As cinco melhores opções de ares-condicionados dual inverter para investir

Se você não vive sem ar-condicionado, mas chega a suar frio só de pensar na conta de luz no final mês, talvez seja uma boa ideia trocar o seu convencional aparelho por um com tecnologia dual inverter, que reduz em até a 70% o consumo de energia e de quebra controla a temperatura do ambiente de maneira eficiente.

rich-text-image

uma jovem mulheres ligando o ar acondicionado sentado no sofá em casa

Desenvolvida com exclusividade pela LG, a tecnologia

dual inverter

representa a nova geração de ares-condicionados, que são mais potentes e contam com diversos recursos inovadores para facilitar a vida do consumidor. E se você ainda não está por dentro dessas novidades, confira a lista que criamos com as melhores opções de aparelhos LG Dual Inverter disponíveis no mercado. 

Os melhores ares-condicionados com tecnologia dual inverter da LG

Desde que chegou ao mercado brasileiro em 2018, a tecnologia dual inverter vem chamando a atenção do público por causa do alto desempenho da refrigeração e por reduzir de maneira significativa o consumo de energia. Atualmente, as principais linhas de ar-condicionado da LG são dual inverter. Entre os modelos que mais se destacam estão: 

Ar-Condicionado LG Dual Inverter Voice Frio

O modelo Split LG Dual Inverter Voice Frio consegue um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência energética, sendo ainda, segundo a fabricante, mais silencioso que uma biblioteca. Graças à tecnologia dual inverter, é capaz de atingir a temperatura desejada com rapidez, mantendo o conforto por mais tempo.

Integrado com o Google Assistente e a Alexa, é possível ajustar a temperatura, ligar ou desligar o aparelho e acessar outras funções usando o comando de voz e o aplicativo LG ThinQ. Além disso, o modelo possui um filtro de ar avançado que captura partículas de poeira. 

Ficha técnica: 

  • Energia de resfriamento (BTUs): 9.000, 12.000, 15.000, 18.000 e 24.000

  • Modos: refrigeração, desumidificação, ventilação e automático.

  • Recursos adicionais: comando de voz, comfort sleep, função auto limpeza, timer e função jet dry (desumidificador).

Ar- condicionado LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano Quente/Frio

O ar-condicionado LG Dual Inverter Artcool Quente e Frio é uma escolha excepcional para aqueles que buscam versatilidade e conforto em todas as estações do ano. Com uma capacidade de resfriamento e aquecimento notável, este aparelho se destaca pela eficiência energética e pelo desempenho robusto. 

rich-text-image

Ar-condicionado LG dual inverter

Outro destaque do modelo é a função UV Nano. Esta tecnologia, que utiliza lâmpadas ultravioletas para esterilização, consegue eliminar até 99,9% de vírus e bactérias no interior do aparelho, garantindo um ar mais limpo e saudável. Além disso, o equipamento tem um funcionamento silencioso e inclui recursos como o controle de voz, quando conectado a dispositivos como o Google Assistente e a Alexa.

Ficha técnica: 

  • Energia de resfriamento (BTUs):  9.000, 12.000, 15.000, 18.000 e 24.000

  • Modos: refrigeração, aquecimento, desumidificação, ventilação e transição automática.

  • Recursos adicionais: filtro antialérgico, função auto limpeza, comfort sleep e comando de voz. 

Ar-condicionado LG Dual Inverter Compact Frio

O ar-condicionado LG Dual Inverter Compact Frio faz parte de uma linha mais acessível de aparelhos da marca. Tem capacidade para reduzir em até 60% o consumo de energia e o processo de refrigeração é 30% mais rápido quando comparado com um modelo convencional sem tecnologia inverter. 

O ar-condicionado opera de forma extremamente silenciosa, segundo a fabricante. Além disso, vem equipado com várias funcionalidades inteligentes, como a função de auto limpeza, que ajuda a manter a qualidade do ar ao prevenir a formação de bactérias e mofo no interior do aparelho.

Ficha técnica: 

  • Energia de resfriamento (BTUs):  9.000, 11.000 e 18.000

  • Modos: refrigeração, desumidificação, ventilação e automático.

  • Recursos adicionais: filtro antialérgico, função auto limpeza, comfort sleep e função jet dry (desumidificador).

Ar-condicionado Portátil LG Dual Inverter Voice Frio

O ar-condicionado Portátil

LG Dual Inverter Voice

Frio garante o mesmo desempenho de resfriamento dos outros modelos da marca. Com capacidade de 14.000 BTUs, o modelo é indicado para ambientes de até 20 metros quadrados, como dormitórios, salas de estar e escritórios. 

Compatível com o Google Assistente e Alexa, é possível controlar o aparelho por comandos de voz e também pelo aplicativo LG ThinQ. Com design compacto e de fácil instalação, o ar-condicionado da LG é o único modelo portátil no mercado a contar com a tecnologia dual inverter, o que garante economia no consumo de energia e refrigeração mais rápida. 

Ficha técnica: 

  • Energia de resfriamento (BTUs):  14.000

  • Modos: refrigeração, desumidificação e ventilação.

  • Recursos adicionais: filtro antialérgico, função auto limpeza, comfort sleep e comando de voz. 

Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice Quente/Frio

Para quem precisa de ar-condicionado potente que consiga resfriar ou aquecer ambientes grandes, ou que são frequentados por muitas pessoas ao mesmo tempo, os modelos LG Dual Inverter Voice Quente/Frio são os mais indicados. É possível encontrar aparelhos com capacidade de 24.000 BTUs e  30.000 BTUs, ideias para espaços de até 40 metros quadrados. 

rich-text-image

LG Dual Inverter

Além disso, o LG Dual Inverter Voice Quente/Frio tem os mesmos recursos inovadores  de outros modelos da marca, entre eles o controle por comando de voz e aplicativo LG ThinQ, filtros de ar avançados e a função comfort sleep.  

Ficha técnica: 

  • Energia de resfriamento (BTUs):  9.000, 12.000, 18.000, 24.000, 30.000

  • Modos: refrigeração, aquecimento, desumidificação, ventilação e transição automática

  • Recursos adicionais: filtro antialérgico, função auto limpeza, comfort sleep e comando de voz. 

Tecnologia inverter garante mais economia

Não tem como falar dos modelos dual inverter sem explicar a tecnologia que deu origem a ela: a inverter. Em aparelhos de ar-condicionado convencionais, o compressor atua em um ritmo binário: ligando e desligando repetidamente para manter a temperatura ajustada. Esse processo, além de provocar oscilações de temperatura, consome uma grande quantidade de energia.

A tecnologia inverter, por outro lado, "inverte" o modo de operação do compressor. Em vez de ligar e desligar, o compressor opera continuamente, variando sua velocidade para ajustar sua produção de resfriamento ou aquecimento de acordo com a demanda do ambiente. 

Sem o ciclo liga-desliga, o ar-condicionado é mais eficiente em termos de energia, pois evita picos de consumo ao manter a temperatura estável.

Atualmente, todas as grandes marcas do mercado de refrigeração fazem uso do sistema inverter. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a presença do inverter é item obrigatório para a obtenção do selo A, que é destinado somente aos modelos mais econômicos para o consumidor. 

Qual a melhor marca de ar-condicionado dual inverter?

Única fabricante com exclusividade na tecnologia dual inverter, a LG é a marca de referência neste segmento. Então, se for optar por um aparelho com esta inovação, verifique os recursos adicionais de cada aparelho. A empresa tem uma variedade de modelos para residências, comércio e ambientes corporativos. 

rich-text-image

O que é melhor: inverter ou dual inverter?

A ideia básica por trás da tecnologia inverter é permitir que o compressor do aparelho ajuste sua velocidade de acordo com a demanda, em vez de simplesmente ligar e desligar. Isso resulta em uma operação mais eficiente e um controle de temperatura mais preciso.

A LG levou essa ideia um passo adiante com a tecnologia dual inverter. Em vez de um único rotor no compressor, os aparelhos de ar-condicionado dual inverter possuem dois rotores. Isso permite uma operação mais equilibrada, resultando em menos vibrações e ruído, além de melhor eficiência energética.

Como escolher um aparelho dual inverter?

Para escolher um ar-condicionado com tecnologia dual inverter, é preciso considerar uma série de fatores, entre elas:

  • Tamanho do ambiente

A quantidade de BTUs necessária para resfriar um ambiente depende do tamanho do local. Um quarto pequeno pode precisar apenas de 7.000 a 8.000 BTUs, enquanto uma sala grande  pode precisar de 14.000 BTUs ou até mais.

  • Eficiência energética

Preste atenção na classificação de eficiência energética do ar-condicionado. Os modelos LG dual inverter já são eficientes por padrão, mas alguns modelos podem ser mais eficientes que outros.

  • Recursos adicionais

Alguns modelos têm recursos extras, como Wi-Fi para controle remoto via celular, comando de voz ou filtros de ar avançados para melhorar a qualidade do ar. Avalie quais são as suas necessidades e quais comodidades você não quer abrir mão.  

  • Nível de ruído 

Embora os aparelhos com tecnologia dual inverter sejam geralmente silenciosos, pode haver variações entre os modelos. Se o silêncio for uma prioridade para você, certifique-se de verificar o nível de ruído do aparelho.

  • Orçamento

Por último, o preço do aparelho é um fator decisivo. Um aparelho mais caro pode acabar sendo mais econômico a longo prazo por causa da eficiência energética. No entanto, é possível encontrar modelos mais acessíveis com a maioria dos recursos inovadores da marca.  

Antes de tomar qualquer decisão, vale a pena conferir as opiniões dos usuários e os comentários sobre o produto que você está pensando em comprar. Eles podem fornecer informações úteis sobre o desempenho do aparelho no dia a dia, além do que está listado nas especificações.

E caso ainda se sinta em dúvida, consulte um especialista em climatização. O profissional vai ajudar a encontrar o melhor modelo de ar-condicionado dual inverter de acordo com o ambiente e as suas necessidades. 

Conclusão

Agora você já sabe que a tecnologia dual inverter pode transformar a maneira como você vive a climatização, oferecendo resfriamento rápido, silencioso e eficiente. Se você está pronto para levar o conforto e a economia do seu lar ou escritório para um novo patamar, então é hora de agir.

Escolha aqui em um ar-condicionado dual inverter e experimente a diferença que a tecnologia certa pode fazer. Você vai aproveitar não apenas de um ambiente mais confortável, mas também vai ter a tranquilidade de saber que está economizando energia e contribuindo para um futuro mais sustentável.