Radiadores: Conceito e recomendações para o tipo de água adequado

Saiba qual é a melhor opção para prolongar a vida útil do seu radiador e evitar danos ao sistema de arrefecimento do seu carro: água pura, destilada ou aditivo.

O

radiador

é uma das peças importantes para que o carro possa funcionar perfeitamente, sem sobreaquecer. Mas muitos donos de carros chegam a ignorar determinados cuidados e até mesmo de fazer manutenções preventivas.

Um dos principais motivos para que os motores terminem fundidos é justamente este: a falta de resfriamento adequado. E uma vez o motor fundido, o preço da retífica não é lá um dos mais baratos.

O radiador atua como um trocador de calor, utilizando um líquido de arrefecimento, que é normalmente uma mistura de água e aditivos, para remover o excesso de calor do motor. Esse líquido circula através do motor, absorvendo o calor, e é, então, conduzido ao radiador, onde é resfriado por meio do fluxo de ar.

Para que você continue mantendo seu carro em perfeitas condições, discutiremos neste post a importância da escolha correta do líquido para o radiador para que você continue mantendo o desempenho do automóvel, seja na cidade ou na estrada.

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Opções para prolongar a vida útil do seu radiador

Qual é a importância da escolha do tipo de água no radiador

É importante você escolher a água correta a ser utilizada no radiador do seu carro. Isso garantirá que você tenha um bom funcionamento do sistema de arrefecimento e prolongará a vida útil do motor.

O

líquido de arrefecimento

é uma mistura de água desmineralizada e aditivos específicos, que desempenham funções específicas, como a ajuda da prevenção da corrosão e formação de depósitos no interior do sistema de arrefecimento.

Se você usar água comum da torneira, o que pode acontecer é que você estará acelerando o processo de corrosão, além de entupir os canais do radiador com depósitos minerais, podendo reduzir a eficiência do resfriamento do seu carro.

A escolha adequada do líquido de arrefecimento também influencia diretamente na temperatura de congelamento e ebulição do sistema

Em climas frios, o uso de água pura pode congelar no radiador, causando danos ao sistema, enquanto em temperaturas elevadas, a água comum pode entrar em ebulição, levando a superaquecimento. 

Os aditivos no líquido de arrefecimento elevam o ponto de ebulição e reduzem o de congelamento, garantindo que o sistema funcione nas faixas de temperatura adequadas.

Água pura ou aditivo: qual escolher?

Use sempre água desmineralizada com

aditivo

no radiador do seu carro. Essa mistura é conhecida por fluido de arrefecimento, que tem como principal função impedir que o motor do seu carro superaqueça, bem como prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.

Para que o carro funcione, o motor trabalha a uma temperatura média de aproximadamente 100ºC, que é a mesma temperatura que a água evapora. É por esse raciocínio que não faz sentido você utilizar água normal, já que esse líquido deve permanecer para equilibrar a temperatura do radiador.

Nesse contexto, o aditivo tem como função principal elevar o ponto de ebulição da água, para aproximadamente 110ºC a 112ºC. Isso evita que a água evapore em locais com altas temperaturas ou em áreas de grande altitude, como é comum em cidades como São Paulo. 

A mesma lógica se aplica em regiões com temperaturas extremamente baixas, onde a água não deve congelar a 0ºC para que o sistema funcione de maneira eficiente.

Água desmineralizada, água destilada ou aditivo: qual a melhor opção?

  • A

    água desmineralizada

    é uma escolha comum, já que passa por um processo de remoção de minerais e íons indesejados. Isso a torna ideal para uso em radiadores, pois minimiza o risco de formação de depósitos minerais que podem prejudicar o fluxo de líquido no sistema de arrefecimento. 

Ainda assim, a água desmineralizada pode conter vestígios de minerais, dependendo de seu processo de produção.

  • Já a

    água destilada

    é uma opção mais pura, uma vez que é obtida por meio da destilação, removendo praticamente todos os minerais e impurezas. Essa pureza é benéfica para a prevenção da corrosão no sistema de arrefecimento, mas, em climas muito quentes ou frios, a água destilada pode não fornecer a proteção adequada contra o congelamento ou o superaquecimento.

