Como escolher o Travesseiro Ideal

O

travesseiro

é muito mais do que uma simples peça decorativa em uma cama ou um artigo de descanso: é um item de saúde. Um travesseiro adequado pode nos proporcionar uma noite de sono que ajude no descanso e na recuperação de nossas forças, e isso impacta diretamente na nossa qualidade de vida, já que passamos boa parte das horas do dia deitados na cama. 

Atualmente, existem dezenas de tipos de travesseiros, feitos com materiais naturais ou sintéticos, que se adaptam às mais diversas necessidades das pessoas. Diante de tantas opções, é importante saber escolher o modelo que mais se adéqua a você. 

Confira abaixo uma lista com alguns modelos de travesseiros e descubra as características de cada um deles. 

rich-text-image

Mulher abraçando o travesseiro

Qual é o melhor travesseiro 2023?

Com diversas opções no mercado, escolher o melhor modelo varia de acordo com suas expectativas e necessidades. Por isso, selecionamos alguns modelos, segundo o site Leroy Merlin, que podem auxiliar a escolher o travesseiro mais adequado ao seu perfil e gosto. Sendo: 

Travesseiro de viscoelástico

Os

travesseiros de viscoelástico

são aqueles que ficaram popularmente conhecidos como “

travesseiros da NASA

”. O nome surgiu porque este material foi desenvolvido pela NASA como opção de estofamento para os assentos das aeronaves, conforme o site Uol. Esta tecnologia de material permite que a espuma do travesseiro se molde ao formato da cabeça, gerando um maior conforto e sustentação. 

Travesseiro de látex

O

travesseiro de látex

é um tipo de material natural que permite a evaporação rápida da umidade produzida pelo suor noturno, mantendo, assim, uma temperatura agradável. Devido a suas propriedades naturais de antiácaros, flexibilidade e durabilidade, o látex é o principal material utilizado na fabricação de

travesseiros ortopédicos

e antialérgicos.   

Travesseiro de penas de ganso

As

penas de ganso

trazem um maior conforto e leveza para o travesseiro. Em comparação aos outros materiais, os travesseiros de penas de ganso são um pouco mais caros, mas também têm uma durabilidade maior

Travesseiro de espumas

Entre os materiais de

travesseiros baratos

, a espuma é a opção mais em conta. Os travesseiros de espuma podem servir como complementos, como, por exemplo, para quem gosta de dormir com um suporte entre as pernas. 

Travesseiro de corpo

O travesseiro não é somente um item utilizado na cabeça. Hoje, existem travesseiros fabricados especialmente para acomodar o corpo. Em geral, estes

travesseiros de corpo

são longos e finos, de modo que a pessoa possa abraçá-lo com os braços e as pernas. Há também travesseiros de corpo específicos para mulheres grávidas e para pessoas com deficiência motora. 

Travesseiro anti-refluxo

Os

travesseiros anti-refluxo

têm um formato triangular de perfil baixo, semelhante a uma rampa levemente inclinada, que ajudam a amenizar este tipo de moléstia estomacal. 

Travesseiro triangular

Outro tipo de travesseiro especial que podemos encontrar são os

travesseiros triangulares

de espuma. Estes travesseiros são indicados para repouso e descansos breves. Também são utilizados por pessoas que sofrem com problemas de circulação nas pernas.

Travesseiro ortopédico

São travesseiros cujo design permite que a cabeça fique sempre na posição correta em relação à coluna cervical. Por isso, também podem ser conhecidos como travesseiros cervicais. Embora sejam adequados para qualquer pessoa, este tipo de travesseiro é bastante utilizado por quem possui problemas de coluna. 

rich-text-image

Travesseiro-ortopedico

Quais são as melhores marcas de travesseiros?

Confira algumas marcas de travesseiros selecionadas de acordo com as 10 melhores marcas do site My Best Brazil: 

Travesseiro Altenburg

A

Altenburg

possui uma linha bastante ampla de travesseiros. Além dos travesseiros convencionais de látex, viscoelástico e de pluma, a marca oferece modelos especiais para quem gosta de dormir de lado, de costas ou de bruços. Também possui travesseiros de corpo, protetores de travesseiros e porta travesseiros (fronhas). A diversidade da linha Altenburg permite ao cliente montar seu próprio

kit de travesseiros

personalizado. 

