Os melhores perfumes nacionais masculinos

Confira os melhores perfumes nacionais masculinos e suas características para usar de maneira adequada cada fragrância.

rich-text-image

Homem escolhendo perfume

Quando falamos em estilo próprio, podemos destacar os perfumes como itens marcantes que definem e mostram parte da nossa identidade e gosto pessoal. 

Seja para dias quentes de verão e primavera, ou mesmo aqueles momentos frios e em noites chuvosas, os perfumes masculinos são responsáveis por marcar ainda mais nossa presença em diferentes situações e momentos, sendo aliados perfeitos para encontros casuais, eventos importantes e mesmo no uso cotidiano. 

Porém, há muitas fragrâncias diferentes e isso pode nos deixar confusos no momento de escolher o melhor produto. Afinal, há aromas mais amadeirados, mais marinhos ou cítricos, fragrâncias adocicadas e quentes e aquelas que são mais neutras e mesmo refrescantes. Por isso, neste artigo, vamos mostrar quais são os melhores perfumes masculinos nacionais e quais são suas características, para que você possa escolher o produto de forma adequada.

Quais são os tipos de perfumes nacionais masculinos?

Como há uma grande variedade de perfumes, podemos dividi-los por suas fragrâncias e, com isso, categorizar esses produtos conforme a situação ideal de uso a partir de seu cheiro.

Tipos de perfume

  • Amadeirado: os perfumes amadeirados trazem notas de diferentes madeiras como sândalo, patchouli e cedro. Caracteriza perfumes versáteis e elegantes que podem ser usados em ocasiões cotidianas ou encontros mais sérios.

  • Chipre: os perfumes chipres trazem notas de musgo e madeira e notas cítricas, sendo mais marcantes que os perfumes amadeirados. Por sua presença, são mais indicados para ocasiões especiais e o uso em momentos específicos. 

  • Gourmand: os perfumes gourmand trazem aromas de alimentos doces, como chocolate, baunilha e mesmo caramelo. Assim, são perfumes adocicados e recomendados para o uso em noites mais frias, com seu melhor desempenho em ocasiões especiais de outono e inverno.

  • Frutado: os perfumes frutais trazem notas e aromas de frutas como abacaxi e maçã. São caracterizados por terem cheiro adocicado e suave. São mais indicados para o uso em ocasiões especiais e podem ser usados em climas frios e quentes, com melhor resposta no primeiro. 

  • Aquáticos e marinhos: as notas presentes nos perfumes marinhos fazem referência ao oceano e à água. Assim, esses perfumes tendem a ser refrescantes e com toques de sal, o que faz com que seu uso ideal seja para estações quentes, como verão e primavera.

  • Herbal: os perfumes herbais trazem notas de ervas e um tom verde em seus aromas de forma geral. São mais recomendados para o uso em dias quentes, dada sua refrescância e a evocação de ambientes como florestas e locais com muita vegetação. É comum encontrar notas de menta, hortelã, coentro e outras ervas aromáticas.  

  • Aromático: também conhecidos como Fougère, são perfumes com a clássica fragrância masculina, que combina notas amadeiradas, cítricas e herbais, frutais e florais. Os perfumes aromáticos são clássicos masculinos e podem ser usados em diferentes contextos, dependendo das notas específicas de cada produto.

  • Oriental: as fragrâncias orientais também são conhecidas como “ambaradas”, pois fazem alusão a cheiros do oriente, com notas de especiarias da Índia, bálsamos da arábia, o âmbar e o almíscar. São perfumes marcantes e, ao mesmo tempo, misteriosos.

Top 10 melhores perfumes nacionais masculinos

Na sequência, separamos os 10 melhores perfumes masculinos nacionais para ajudar você na escolha tendo como base os melhores produtos do mercado. Mas, antes de seguir com os modelos, é importante compreender como seu cheiro é medido e quais notas olfativas são apresentadas. Com isso, você precisa saber a diferença entre as notas e como elas se manifestam no uso do perfume. São elas:

  • Notas de topo: são os aromas iniciais, percebidos logo após você borrifar seu perfume. São as mais voláteis e não permanecem por muito tempo, mas, ainda assim, são responsáveis pela primeira impressão com o perfume. 

