Saiba qual é a melhor opção para prolongar a vida útil do seu radiador e evitar danos ao sistema de arrefecimento do seu carro: água pura, destilada ou aditivo.
O
radiadoré uma das peças importantes para que o carro possa funcionar perfeitamente, sem sobreaquecer. Mas muitos donos de carros chegam a ignorar determinados cuidados e até mesmo de fazer manutenções preventivas.
Um dos principais motivos para que os motores terminem fundidos é justamente este: a falta de resfriamento adequado. E uma vez o motor fundido, o preço da retífica não é lá um dos mais baratos.
O radiador atua como um trocador de calor, utilizando um líquido de arrefecimento, que é normalmente uma mistura de água e aditivos, para remover o excesso de calor do motor. Esse líquido circula através do motor, absorvendo o calor, e é, então, conduzido ao radiador, onde é resfriado por meio do fluxo de ar.
Para que você continue mantendo seu carro em perfeitas condições, discutiremos neste post a importância da escolha correta do líquido para o radiador para que você continue mantendo o desempenho do automóvel, seja na cidade ou na estrada.
Qual é a importância da escolha do tipo de água no radiador
É importante você escolher a água correta a ser utilizada no radiador do seu carro. Isso garantirá que você tenha um bom funcionamento do sistema de arrefecimento e prolongará a vida útil do motor.
O
líquido de arrefecimentoé uma mistura de água desmineralizada e aditivos específicos, que desempenham funções específicas, como a ajuda da prevenção da corrosão e formação de depósitos no interior do sistema de arrefecimento.
Se você usar água comum da torneira, o que pode acontecer é que você estará acelerando o processo de corrosão, além de entupir os canais do radiador com depósitos minerais, podendo reduzir a eficiência do resfriamento do seu carro.
A escolha adequada do líquido de arrefecimento também influencia diretamente na temperatura de congelamento e ebulição do sistema.
Em climas frios, o uso de água pura pode congelar no radiador, causando danos ao sistema, enquanto em temperaturas elevadas, a água comum pode entrar em ebulição, levando a superaquecimento.
Os aditivos no líquido de arrefecimento elevam o ponto de ebulição e reduzem o de congelamento, garantindo que o sistema funcione nas faixas de temperatura adequadas.
Água pura ou aditivo: qual escolher?
Use sempre água desmineralizada com
aditivono radiador do seu carro. Essa mistura é conhecida por fluido de arrefecimento, que tem como principal função impedir que o motor do seu carro superaqueça, bem como prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.
Para que o carro funcione, o motor trabalha a uma temperatura média de aproximadamente 100ºC, que é a mesma temperatura que a água evapora. É por esse raciocínio que não faz sentido você utilizar água normal, já que esse líquido deve permanecer para equilibrar a temperatura do radiador.
Nesse contexto, o aditivo tem como função principal elevar o ponto de ebulição da água, para aproximadamente 110ºC a 112ºC. Isso evita que a água evapore em locais com altas temperaturas ou em áreas de grande altitude, como é comum em cidades como São Paulo.
A mesma lógica se aplica em regiões com temperaturas extremamente baixas, onde a água não deve congelar a 0ºC para que o sistema funcione de maneira eficiente.
Água desmineralizada, água destilada ou aditivo: qual a melhor opção?
A
água desmineralizadaé uma escolha comum, já que passa por um processo de remoção de minerais e íons indesejados. Isso a torna ideal para uso em radiadores, pois minimiza o risco de formação de depósitos minerais que podem prejudicar o fluxo de líquido no sistema de arrefecimento.
Ainda assim, a água desmineralizada pode conter vestígios de minerais, dependendo de seu processo de produção.
Já a
água destiladaé uma opção mais pura, uma vez que é obtida por meio da destilação, removendo praticamente todos os minerais e impurezas. Essa pureza é benéfica para a prevenção da corrosão no sistema de arrefecimento, mas, em climas muito quentes ou frios, a água destilada pode não fornecer a proteção adequada contra o congelamento ou o superaquecimento.
