Tendências de inverno 2023: cores em alta da moda feminina

Descubra quais são as cores que estarão em alta no inverno deste ano, saiba como combiná-las e usá-las a seu favor.

rich-text-image

Mulher usa casaco e gorro em tons de bege no inverno

Dizem que o inverno é a estação da elegância. É o momento de tirar do armário aquelas peças sofisticadas e quentinhas, para mandar as baixas temperaturas para longe. 

O que pouca gente sabe, é que apesar de fria, esta estação do ano pode ser, sim, bem colorida, basta apostar no uso dos tons certos. Ao contrário do que muita gente pensa, não é porque os termômetros caíram que a paleta de cores deve ficar presa nos tons sóbrios. É só usar a criatividade para aproveitar as tendências e mergulhar num universo novo e cheio de personalidade.

As passarelas e as ruas já adiantaram o que vem para esta estação: tonalidades vibrantes e cheias de energia. Claro, que existe espaço também para os tons clássicos, mas, vale dar uma chance para outras cores e descobrir dezenas de possibilidades e combinações.

Quais são as tendências para o inverno deste ano?

Entre as principais tendências de inverno para este ano estão em alta peças fabricadas com xadrez, alfaiataria, couro, brilho e metalizado, por exemplo, segundo especialistas de moda de blogs como Steal The Look, Kitbox e Terra. 

Xadrez

A cada ano o xadrez se renova e aparece nas mais diferentes versões, desde as clássicas às mais modernas. Esta estampa faz parte da cartela obrigatória de cada inverno e não é diferente neste ano.

Entre as padronagens mais indicadas para a temporada estão: tartan, príncipe de Gales, vichy e o windowpane. É uma alternativa frequentemente usada em

camisa

, casacos, sobretudos,

blazers

,

saias

e

vestidos

.

  • O xadrez oferece uma variedade de estilos, desde os mais tradicionais até os mais modernos e ousados, sendo sempre versátil e atemporal.

  • O tartan, conhecido por suas linhas entrelaçadas, é mais sofisticado, ideal para peças de alfaiataria. 

  • Já o príncipe de Gales apresenta uma trama de linhas finas e assimétricas, ótimo para casacos e calças.

  • O vichy, tem linhas pequenas e espaçadas, ótimo para vestidos e blusas. 

  • O windowpane, caracterizado por seus quadrados largos e nítidos, oferece um visual moderno ideal para roupas mais casuais como camisas e calças de corte reto.

rich-text-image

Camisa Xadrez Flanelada em cores preto e vermelho

Alfaiataria

Neste inverno, as peças em alfaiataria ganham destaque por oferecerem elegância e sofisticação para os looks. Vale lembrar que esse tipo de peça costuma ser apreciada pelo corte bem estruturado e acabamento de alto padrão, que proporcionam um visual impecável e aconchegante.

  • Os blazers em alfaiataria são peças-chave para o inverno, já que podem ser combinados com diversas outras roupas para criar looks sofisticados. 

  • Os casacos de inverno em alfaiataria são uma opção estilosa para enfrentar as baixas temperaturas. Podem ser encontrados em diversos estilos, como os de corte reto ou os modelos trench coat, proporcionando uma aparência refinada e bem estruturada.

  •  Outras opções são as

    calças em alfaiataria

    de corte reto, uma escolha clássica para looks de trabalho ou para ocasiões mais formais. Elas podem ser combinadas com blusas e blazers, criando conjuntos elegantes e confortáveis.

  • Outra opção é apostar em vestidos e saias em alfaiataria, que podem ser usados com meia-calça e

    botas

    , trazendo um toque feminino e sofisticado ao visual.

Brilho e Metalizado

O brilho e o efeito metalizado são tendências que, tradicionalmente, eram mais associadas às estações mais quentes e festivas, como o verão e as festas de fim de ano. Contudo, nos últimos anos, esses elementos foram incorporados de maneira mais ousada e criativa nas coleções de inverno, para proporcionar uma nova perspectiva para a moda desta estação.

  • Podem adicionar uma dose de glamour e sofisticação aos looks de frio, criando contrastes interessantes com a atmosfera mais escura e sóbria dessa época do ano.