Travesseiro Ortobom

A

Ortobom

é uma marca de colchões e travesseiros muito tradicional. Sua linha de travesseiros conta com materiais modernos como, por exemplo, o viscogel, uma atualização do viscoelástico que garante ainda mais conforto. A marca também possui travesseiros de corpo, ortopédicos e antialérgicos. 

Travesseiro Buddemeyer

Conhecidos como travesseiros de hotelaria, a

Buddemeyer

traz opções de travesseiros confeccionados com plumas de ganso. A marca ficou famosa por sua alta-qualidade de material e acabamento, tornando-se a preferência de grandes redes de hotéis. Por isso, os preços dos travesseiros Buddemeyer, em geral, não são os mais atrativos.   

Travesseiro Duoflex

A

Duoflex

é a marca que apresenta a linha com mais opções de travesseiros. Há todos os tipos de modelos, tamanhos e materiais (espuma, látex, pluma, viscoelástico, etc.). Por essa razão, a Duoflex é uma ótima alternativa para quem busca relação custo/benefício satisfatória.  

Como saber se o travesseiro é bom?

Segundo uma matéria feita por especialistas no Bem Estar, um travesseiro bom deve se ajustar adequadamente entre o pescoço, contornando a cabeça e distribuindo o peso semelhante para a coluna.

Verificar se a marca apresenta certificações validadas por órgãos reguladores e de qualidade como, por exemplo, o INMETRO e o ISO 9000 e 9001. Os certificados garantem que os produtos daquela determinada marca passaram por testes, atendem às normas de qualidade e estão aptos à venda.

rich-text-image

Casal lutando com travesseiros

Qual é o melhor tipo de travesseiro?

O melhor tipo de travesseiro depende da necessidade que você tem. Por exemplo, a posição como dormimos (de lado, de costas ou de bruços) impacta sobre o tipo de travesseiro que devemos usar. Se você gosta de dormir de lado, os travesseiros ortopédicos ou os de viscoelástico são uma opção, porque se adaptam ao formato da cabeça, permitindo que a coluna vertebral se mantenha o mais alinhada possível. 

Qual é o tipo de travesseiro mais confortável?

O tipo de travesseiro mais confortável varia de acordo com as suas necessidades e preferências. Segundo o site da Duoflex, um tipo muito confortável é o travesseiro de pluma de ganso.  A pluma de ganso possui uma boa densidade que permite a sustentação adequada da cabeça em qualquer posição para dormir. Além disso, ela permite que o ar circule internamente, mantendo a temperatura agradável e com baixa umidade

Entretanto, há que se considerar outros fatores para eleger um travesseiro confortável: alergias, problemas de coluna, estomacais ou de circulação, etc. Para cada uma destas condições, há um travesseiro mais adequado, que fornecerá melhor conforto. 

Qual é o travesseiro mais vendido?

De acordo com a lista de travesseiros mais vendidos no Mercado Livre, alguns modelos são:

Travesseiro Select Luxo 

O travesseiro é da marca

Select Fibras

, feito com fibras importadas antialérgicas e uma capa protetora que facilita na hora de viajar. 

Kit 6 Travesseiros Anti Alérgico Impermeável 

O

Kit de 6 travesseiros

anti alérgico são preenchidos com fibra de poliéster siliconada e revestido com algodão, sendo impermeável e anti-ácaros, fabricado pela marca Fassini Têxtil. 

Travesseiro Percal 200 fios

Esse travesseiro

Percal 200 fios

é feito pela marca Ortobom, sendo hipoalergénico e com tecnologia anti-ácaros, possuindo o seu preenchimento com fibra de poliéster. 

Conclusão

A escolha de um travesseiro confortável e adequado é uma questão de saúde. Dormir bem faz parte dos cuidados que uma pessoa necessita para ter uma vida mais saudável. Felizmente, hoje, temos muitos modelos, marcas e tecnologias diferentes de travesseiros que permitem encontrarmos aquele que se ajuste às nossas exigências.