  • Os

    aditivos de líquido de arrefecimento

    são projetados para melhorar as propriedades da água, como o ponto de ebulição e o ponto de congelamento, além de conter inibidores de corrosão

Esses produtos são especialmente úteis em regiões com condições climáticas extremas, proporcionando uma ampla margem de segurança contra o congelamento e a ebulição.

A escolha entre esses três produtos dependerá muito das condições locais e das necessidades do veículo. Em climas moderados, a água desmineralizada geralmente é suficiente, enquanto para regiões com temperaturas mais elevadas, os aditivos são recomendados, para garantir a eficácia do sistema de arrefecimento.

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Aditivo radiador pronto para uso AcDelco

Quando trocar o fluido de arrefecimento?

A frequência da troca do fluido de arrefecimento em um veículo depende de vários fatores, como a quilometragem percorrida e as condições de condução. Pode variar de uma a cinco vezes por ano. 

A melhor orientação para determinar o momento certo de trocar o fluido de arrefecimento é consultar o manual do proprietário do veículo, que contém informações específicas sobre o intervalo recomendado. 

Além disso, fatores como o tipo de estradas percorridas e as condições de pavimentação também podem influenciar a frequência da troca. É importante seguir as orientações do manual para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento.

Antes de efetuar a troca do fluido de arrefecimento, é fundamental realizar a limpeza do sistema de arrefecimento

Isso pode ser feito em uma oficina mecânica de confiança. O procedimento de substituição do líquido envolve o uso do aditivo recomendado pelo fabricante do veículo e a mistura correta com água desmineralizada. 

A proporção entre o aditivo e a água deve ser respeitada com muita atenção. A sangria do sistema, que consiste na remoção de qualquer ar presente no circuito, é uma etapa essencial para garantir que o sistema contenha apenas a mistura adequada de água desmineralizada e aditivo. 

A válvula termostática também requer atenção, pois controla o fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador, garantindo a estabilidade da temperatura. Geralmente, essa válvula está contida em uma carcaça de plástico no motor. 

Substituir a válvula termostática muitas vezes envolve a troca de toda a carcaça, pois o plástico pode se deteriorar devido às mudanças de temperatura. Essa troca deve ser realizada por um mecânico de confiança, dada a complexidade do processo. 

Cuidar adequadamente do sistema de arrefecimento e seguir as orientações do fabricante é essencial para manter o motor funcionando de forma eficaz e prevenir danos ao veículo.

O que fazer se o nível do líquido baixar?

O sistema de arrefecimento de um veículo é projetado para ser um circuito fechado, no entanto, o nível do líquido de arrefecimento não permanecerá constante indefinidamente. 

Isso ocorre porque o líquido de arrefecimento, como qualquer outro líquido, está sujeito a evaporação quando exposto a altas temperaturas e pode vazar para outras áreas do sistema.

Se você perceber que o nível do líquido de arrefecimento está baixo, é importante tomar medidas imediatas. 

Você pode temporariamente completar o nível com a quantidade necessária para encher o radiador, o que é uma ação de emergência aceitável. Porém, é fundamental levar o veículo à oficina o mais rápido possível para realizar uma limpeza completa do sistema e substituir o componente afetado.

Uma boa prática é ter os itens necessários para a reposição do líquido de arrefecimento em seu veículo, como uma garrafa de aditivo e outra com água desmineralizada, armazenadas no porta-malas. 

Isso permitirá que você esteja preparado para eventuais situações em que seja necessário reabastecer o sistema de arrefecimento de forma temporária até que possa chegar à oficina.

O que é água do radiador? 

A água do radiador, também conhecida como líquido de arrefecimento, é uma solução especial utilizada nos sistemas de resfriamento dos motores de veículos automotores. Sua função principal é regular a temperatura do motor, mantendo-o dentro de uma faixa de operação segura. 

Essa solução é composta por água e um aditivo específico, que pode variar dependendo das especificações do fabricante do veículo. 

O líquido de arrefecimento é circulado pelo motor, absorvendo o calor gerado durante a combustão e, em seguida, é direcionado para o radiador, onde o calor é dissipado para o ambiente. 