Os
aditivos de líquido de arrefecimentosão projetados para melhorar as propriedades da água, como o ponto de ebulição e o ponto de congelamento, além de conter inibidores de corrosão.
Esses produtos são especialmente úteis em regiões com condições climáticas extremas, proporcionando uma ampla margem de segurança contra o congelamento e a ebulição.
A escolha entre esses três produtos dependerá muito das condições locais e das necessidades do veículo. Em climas moderados, a água desmineralizada geralmente é suficiente, enquanto para regiões com temperaturas mais elevadas, os aditivos são recomendados, para garantir a eficácia do sistema de arrefecimento.
Quando trocar o fluido de arrefecimento?
A frequência da troca do fluido de arrefecimento em um veículo depende de vários fatores, como a quilometragem percorrida e as condições de condução. Pode variar de uma a cinco vezes por ano.
A melhor orientação para determinar o momento certo de trocar o fluido de arrefecimento é consultar o manual do proprietário do veículo, que contém informações específicas sobre o intervalo recomendado.
Além disso, fatores como o tipo de estradas percorridas e as condições de pavimentação também podem influenciar a frequência da troca. É importante seguir as orientações do manual para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento.
Antes de efetuar a troca do fluido de arrefecimento, é fundamental realizar a limpeza do sistema de arrefecimento.
Isso pode ser feito em uma oficina mecânica de confiança. O procedimento de substituição do líquido envolve o uso do aditivo recomendado pelo fabricante do veículo e a mistura correta com água desmineralizada.
A proporção entre o aditivo e a água deve ser respeitada com muita atenção. A sangria do sistema, que consiste na remoção de qualquer ar presente no circuito, é uma etapa essencial para garantir que o sistema contenha apenas a mistura adequada de água desmineralizada e aditivo.
A válvula termostática também requer atenção, pois controla o fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador, garantindo a estabilidade da temperatura. Geralmente, essa válvula está contida em uma carcaça de plástico no motor.
Substituir a válvula termostática muitas vezes envolve a troca de toda a carcaça, pois o plástico pode se deteriorar devido às mudanças de temperatura. Essa troca deve ser realizada por um mecânico de confiança, dada a complexidade do processo.
Cuidar adequadamente do sistema de arrefecimento e seguir as orientações do fabricante é essencial para manter o motor funcionando de forma eficaz e prevenir danos ao veículo.
O que fazer se o nível do líquido baixar?
O sistema de arrefecimento de um veículo é projetado para ser um circuito fechado, no entanto, o nível do líquido de arrefecimento não permanecerá constante indefinidamente.
Isso ocorre porque o líquido de arrefecimento, como qualquer outro líquido, está sujeito a evaporação quando exposto a altas temperaturas e pode vazar para outras áreas do sistema.
Se você perceber que o nível do líquido de arrefecimento está baixo, é importante tomar medidas imediatas.
Você pode temporariamente completar o nível com a quantidade necessária para encher o radiador, o que é uma ação de emergência aceitável. Porém, é fundamental levar o veículo à oficina o mais rápido possível para realizar uma limpeza completa do sistema e substituir o componente afetado.
Uma boa prática é ter os itens necessários para a reposição do líquido de arrefecimento em seu veículo, como uma garrafa de aditivo e outra com água desmineralizada, armazenadas no porta-malas.
Isso permitirá que você esteja preparado para eventuais situações em que seja necessário reabastecer o sistema de arrefecimento de forma temporária até que possa chegar à oficina.
O que é água do radiador?
A água do radiador, também conhecida como líquido de arrefecimento, é uma solução especial utilizada nos sistemas de resfriamento dos motores de veículos automotores. Sua função principal é regular a temperatura do motor, mantendo-o dentro de uma faixa de operação segura.
Essa solução é composta por água e um aditivo específico, que pode variar dependendo das especificações do fabricante do veículo.
O líquido de arrefecimento é circulado pelo motor, absorvendo o calor gerado durante a combustão e, em seguida, é direcionado para o radiador, onde o calor é dissipado para o ambiente.
