à prática esportiva e o lembrete sobre sedentarismo, com o controle de ingestão de calorias diárias.

  • Compatibilidade com sistemas operacionais: é preciso verificar com quais sistemas operacionais o smartwatch é compatível. Os modelos devem suportar a conexão com as últimas versões do sistema Android e iOS, para serem utilizados por qualquer smartphone. A lista com os melhores Amazfit traz todos os modelos com conectividade para Android e iOS.

rich-text-image

Smartwatch Amazfit Fashion GTR 2e

Smartwatch Amazfit Fashion GTR 2e

Quais os tipos de Amazfit?

A

Amazfit

é uma marca chinesa que lança smartwatches em parceria com a Xiaomi. Assim, ressaltamos que os modelos presentes são os confeccionados por essa união entre as marcas. Outras linhas como Xiaomi Mi e Xiaomi Haylou (outra parceria entre duas empresas) não estão presentes na nossa lista. 

Modelos de smartwatches Amazfit

  • Bip: linha de relógios casuais com caixa retangular, para o uso diário. São relógios com preço acessível pensado para o uso casual. Os modelos

    Amazfit Bip

    têm um custo-benefício.

  • Pace: smartwatches com caixa redonda e design minimalista, pensados para quem busca monitoramento em atividades físicas básicas, como corridas e caminhadas, e para o uso casual. O smartwatch

    Amazfit Pace

    não apresenta botão externo e funciona com sistema touch.

  • Verge: relógio com caixa e tela redondas e visual sofisticado. O

    Amazfit Verge

    tem caixa feita em polímero reforçado com fibra de vidro, o que dá leveza e segurança ao smartwatch. Pensado para o público praticante de esportes e exercícios, conta com botão externo “home”, que dá acesso à tela inicial do smartwatch.

  • GTS: a linha

    Amazfit GTS

    traz modelos casuais de caixa quadrada com cantos arredondados e tela ligeiramente maior que os modelos da linha bip. Além disso, traz mais funções, tendo preço mais elevado e sendo um relógio indicado para quem usará com frequência o smartwatch no seu dia-a-dia.

  • GTR: os modelos

    Amazfit GTR

    têm o design sofisticado, com o relógio em formato redondo e botões externos (varia conforme o modelo específico), úteis para ativar funções no relógio. Traz modelos sofisticados e com configurações, com visual que combina para a prática esportiva e ocasiões casuais.

  • Stratos: em formato redondo, apresenta caixa mais robusta e visual esportivo. Os modelos

    Amazfit Stratos

    contam botões na parte externa que dão acesso às funções e telas do relógio.

  • T-Rex: linha com os relógios mais robustos, maiores e pesados. Modelos

    Amazfit T-Rex

    têm maior resistência à queda, efeitos do ambiente e ficam submersos em maior profundidade. Linha indicada para a prática intensa, como escaladas, mergulhos e trilhas.

  • Nexo: o

    Amazfit Nexo

    é um smartwatch tecnológico com possibilidade de conexão 4G com redes móveis. Tem design minimalista e formato totalmente redondo, com apenas um botão.

  • Amazfit Band: linha de smartband, ou seja, as pulseiras inteligentes. Esses relógios têm menor tela e na mesma orientação da pulseira, ocupando pouco espaço e sendo indicados para a prática de exercícios, pois são leves e pequenos. 

Os relógios que separamos foram escolhidos tendo em conta a quantidade e utilidade de funções, além da precisão na marcação de alguns parâmetros como batimentos cardíacos e alguns aspectos de resistência, como a proteção à água. Também levamos em conta fatores tecnológicos, como conectividade de rede (móvel ou WiFi), e a relação custo-benefício que os modelos apresentam.

Abaixo, você confere os 5 melhores modelos de smartwatches da Amazfit.

Smartwatch Amazfit Bip U Pro

Com custo-benefício, o

Amazfit Bip U Pro

apresenta GPS nativo com sensor de alta precisão e bateria com autonomia para até 9 dias de uso moderado. Com 31 gramas, é um celular leve e de tamanho pequeno, compacto para o uso diário e cômodo para a prática esportiva.

Peso: 31 g

Resistência à água: 5 ATM

Display: IPS LCD, com tamanho de 1,43 polegadas

Bateria: 230 mAh com autonomia de 9 dias

Bluetooth: 5.0

Wi-fi: Não

NFC: Não

GPS: A-GPS e GPS

Sensores: Comandos de voz, Acelerômetro, Giroscópio, Batimentos cardíacos, Sensor Magnético e SpO2 (que mede o nível de oxigênio)

Smartwatch Amazfit GTS 3

O relógio inteligente

Amazfit GTS 3

pesa apenas 24g e traz todas as funções extras possíveis e sensores de alto nível de precisão. É fino, com menos de 1 cm de espessura, e com design sofisticado é uma opção para o uso diário. 