  • Os

    vestidos

    com tecidos brilhantes ou metalizados, por exemplo, são ótimas opções para eventos noturnos ou ocasiões festivas durante o inverno. Eles podem ser combinados com meia-calça e botas de cano alto para uma produção mais invernal.

  • Além dos

    casacos

    e

    jaquetas

    com acabamento metalizado, que podem ser peças-chave para criar looks ousados e modernos. Essas peças podem ser usadas com roupas casuais para criar um contraste entre o estilo mais esportivo e o brilho sofisticado.

  • Sem contar com as opções de acessórios, como

    bolsas

    ,

    sapatos

    e

    cintos

    , que também podem ser uma maneira mais sutil de incorporar o brilho ao look de inverno.

rich-text-image

Sapato scarpin feminino para festa salto alto grosso

Aposte nas Cores!

Nesta temporada, algumas cores serão as estrelas. São tons que entregam autenticidade às coleções de inverno, como o verde oliva, marrom, vinho e marsala, azul-escuro, rosa barbiecore e o Viva Magenta, como indicam especialistas do Kitbox e Terra. Veja: 

Viva Magenta

Segundo a Pantone, marca que dita tendências de moda, a cor deste ano é o Viva Magenta, um tom de rosa avermelhado. Essa é uma opção viva e vibrante para criar looks no inverno, além de ser ideal para transmitir independência e atitude, como indicam especialistas em moda da Revista Cláudia. 

  •  É uma cor versátil que pode ser usada no dia a dia do trabalho e estudo para compor um visual mais clássico, ou até mesmo para o happy hour.

  •  Fácil de ser combinada, esta cor harmoniza facilmente com outros tons. 

  • Pode ser usada de maneira monocromática, ou seja, em todo o look, ou ainda, estar presente em algum detalhe do look, como uma peça ou acessório, a exemplo de bolsas e brincos.

Verde

Os tons de verde sempre são um sucesso, seja qual for a estação e no inverno não é diferente. Desta vez, para arrasar, aposte no verde-oliva. Essa cor é diretamente ligada à natureza e por isso é ideal para criar looks que oferecem a sensação de aconchego. 

  • Peças nesse tom podem ser utilizadas para criar um visual elegante e discreto, composto por casacos ou

    sobretudos

  • Vale usar a cor em vestidos, calças e blusas de manga comprida. 

  •  Em relação aos acessórios, aposte em tons que complementem o verde-oliva, como dourado, branco ou marrom.

Marrom

O marrom é uma cor que também faz sucesso nesta estação, aparecendo em tonalidades mais fortes e claras e ainda, misturada aos tons terrosos.

  • Pode ser usada nos acessórios ou vestuário.

  • Por isso, estão disponíveis em opções como blazers, sobretudos,

    blusas de gola alta

    , blusas do tipo

    segunda pele

    ou até mesmo em botas. 

Vinho e Marsala

Ambos os tons fazem parte da cartela de vermelhos profundos que são a cara da estação, por isso, estão disponíveis em várias peças para você criar looks de acordo com suas preferências individuais.

  • Entre as peças que se destacam, estão as calças de alfaiatarias e

    pantalonas

    nos tons vinho e marsala, além dos casacos em diferentes modelos.

  • Também é possível encontrar

    vestidos na cor marsala

    , por exemplo, de manga longa ou para usar por baixo da jaqueta.

Azul-Escuro

O azul-escuro se tornou o “novo preto” da estação, por ser uma opção que facilita a criação de looks despojados ou sofisticados.

  • A cor é um hit em diversas peças, como casacos, bolsas e até saias. 

  • O tom aparece em várias intensidades de

    peças jeans

    .

Rosa

O rosa se tornou um fenômeno nos desfiles de moda e pelo street style, principalmente com a estreia do filme da Barbie. 

  • É o chamado estilo

    barbiecore

    que aparece em diferentes tons de rosa, modelos e cortes, como jaquetas, croppeds de manga longa, calças e acessórios, a exemplo de bolsas, brincos e sapatos.

  •  Vale ressaltar que é um estilo voltado para todas as idades.

Agora que você já sabe quais as tendências para o inverno de 2023, ficou mais fácil criar looks incríveis para entrar de vez na moda. Aposte nestes tons e peças para ficar elegantes e em sintonia com tudo o que acontece nas passarelas, sem medo de errar.