  • Notas de coração: são os aromas percebidos após um tempo com o uso do perfume, responsáveis pelo corpo e a personalidade que o produto assume. As notas de coração são percebidas com mais ênfase após a evaporação das notas de topo. 

  • Notas de base: são as responsáveis por ajudar a fixar a fragrância, sendo as menos voláteis que ficam por mais tempo na pele. Formam, como o nome indica, a base da fragrância do perfume, e costumam ser amadeiradas ou orientais. 

Além disso, é importante entender que existem perfumes Colônia (Eau de Toilette, EDT) e os Perfumes propriamente ditos (Eau de Parfum, EDP), que se diferem pela concentração da fragrância no produto final. 

Os EDP apresentam mais concentração (de 15 a 20%) que os EDT (de 5 a 15%) e, por isso, duram mais tempo na pele e são mais intensos. Por fim, existem categorias superiores e menos encontradas, como o Parfum (acima de 20%) e o Elixir, que pode passar dos 30%. Com isso, podemos conferir os 10 melhores perfumes masculinos nacionais.

Malbec - O Boticário

O Boticário é uma empresa clássica e conhecida por perfumes com aromas marcantes e história no mercado nacional. Traz produtos emblemáticos, como o

perfume Malbec

tradicional, um desodorante colônia (EDT) clássico de 100 ml que combina notas amadeiradas e frescas, com destaque para aromas de carvalho, ameixa e baunilha. É um perfume inspirado em vinhos, que traz álcool vínico que passa por processo de envelhecimento em barris de carvalho francês. 

Características:

  • Concentração: colônia (EDT)

  • Família: pertence à família dos amadeirados e aromáticos

  • Notas: notas de topo de lima, limão, mandarina, pimenta, olíbano, folhas de cedro. Notas de coração de cedro, patchouli e malbec. Notas de base de musgo, benjoim e musk.

  • Uso: recomendado para ocasiões especiais e uso noturno.

  • Volume: frasco de 100ml. 

rich-text-image

Malbec O Boticário

Kaiak - Natura

A Natura também tem tradição e história no mercado nacional e reconhecimento internacional. Traz perfumes clássicos e popularmente conhecidos, como o

Kaiak masculino

tradicional. Com embalagem clássica e aroma conhecido em todo o país, o Kaiak é um desodorante aquoso com teor refrescante e notas cítricas que pode durar cerca de 8 horas na pele. Por ser um perfume refrescante e marinho, é de uso em dias quentes. 

Características:

  • Concentração: colônia (EDT)

  • Família: perfume aromático aquoso.

  • Notas: notas de topo de limão de amalfi, bergamota, cassis e gálbano. Notas de coração de madeiras transparentes, flor de laranjeira, jasmim, lírio-do-vale e gerânio. Notas de base de musgo de carvalho, sândalo, âmbar e almíscar.

  • Uso: uso cotidiano e em dias de temperaturas elevadas. 

  • Volume: frasco de 100ml. 

Zaad - O Boticário

Um perfume encantador e com aroma marcante, o

perfume Zaad

tem em sua fragrância o tom amadeirado e aromático, com notas de manjericão e cítricas. É um perfume versátil, apesar de ter concentração maior e ser qualificado como EDP, o que o confere mais presença e concentração de sua fragrância. É indicado para o uso em estações quentes e momentos do outono.

Características:

  • Concentração: Eau de Parfum (EDP)

  • Família: aromático amadeirado

  • Notas: notas de topo de bergamota, coentro e notas verdes. Notas de coração de cedro, cravo, patchouli, noz-moscada, orquídea e cravo. Notas de base de sândalo, âmbar, almíscar e musgo sérvio.