Essa ação contínua de resfriamento ajuda a evitar o superaquecimento do motor e protege os componentes do sistema contra corrosão e congelamento em temperaturas extremamente baixas. Portanto, a água do radiador é um elemento essencial para manter o motor funcionando adequadamente e prolongar a vida útil do veículo.
Pode colocar qualquer água no radiador?
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo.
A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
A água da torneira, por exemplo, contém minerais e impurezas que podem causar depósitos e entupimentos no radiador, resultando em superaquecimento e danos ao motor. Em temperaturas muito baixas, a água comum pode congelar e danificar o sistema.
É fundamental utilizar água desmineralizada ou destilada junto com o aditivo apropriado recomendado pelo fabricante do veículo.
Essa combinação ajuda a manter o sistema de arrefecimento limpo e livre de depósitos, garantindo a eficiência na dissipação de calor e a proteção contra corrosão, superaquecimento e congelamento.
Qual o nome da água que se coloca no carro?
A água apropriada para ser utilizada no sistema de arrefecimento de um carro é geralmente chamada de “água desmineralizada” ou “água destilada”.
Esses tipos de água passam por processos de purificação que removem impurezas e minerais, tornando-as ideais para uso no radiador do veículo. A razão para isso é evitar a formação de depósitos e prevenir danos ao sistema de arrefecimento, garantindo o correto funcionamento do motor.
É importante utilizar água desmineralizada ou destilada em combinação com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo para manter o sistema limpo, protegido contra corrosão e funcionando de maneira eficiente.
Ao utilizar a água correta, você estará preservando a saúde do motor do seu carro.
Pode colocar água filtrada no radiador do carro?
A água filtrada não é a opção ideal para colocar no radiador do carro. Embora seja mais pura do que a água da torneira comum, a água filtrada ainda pode conter minerais e impurezas que não são adequados para o sistema de arrefecimento do veículo.
O uso de água filtrada pode resultar na formação de depósitos minerais e no entupimento do radiador, mangueiras e outros componentes do sistema. A água filtrada pode não oferecer a proteção necessária contra a corrosão e o superaquecimento do motor.
A melhor prática é sempre utilizar água desmineralizada ou destilada, combinada com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade do sistema de arrefecimento.
A água desmineralizada ou destilada é projetada para evitar a formação de depósitos e proteger o motor, tornando-a a escolha mais adequada para o radiador do carro.
Fluido de sistema arrefecimento antifervura anticongelante Wurth
Pronto para o uso, o fluido de sistema de arrefecimento da Wurth está disponível em embalagens de 1 litro. Esse aditivo foi especialmente desenvolvido para ser utilizado em radiadores de motores a combustão interna, com o objetivo de proteger todo o sistema de arrefecimento contra os efeitos da corrosão.
Ele também desempenha um papel essencial na prevenção da fervura, congelamento e na redução da formação de espuma no sistema.
Quantidade: 1 litro
Aplicações: recomendado para todos os sistemas de arrefecimento
Pronto para usar
Água Radiador Liquido Rosa Arrefecimento Pronto Uso Cruze
Uma das características da
Água Radiador Líquido Rosada Paraflu é sua tecnologia Long Life OAT (Organic Acid Technology), que não apenas protege o sistema de arrefecimento, mas também contribui para a vida útil do motor.
Ao lubrificar os componentes críticos, como a bomba d’água e a válvula termostática, ele evita o ressecamento das mangueiras e protege contra a corrosão.
Quantidade: 1 litro
Pronto para usar
Biodegradável
Conclusão
Para manter a temperatura regular do motor do seu carro e garantir o devido funcionamento você precisa usar o tipo correto de água para o radiador. Entre as opções mais adequadas estão a água desmineralizada e a água destilada. Ambas evitam depósitos minerais e a corrosão.
Ao escolher o tipo de água adequada para seu radiador e realizando as devidas manutenções periódicas, você estará garantindo que seu veículo funcione com eficiência e segurança a longo prazo. Um sistema de arrefecimento bem mantido é sinônimo de menos preocupações e uma melhor direção.
Agora que você sabe para que servem as águas desmineralizadas, destiladas e até mesmo o aditivo, encontre o produto ideal para seu carro aqui no Mercado Livre!