Essa ação contínua de resfriamento ajuda a evitar o superaquecimento do motor e protege os componentes do sistema contra corrosão e congelamento em temperaturas extremamente baixas. Portanto, a água do radiador é um elemento essencial para manter o motor funcionando adequadamente e prolongar a vida útil do veículo.

Pode colocar qualquer água no radiador? 

Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. 

A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor. 

A água da torneira, por exemplo, contém minerais e impurezas que podem causar depósitos e entupimentos no radiador, resultando em superaquecimento e danos ao motor. Em temperaturas muito baixas, a água comum pode congelar e danificar o sistema.

É fundamental utilizar água desmineralizada ou destilada junto com o aditivo apropriado recomendado pelo fabricante do veículo. 

Essa combinação ajuda a manter o sistema de arrefecimento limpo e livre de depósitos, garantindo a eficiência na dissipação de calor e a proteção contra corrosão, superaquecimento e congelamento. 

Qual o nome da água que se coloca no carro? 

A água apropriada para ser utilizada no sistema de arrefecimento de um carro é geralmente chamada de “água desmineralizada” ou “água destilada”. 

Esses tipos de água passam por processos de purificação que removem impurezas e minerais, tornando-as ideais para uso no radiador do veículo. A razão para isso é evitar a formação de depósitos e prevenir danos ao sistema de arrefecimento, garantindo o correto funcionamento do motor. 

É importante utilizar água desmineralizada ou destilada em combinação com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo para manter o sistema limpo, protegido contra corrosão e funcionando de maneira eficiente. 

Ao utilizar a água correta, você estará preservando a saúde do motor do seu carro. 

Pode colocar água filtrada no radiador do carro? 

A água filtrada não é a opção ideal para colocar no radiador do carro. Embora seja mais pura do que a água da torneira comum, a água filtrada ainda pode conter minerais e impurezas que não são adequados para o sistema de arrefecimento do veículo. 

O uso de água filtrada pode resultar na formação de depósitos minerais e no entupimento do radiador, mangueiras e outros componentes do sistema. A água filtrada pode não oferecer a proteção necessária contra a corrosão e o superaquecimento do motor. 

A melhor prática é sempre utilizar água desmineralizada ou destilada, combinada com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade do sistema de arrefecimento. 

A água desmineralizada ou destilada é projetada para evitar a formação de depósitos e proteger o motor, tornando-a a escolha mais adequada para o radiador do carro.

Fluido de sistema arrefecimento antifervura anticongelante Wurth

Pronto para o uso, o fluido de sistema de arrefecimento da Wurth está disponível em embalagens de 1 litro. Esse aditivo foi especialmente desenvolvido para ser utilizado em radiadores de motores a combustão interna, com o objetivo de proteger todo o sistema de arrefecimento contra os efeitos da corrosão.

Ele também desempenha um papel essencial na prevenção da fervura, congelamento e na redução da formação de espuma no sistema.

  • Quantidade: 1 litro

  • Aplicações: recomendado para todos os sistemas de arrefecimento

  • Pronto para usar

Água Radiador Liquido Rosa Arrefecimento Pronto Uso Cruze

Uma das características da

Água Radiador Líquido Rosa

da Paraflu é sua tecnologia Long Life OAT (Organic Acid Technology), que não apenas protege o sistema de arrefecimento, mas também contribui para a vida útil do motor.

Ao lubrificar os componentes críticos, como a bomba d’água e a válvula termostática, ele evita o ressecamento das mangueiras e protege contra a corrosão.

  • Quantidade: 1 litro

  • Pronto para usar

  • Biodegradável

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Aditivo para radiador pronto uso Paraflu

Conclusão

Para manter a temperatura regular do motor do seu carro e garantir o devido funcionamento você precisa usar o tipo correto de água para o radiador. Entre as opções mais adequadas estão a água desmineralizada e a água destilada. Ambas evitam depósitos minerais e a corrosão.

Ao escolher o tipo de água adequada para seu radiador e realizando as devidas manutenções periódicas, você estará garantindo que seu veículo funcione com eficiência e segurança a longo prazo. Um sistema de arrefecimento bem mantido é sinônimo de menos preocupações e uma melhor direção.

Agora que você sabe para que servem as águas desmineralizadas, destiladas e até mesmo o aditivo, encontre o produto ideal para seu carro aqui no Mercado Livre!