  • Uso: versátil, pode ser usado em momentos cotidianos conforme o ambiente e a situação, e pode ser usado para ocasiões especiais. É feito para dias e noites de clima mais agradável e temperaturas mais elevadas. 

  • Volume: frascos de 50 e 95 ml. 

Zaad Santal - O Boticário

Zaad Santal

é uma variação do clássico Zaad, com teor fortemente amadeirado. O perfume tem um toque exótico e forte presença de sândalo. É um perfume marcante e íntimo com longa fixação na pele, com notas de uísque e âmbar que contribuem para o uso do perfume ser indicado para climas frios e situações noturnas. Ainda assim, é versátil e pode ser usado em dias de temperatura mais amena. 

Características:

  • Concentração: Eau de Parfum (EDP)

  • Família: aromático amadeirado

  • Notas: notas de topo de bergamota, gengibre, noz-moscada e pimenta. Notas de coração de sândalo, lavanda, flor de violeta e uísque. Notas de base âmbar, cedro, almíscar, patchouli e vetiver. 

  • Uso: é versátil, mas tem uso mais indicado ocasiões de inverno e outono. Pode ser usado em encontros casuais, reuniões de trabalho e momentos formais. 

  • Volume: 95 ml. 

Club 6 Exclusive - Eudora

A Eudora é uma empresa reconhecida por seus cosméticos e produtos de beleza de forma geral, e traz no

Club 6 Exclusive

um perfume exclusivo, com aroma adocicado com notas de uísque e frutais, com base amadeirada e fragrância única, pensada para momentos especiais em noites frias de outono e inverno. O perfume lembra o uísque em sua cor e também pelo frasco, que se assemelha a um cantil. 

Características:

  • Concentração: colônia (EDT)

  • Família: âmbar amadeirado (intenso)

  • Notas: notas de topo de pimenta-preta, toranja, abacaxi, maçã, abacaxi, calda doce. Notas de coração de canela, flor de laranjeira, gerânio e lavanda. Notas de base de âmbar, cedro, vetiver, caramelo, uísque, patchouli, diamante negro, ládano e cumarina.

  • Uso: recomendado para noites em estações frias, por sua presença e fragrância adocicada. 

  • Volume: 95 ml.

Homem Essence - Natura

O

Natura Homem Essence

é um perfume intenso e marcante, com madeiras nobres como notas de coração e toque de cacau e notas de âmbar, o que o fazem um perfume amadeirado e quente. É um perfume versátil que pode ser usado tanto em ocasiões diurnas como noturnas, e encaixa em contextos de clima mais ameno e frio, indicado para primavera, outono e inverno. É elegante e pode durar até 10 horas na pele. 

Características:

  • Concentração: Deo Parfum (EDP)

  • Família: amadeirado aromático e especiado.

  • Notas: notas de topo de toranja, limão, gengibre e bergamota. Notas de coração de canela, coentro, pimenta-preta, violeta e cardamomo. Notas de base de âmbar, cedro, cashmeran, iso e super, madeira guaiac e patchouli.

  • Uso: dias e noites de temperatura amena e fria. Pode ser usado em contextos cotidianos ou encontros especiais.  

  • Volume: 100 ml.

Attractive - Água de Cheiro 

O perfume

Attractive masculino Água de Cheiro

é ideal para contextos urbanos ao trazer uma fragrância refrescante e adocicada com presença do cheiro do melão. Também traz notas de folha verde e madeira, o que o torna versátil e adaptável, podendo ser usado em ocasiões especiais ou em atividades cotidianas em que você deseja usar um aroma marcante. 

Características:

  • Concentração: Deo colônia (EDT)

  • Família: aromático especiado.

  • Notas: notas de topo de bergamota, melão e manjericão. Notas de coração de notas verdes. Notas de base âmbar e fava tonka

  • Uso: versátil, pode ser usado de forma casual ou em ocasiões especiais. É um perfume recomendado para climas amenos e frios. 

  • Volume: 100 ml.