Peso: 24,4 g

Resistência à água: 5 ATM

Display: AMOLED, com tamanho de 1,75 polegadas

Bateria: 230 mAh com autonomia de 12 dias para uso moderado

Bluetooth: 5.1 e conectividade BLE

Wi-fi: Não

NFC: Não

GPS: GPS, GALILEO, BDS, QZSS e GLONASS, ou seja, é compatível com todos os satélites de localização

Sensores: Sensor Magnético, SpO2 para medição de oxigênio, Batimentos cardíacos, Acelerômetro, Giroscópio Barômetro e Luz ambiente

Smartwatch Amazfit Band 5

O

Amazfit Band 5

segue como uma das mais buscadas opções pelos usuários, estando há alguns anos no mercado. Tem design simples em que a tela retangular segue o padrão da pulseira do smartwatch Band 5. Conta com diversas funções de monitoramento de atividades físicas. Sendo leve e pequeno, é ideal para a prática esportiva. 

Peso: 24 g

Resistência à água: 5 ATM

Display: AMOLED, com tamanho de 1,1 polegadas

Bateria: 125 mAh com autonomia de 15 dias para uso moderado (dada a menor quantidade de funções do smartband)

Bluetooth: 5.0

NFC: Não

GPS: Não

Sensores: Acelerômetro, Giroscópio, Sensor óptico de frequência cardíaca PPG

Smartwatch Amazfit GTR 2e

Ideal para quem busca um visual clássico e não dispensa o uso da mais alta tecnologia, o

Amazfit GTR 2e

é um relógio inteligente com alta tecnologia, que serve para todas as funções diárias e apresenta sensores precisos. 

A linha GTR já traz o modelo GTR 4, com recursos mais recentes, mas que apresenta um valor elevado. Por isso, o GTR 2e entra na lista, pois oferece tecnologia de ponta, ainda é atual e tem relação custo-benefício. É destaque pela autonomia da bateria, que chega a quase um mês em uso moderado. 

Peso: 32 g

Resistência à água: 5 ATM

Display: AMOLED, com tamanho de 1,39 polegadas

Bateria: 471 mAh com autonomia de 24 dias para uso moderado

Bluetooth: 5.0

NFC: Não

GPS: Sim

Sensores: Sensor óptico de frequência cardíaca PPG, Termômetro, Acelerômetro, Barômetro, Giroscópio, Sensor de luz ambiente, Sensor geomagnético

Smartwatch Amazfit T-Rex 2

Com visual robusto e aparência esportiva, o smartwatch

Amazfit T-Rex 2

tem botões físicos, capacidade de resistência à água de 10 ATM (até 100 m) e bateria com autonomia de duração. É compatível com os principais sistemas de satélites para localização, e conta com sensores de precisão para o monitoramento fiel de diversas atividades físicas e práticas esportivas. 

Peso: 66,5 g

Resistência à água: 10 ATM

Display: AMOLED, com tamanho de 1,39 polegadas

Bateria: 500 mAh com autonomia de 24 dias para uso moderado

Bluetooth: 5.0

NFC: Não

GPS: Sim

Sensores: Sensor de luz ambiente, Sensor geomagnético, Altímetro, Acelerômetro, Giroscópio

De quem é a marca Amazfit?

A Amazfit é uma empresa chinesa, pertencente à marca Huami, com foco no desenvolvimento de wearables, ou seja, em dispositivos “vestíveis”, que compõem o vestuário e apresentam tecnologia avançada para múltiplas funções. Essa parceria com a

Xiaomi

ocorre desde 2015, e, mesmo que existam smartwatches pertencentes somente a uma empresa ou outra, os modelos lançados desde essa data tratam da parceria entre as duas empresas. 

Neste artigo, nossa intenção não é comparar modelos lançados individualmente, mas mostrar os melhores modelos de smartwatch

Xiaomi Amazfit

, ou seja, os relógios inteligentes lançados em parceria pelas duas empresas. Vale ressaltar que a parceria é tanta que os produtos Amazfit são vendidos nas lojas oficiais e online da Xiaomi.

rich-text-image

Smartwatch Amazfit Basic U Pro

Conclusão

Os smartwatches Amazfit são lançados em parceria com a empresa Xiaomi e conferem qualidade e preço acessível aos consumidores. Existem diferentes linhas de relógios inteligentes e, em cada linha, há diferenças de modelos. Do mais esportivo, robusto e pesado, até ao mais simples e discreto, os smartwatches Amazfit podem satisfazer as mais diferentes necessidades que você possa ter.