Coffee Man - O Boticário

Coffee Man

é um perfume especiado quente, com notas de café, couro e tabaco. Assim, tem fragrância intensa que proporciona uma experiência olfativa marcante desde a primeira borrifada do perfume na pele. Coffee Man é um clássico da marca, lançado ainda na década de 2000, recomendado para situações especiais em climas frios, principalmente em encontros e reuniões noturnas.

Características:

  • Concentração: Deo colônia (EDT)

  • Família: amadeirado especiado.

  • Notas: notas de topo de cardamomo, folhas de pimenta, folhas de bambu, bergamota, gengibre, toranja e notas verdes. Notas de coração de tabaco, noz-moscada, íris, violeta, gerânio e artemísia. Notas de base de café, couro, cedro, sândalo, âmbar e patchouli.

  • Uso: para ocasiões especiais em climas frios.

  • Volume: 100 ml.

Essencial Oud - Natura

O perfume

Natura Essencial Oud masculino

é uma variação do clássico Essencial que traz acorde especiado quente como característica principal e marcante. Imponente, tem fragrância amadeirada intensa com longa duração, podendo durar até 10 horas na pele conforme as condições de uso e clima. 

Características:

  • Concentração: Deo Parfum (EDP)

  • Família: amadeirado.

  • Notas: notas de topo de cardamomo, açafrão, bergamota e elemi. Notas de coração de praline, canela, bálsamo de gurjum, gerânio e óleo de cipriol. Notas de base de madeira oud, patchouli, copaíba, cedro, almíscar, âmbar, abeto, cashmeran, sândalo, cedro e ambroceide.

  • Uso: para ocasiões especiais em climas frios, principalmente nas noites de outono e inverno. 

  • Volume: 100 ml.

Stark - Mahogany

O perfume

Mahogany Stark

é marcante e tem personalidade, com fragrância amadeirada e floral. É versátil e pode ser usado em ambientes de trabalho ou mesmo em encontros especiais, com boa fixação e projeção no ambiente. É um perfume com boa concentração que vem em frasco de 100 ml, o que faz o produto ter ótimo custo-benefício. 

Características:

  • Concentração: Eau de Parfum (EDP)

  • Família: amadeirado.

  • Notas: notas de topo de limão, laranja, alecrim, cardamomo e petitgrain. Notas de coração lírio-do-vale, jasmim, rosa e sândalo. Notas de base vetiver, musgo, notas amadeiradas e almíscar.

  • Uso: versátil, pode ser usado em dias e noites de temperatura amena e não fria, seja para ocasiões de trabalho ou encontros especiais e reuniões informais.

  • Volume: 100 ml.

rich-text-image

Mahogany Stark

Como escolher um perfume masculino nacional que deixe um rastro?

De forma geral, perfumes amadeirados deixam sua marca, e a boa notícia é que grande parte das fragrâncias masculinas usam notas de madeiras diversas. Outro ponto importante é saber que, mesmo marcantes, as essências doces são mais enjoativas e combinam com climas mais frios. 

E, por fim, é preciso levar em conta a concentração da fragrância no líquido final. Assim, um Eau de Parfum ou Deo Parfum será mais marcante e deixará um rastro maior nos ambientes que você passar 

Boas fragrâncias para todos os momentos

Nosso cheiro nos acompanha e marca os locais que frequentamos, fazendo parte da nossa identidade em diferentes momentos da nossa vida. Assim, escolher o perfume correto para nosso gosto pessoal é importante e pode fazer a diferença em nossa autoestima e na nossa presença em diferentes ocasiões.

Antes de ir, você pode visitar este blog e descobrir

como pintar o cabelo

. Sinta-se à vontade para aprender tudo sobre esse tópico.

Por isso, seja em encontros especiais, reuniões importantes ou para o uso diário em situações cotidianas, os melhores

perfumes masculinos nacionais

aparecem como solução e trazem fragrâncias únicas para todas as necessidades. Confira os melhores produtos no Mercado Livre e faça a compra certa.